Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2744 |
Resumo: | Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos afirmar que o professor atribuiu uma importância significativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente online estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação. |
id |
RCAP_a758b84ee3623b936c5ea24a382a1eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2744 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e práticaSala de aula virtualFóruns de discussãoPedagogia no ensino superiorEste artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos afirmar que o professor atribuiu uma importância significativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente online estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação.Centro de Inovação e Estudo de Pedagogia no Ensino Superior- Instituto Politécnico de CoimbraRepositório AbertoRodrigues, Ana PaulaMonteiro, AngélicaMoreira, J. António2014-01-06T15:41:45Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2744porRodrigues, Ana Paula; Monteiro, Angélica; Moreira, J. António - Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior" [Em linha]. ISSN 1647-032X. Nº 26 (jul 2013), p. 3-241647-032Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:46Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:10.351873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática |
title |
Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática |
spellingShingle |
Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática Rodrigues, Ana Paula Sala de aula virtual Fóruns de discussão Pedagogia no ensino superior |
title_short |
Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática |
title_full |
Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática |
title_fullStr |
Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática |
title_full_unstemmed |
Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática |
title_sort |
Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática |
author |
Rodrigues, Ana Paula |
author_facet |
Rodrigues, Ana Paula Monteiro, Angélica Moreira, J. António |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Angélica Moreira, J. António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Paula Monteiro, Angélica Moreira, J. António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula virtual Fóruns de discussão Pedagogia no ensino superior |
topic |
Sala de aula virtual Fóruns de discussão Pedagogia no ensino superior |
description |
Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos afirmar que o professor atribuiu uma importância significativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente online estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07 2013-07-01T00:00:00Z 2014-01-06T15:41:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2744 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Paula; Monteiro, Angélica; Moreira, J. António - Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior" [Em linha]. ISSN 1647-032X. Nº 26 (jul 2013), p. 3-24 1647-032X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Inovação e Estudo de Pedagogia no Ensino Superior- Instituto Politécnico de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Inovação e Estudo de Pedagogia no Ensino Superior- Instituto Politécnico de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135010901458944 |