Caraterização das propriedades mecânicas de um adesivo estrutural modificado com pó de cortiça expandida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18178 |
Resumo: | As juntas adesivas são uma tecnologia que tem vindo a ganhar o seu espaço na área das ligações de materiais, oferecendo múltiplas vantagens em relação às técnicas mais tradicionais. As indústrias de topo, como a automóvel e a aeronáutica, utilizam as ligações adesivas para reduzir tensões localizadas, reduzir o peso estrutural dos equipamentos, conseguir unir diferentes tipos de materiais e, não menos importante, pela questão estética. No entanto, a utilização de um adesivo como solução industrial requer um suporte técnico capaz de sustentar a escolha do mesmo. Para o efeito, é necessário uma caraterização total das caraterísticas mecânicas do adesivo, para saber a que esforço pode ser submetido sem que comprometa a integridade da ligação. Este trabalho visa estudar um adesivo estrutural modificado com pó de cortiça expandida com diferentes concentrações, fazendo a sua caraterização completa. São 4 os ensaios a realizar: ensaios à tração de provetes em bruto, ensaios ao corte com a geometria Thick Adherend Shear Test (TAST), ensaios Double‐Cantilever Beam (DCB) e ensaios End‐Notched Flexure (ENF). Com a realização dos ensaios referidos, serão determinadas as propriedades mecânicas e de fratura à tração e ao corte, e serão fornecidos os parâmetros para a previsão da resistência de juntas adesivas com esta mistura por uma variedade de métodos, desde métodos analíticos mais expeditos até aos métodos numéricos mais avançados existentes atualmente. Os resultados obtidos para cada ensaio resultaram em propriedades medidas com elevada repetibilidade, da mesma maneira que se revelaram de acordo com os dados disponibilizados pelo fabricante, sempre que estes estavam disponíveis. O estudo revelou ainda que a razão mássica de mistura ideal é próxima dos 0,25% de modo a incrementar resistência à propagação da fratura ao corte. |
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Caraterização das propriedades mecânicas de um adesivo estrutural modificado com pó de cortiça expandidaAdesivo estruturalJunta adesivaTenacidade à fraturaDuctilidadeBulkThick Adherend Shear TestDouble‐Cantilever BeamEnd‐Notched FlexureCortiçaStructural adhesiveAdhesive jointFracture toughnessDuctilityCorkAs juntas adesivas são uma tecnologia que tem vindo a ganhar o seu espaço na área das ligações de materiais, oferecendo múltiplas vantagens em relação às técnicas mais tradicionais. As indústrias de topo, como a automóvel e a aeronáutica, utilizam as ligações adesivas para reduzir tensões localizadas, reduzir o peso estrutural dos equipamentos, conseguir unir diferentes tipos de materiais e, não menos importante, pela questão estética. No entanto, a utilização de um adesivo como solução industrial requer um suporte técnico capaz de sustentar a escolha do mesmo. Para o efeito, é necessário uma caraterização total das caraterísticas mecânicas do adesivo, para saber a que esforço pode ser submetido sem que comprometa a integridade da ligação. Este trabalho visa estudar um adesivo estrutural modificado com pó de cortiça expandida com diferentes concentrações, fazendo a sua caraterização completa. São 4 os ensaios a realizar: ensaios à tração de provetes em bruto, ensaios ao corte com a geometria Thick Adherend Shear Test (TAST), ensaios Double‐Cantilever Beam (DCB) e ensaios End‐Notched Flexure (ENF). Com a realização dos ensaios referidos, serão determinadas as propriedades mecânicas e de fratura à tração e ao corte, e serão fornecidos os parâmetros para a previsão da resistência de juntas adesivas com esta mistura por uma variedade de métodos, desde métodos analíticos mais expeditos até aos métodos numéricos mais avançados existentes atualmente. Os resultados obtidos para cada ensaio resultaram em propriedades medidas com elevada repetibilidade, da mesma maneira que se revelaram de acordo com os dados disponibilizados pelo fabricante, sempre que estes estavam disponíveis. O estudo revelou ainda que a razão mássica de mistura ideal é próxima dos 0,25% de modo a incrementar resistência à propagação da fratura ao corte.Adhesive bonding is a technology that has been gaining space in the material connections area, offering multiple advantages over more traditional techniques. Top industries, such as automotive and aeronautics, use adhesive bonding to reduce stresses concentrations, reduce the structural weight of the equipment, manage to connect different types of materials and, not least, for aesthetic reasons. However, the use of an adhesive as an industrial solution requires technical support capable of sustaining its choice. For this purpose, it’s necessary to have a complete characterization of the mechanical characteristics of the adhesive, in order to know what stresses can be sustained without compromising the integrity of the bond. This work aims to study a structural adhesive modified with expanded cork powder, with different concentrations, enabling its complete characterization. With this purpose, 4 tests should be performed: tensile testing to bulk specimens, shear testing with Thick Adherend Shear Test (TAST), and Double‐Cantilever Beam (DCB) and End‐Notched Flexure (ENF) tests. These tests will enable the estimation of the mechanical and fracture properties of the adhesive in tension and shear. The parameters to predict the strength of adhesive joints with this mix by various methods will be provided, ranging from the easy to apply analytical methods to the most advanced numerical methods available nowadays. The results obtained for each test resulted in measured properties with high repeatability, in the same way as described with the available information given by the manufacturer, when it was made available. The study revealed that ideal mixing mass ratio is close to 0,25% in order to increase resistance to the fracture propagation.Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Pedro Jorge de Jesus2021-07-26T14:28:38Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:48:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:47.170454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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