Os jogos digitais na saúde alimentar e física das crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23377 |
Resumo: | Salientando a necessidade de mudar o cenário da epidemia da obesidade vivida atualmente, no que respeita essencialmente às crianças, urge desenvolver estratégias que contribuam para o abrandamento dessa realidade. Esta dissertação surgiu assim com o objetivo de compreender as rotinas e influências alimentares e físicas das crianças entre os 6 e os 10 anos e de que forma os jogos auxiliam a mudança de comportamentos nesse sentido, para assim desenvolver um protótipo de um jogo que permite promover a adoção de estilos de vida saudáveis. Desta forma, utilizando uma metodologia baseada na proposta por Van den Akker (1999), Design e Investigação de Desenvolvimento, este projeto inicia-se com a análise do objeto em estudo (alimentação saudável nas crianças por via de jogos digitais) e respetiva construção teórica, seguindo-se com a prototipagem de um jogo digital que pretende ajudar a promover a mudança de comportamentos alimentares e físicos, finalizando com a avaliação e proposta de melhoramento desse protótipo. Os resultados obtidos nas diferentes sessões realizadas com os públicos-alvo nesta investigação exploratória (focus group e entrevistas), surgiram como produtos que produziram novos resultados, promovendo assim um processo sequencial e iterativo de desenvolvimento do protótipo. O desenvolvimento deste projeto tem por ambição potenciar a consciência da importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção e retificação de problemas inerentes ao desequilíbrio nutricional. Como tal espera-se que o protótipo desenvolvido neste projeto impulsione a adoção de estilos de vida saudáveis em crianças, de forma divertida e envolvente. |
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Os jogos digitais na saúde alimentar e física das criançasComunicação multimédiaJogos de computador - Alimentação saudávelCrianças em idade escolar - Alimentação saudávelSalientando a necessidade de mudar o cenário da epidemia da obesidade vivida atualmente, no que respeita essencialmente às crianças, urge desenvolver estratégias que contribuam para o abrandamento dessa realidade. Esta dissertação surgiu assim com o objetivo de compreender as rotinas e influências alimentares e físicas das crianças entre os 6 e os 10 anos e de que forma os jogos auxiliam a mudança de comportamentos nesse sentido, para assim desenvolver um protótipo de um jogo que permite promover a adoção de estilos de vida saudáveis. Desta forma, utilizando uma metodologia baseada na proposta por Van den Akker (1999), Design e Investigação de Desenvolvimento, este projeto inicia-se com a análise do objeto em estudo (alimentação saudável nas crianças por via de jogos digitais) e respetiva construção teórica, seguindo-se com a prototipagem de um jogo digital que pretende ajudar a promover a mudança de comportamentos alimentares e físicos, finalizando com a avaliação e proposta de melhoramento desse protótipo. Os resultados obtidos nas diferentes sessões realizadas com os públicos-alvo nesta investigação exploratória (focus group e entrevistas), surgiram como produtos que produziram novos resultados, promovendo assim um processo sequencial e iterativo de desenvolvimento do protótipo. O desenvolvimento deste projeto tem por ambição potenciar a consciência da importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção e retificação de problemas inerentes ao desequilíbrio nutricional. Como tal espera-se que o protótipo desenvolvido neste projeto impulsione a adoção de estilos de vida saudáveis em crianças, de forma divertida e envolvente.Emphasizing the need to change the scenario of the obesity epidemic currently experienced, especially in relation to children, it is urgent to develop strategies that contribute to the reduction of this reality. This dissertation emerged in order to understand the routines, dietary and physical influences of children between the ages of 6 and 10 and how the games help to change behaviors in order to develop a prototype of a game that allows to promote the adoption of healthy lifestyles. Using a methodology based on the proposal by Van den Akker (1999), Design and Development Research, this project begins with the analysis of the object under study (healthy eating in children through digital games) and its theoretical construction, with the prototyping of a videogame that promotes the change of eating and physical behaviors, and then the evaluation and respective improvement of this prototype. The results obtained in the different sessions conducted with the target groups in this exploratory research (focus group and interviews), emerged as products that produced new results, thus promoting a sequential and iterative process of prototype development. The development of this project aims to raise awareness of the importance of adopting healthy habits for the prevention and rectification of problems inherent to nutritional imbalance. As such, it is expected that the prototype developed in this project will boost the adoption of healthy lifestyles in children, in a fun and engaging way.Universidade de Aveiro2018-06-05T11:20:35Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23377TID:201945967porHenriques, Tânia Cristina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:31Zoai:ria.ua.pt:10773/23377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:09.605205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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