Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Paula
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Monteiro, Angélica, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2744
Resumo: Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos afirmar que o professor atribuiu uma importância significativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente online estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação.
id RCAP_a758b84ee3623b936c5ea24a382a1eaf
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e práticaSala de aula virtualFóruns de discussãoPedagogia no ensino superiorEste artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos afirmar que o professor atribuiu uma importância significativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente online estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação.Centro de Inovação e Estudo de Pedagogia no Ensino Superior- Instituto Politécnico de CoimbraRepositório AbertoRodrigues, Ana PaulaMonteiro, AngélicaMoreira, J. António2014-01-06T15:41:45Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2744porRodrigues, Ana Paula; Monteiro, Angélica; Moreira, J. António - Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior" [Em linha]. ISSN 1647-032X. Nº 26 (jul 2013), p. 3-241647-032Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:46Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:10.351873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática
title Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática
spellingShingle Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática
Rodrigues, Ana Paula
Sala de aula virtual
Fóruns de discussão
Pedagogia no ensino superior
title_short Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática
title_full Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática
title_fullStr Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática
title_full_unstemmed Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática
title_sort Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática
author Rodrigues, Ana Paula
author_facet Rodrigues, Ana Paula
Monteiro, Angélica
Moreira, J. António
author_role author
author2 Monteiro, Angélica
Moreira, J. António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Paula
Monteiro, Angélica
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula virtual
Fóruns de discussão
Pedagogia no ensino superior
topic Sala de aula virtual
Fóruns de discussão
Pedagogia no ensino superior
description Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos afirmar que o professor atribuiu uma importância significativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente online estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07
2013-07-01T00:00:00Z
2014-01-06T15:41:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2744
url http://hdl.handle.net/10400.2/2744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana Paula; Monteiro, Angélica; Moreira, J. António - Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior" [Em linha]. ISSN 1647-032X. Nº 26 (jul 2013), p. 3-24
1647-032X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação e Estudo de Pedagogia no Ensino Superior- Instituto Politécnico de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação e Estudo de Pedagogia no Ensino Superior- Instituto Politécnico de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135010901458944