Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28508 https://doi.org/Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2020). Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa. em Educação, 22(2), 5-23. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173 |
Resumo: | O artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre o contributo da dimensão investigativa da prática docente na construção do conhecimento profissional dos professores, na formação inicial de professores de educação infantil e de ensino fundamental. A RSL incorporou um levantamento bibliográfico do período de 2001-2019, segundo alguns critérios de inclusão. Analisamos estudos que assumem o professor no papel de investigador, trabalhos que realçam as influências da investigação na construção do conhecimento profissional e pesquisas que tomam a investigação como centralidade na resolução de problemas. Destacamos os estudos que incidem na formação inicial de professores em Portugal, visto que esta se encontra ao nível de mestrado e exige a produção de um relatório com uma componente investigativa, discutido em provas públicas. Os resultados desta análise apresentam diferentes formas de conceber o papel da investigação. Apontam desafios relativamente à exequibilidade da dimensão investigativa, nomeadamente o factor do tempo e as múltiplas tarefas associadas à profissão docente, levantando questões sobre o seu contributo para a formação de profissionais capazes de investigar as suas próprias práticas, produzir conhecimento e responder aos desafios da escola. |
id |
RCAP_a76a9e54316a2f53770b34cb32de60f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literaturaDimensão investigativa na docênciaFormação inicial de professoresRevisão sistemática de literaturaO artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre o contributo da dimensão investigativa da prática docente na construção do conhecimento profissional dos professores, na formação inicial de professores de educação infantil e de ensino fundamental. A RSL incorporou um levantamento bibliográfico do período de 2001-2019, segundo alguns critérios de inclusão. Analisamos estudos que assumem o professor no papel de investigador, trabalhos que realçam as influências da investigação na construção do conhecimento profissional e pesquisas que tomam a investigação como centralidade na resolução de problemas. Destacamos os estudos que incidem na formação inicial de professores em Portugal, visto que esta se encontra ao nível de mestrado e exige a produção de um relatório com uma componente investigativa, discutido em provas públicas. Os resultados desta análise apresentam diferentes formas de conceber o papel da investigação. Apontam desafios relativamente à exequibilidade da dimensão investigativa, nomeadamente o factor do tempo e as múltiplas tarefas associadas à profissão docente, levantando questões sobre o seu contributo para a formação de profissionais capazes de investigar as suas próprias práticas, produzir conhecimento e responder aos desafios da escola.2020-12-03T15:48:19Z2020-12-032020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28508https://doi.org/Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2020). Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa. em Educação, 22(2), 5-23. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173http://hdl.handle.net/10174/28508https://doi.org/http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173porana.rosario.carvalho@gmail.commafm@uevora.ptmclc@uevora.pt229Arcadinho, AnaFolque, Maria AssunçãoLeal-da-Costa, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:14.468370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura |
title |
Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura |
spellingShingle |
Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura Arcadinho, Ana Dimensão investigativa na docência Formação inicial de professores Revisão sistemática de literatura |
title_short |
Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura |
title_full |
Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura |
title_sort |
Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura |
author |
Arcadinho, Ana |
author_facet |
Arcadinho, Ana Folque, Maria Assunção Leal-da-Costa, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Folque, Maria Assunção Leal-da-Costa, Conceição |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arcadinho, Ana Folque, Maria Assunção Leal-da-Costa, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dimensão investigativa na docência Formação inicial de professores Revisão sistemática de literatura |
topic |
Dimensão investigativa na docência Formação inicial de professores Revisão sistemática de literatura |
description |
O artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre o contributo da dimensão investigativa da prática docente na construção do conhecimento profissional dos professores, na formação inicial de professores de educação infantil e de ensino fundamental. A RSL incorporou um levantamento bibliográfico do período de 2001-2019, segundo alguns critérios de inclusão. Analisamos estudos que assumem o professor no papel de investigador, trabalhos que realçam as influências da investigação na construção do conhecimento profissional e pesquisas que tomam a investigação como centralidade na resolução de problemas. Destacamos os estudos que incidem na formação inicial de professores em Portugal, visto que esta se encontra ao nível de mestrado e exige a produção de um relatório com uma componente investigativa, discutido em provas públicas. Os resultados desta análise apresentam diferentes formas de conceber o papel da investigação. Apontam desafios relativamente à exequibilidade da dimensão investigativa, nomeadamente o factor do tempo e as múltiplas tarefas associadas à profissão docente, levantando questões sobre o seu contributo para a formação de profissionais capazes de investigar as suas próprias práticas, produzir conhecimento e responder aos desafios da escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03T15:48:19Z 2020-12-03 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28508 https://doi.org/Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2020). Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa. em Educação, 22(2), 5-23. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173 http://hdl.handle.net/10174/28508 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28508 https://doi.org/Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2020). Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa. em Educação, 22(2), 5-23. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ana.rosario.carvalho@gmail.com mafm@uevora.pt mclc@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136664297144320 |