Os jogos digitais na saúde alimentar e física das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Tânia Cristina da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23377
Resumo: Salientando a necessidade de mudar o cenário da epidemia da obesidade vivida atualmente, no que respeita essencialmente às crianças, urge desenvolver estratégias que contribuam para o abrandamento dessa realidade. Esta dissertação surgiu assim com o objetivo de compreender as rotinas e influências alimentares e físicas das crianças entre os 6 e os 10 anos e de que forma os jogos auxiliam a mudança de comportamentos nesse sentido, para assim desenvolver um protótipo de um jogo que permite promover a adoção de estilos de vida saudáveis. Desta forma, utilizando uma metodologia baseada na proposta por Van den Akker (1999), Design e Investigação de Desenvolvimento, este projeto inicia-se com a análise do objeto em estudo (alimentação saudável nas crianças por via de jogos digitais) e respetiva construção teórica, seguindo-se com a prototipagem de um jogo digital que pretende ajudar a promover a mudança de comportamentos alimentares e físicos, finalizando com a avaliação e proposta de melhoramento desse protótipo. Os resultados obtidos nas diferentes sessões realizadas com os públicos-alvo nesta investigação exploratória (focus group e entrevistas), surgiram como produtos que produziram novos resultados, promovendo assim um processo sequencial e iterativo de desenvolvimento do protótipo. O desenvolvimento deste projeto tem por ambição potenciar a consciência da importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção e retificação de problemas inerentes ao desequilíbrio nutricional. Como tal espera-se que o protótipo desenvolvido neste projeto impulsione a adoção de estilos de vida saudáveis em crianças, de forma divertida e envolvente.
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