Cuidar em enfermagem pediátrica :
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/52513 |
Resumo: | O presente relatório de estágio representa as aprendizagens desenvolvidas ao longo do percurso formativo no 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, em particular ao longo dos contextos de estágio. Ao longo da vida, a criança e a família experienciam processos de saúde-doença aos quais estão associados períodos de emocionalidade intensa, que podem ser perturbadores e geradores de sofrimento. Em resposta, o enfermeiro intervém através de uma gestão intencional das emoções, ou seja, do trabalho emocional, objeto de estudo deste relatório. Porém, a dimensão emocional do cuidar é menos visível ou desvalorizada, embora constitua uma parte essencial da prestação de cuidados de enfermagem holísticos e humanizados, que consideram as emoções da pessoa, das quais esta não pode ser separada. Assim, existe a necessidade de dar enfâse a esta dimensão, almejando prestar cuidados que consideram a experiência emocional da criança e da família nos processos de saúde-doença. O trabalho desenvolvido encontra-se sustentado pelo pensamento de Jean Watson, bem como por filosofias de cuidar em enfermagem pediátrica, tais como os Cuidados Centrados na Família e os Cuidados Não Traumáticos. Foi adotada uma metodologia sustentada na aprendizagem experiencial e na prática reflexiva, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de mestre e de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica, assim como aprofundar o tema do trabalho emocional dos enfermeiros em saúde infantil e pediátrica. Neste percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, foi possível conceder visibilidade à dimensão emocional do cuidar em enfermagem, constatando-se, nos diversos contextos de cuidados à criança e família, a relevância do problema identificado e do trabalho emocional do enfermeiro, desenvolvido através de intervenções sistematizadas no Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica, cuja aplicabilidade se verificou nos diferentes contextos de estágio. |
id |
RCAP_a77ae97ecfa4186c2554abab5979c08f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/52513 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cuidar em enfermagem pediátrica :trabalho emocional com crianças e famílias nos processos de saúde-doençaEnfermagem pediátricaEmoçõesEnfermagem holísticaCriançaFamíliaO presente relatório de estágio representa as aprendizagens desenvolvidas ao longo do percurso formativo no 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, em particular ao longo dos contextos de estágio. Ao longo da vida, a criança e a família experienciam processos de saúde-doença aos quais estão associados períodos de emocionalidade intensa, que podem ser perturbadores e geradores de sofrimento. Em resposta, o enfermeiro intervém através de uma gestão intencional das emoções, ou seja, do trabalho emocional, objeto de estudo deste relatório. Porém, a dimensão emocional do cuidar é menos visível ou desvalorizada, embora constitua uma parte essencial da prestação de cuidados de enfermagem holísticos e humanizados, que consideram as emoções da pessoa, das quais esta não pode ser separada. Assim, existe a necessidade de dar enfâse a esta dimensão, almejando prestar cuidados que consideram a experiência emocional da criança e da família nos processos de saúde-doença. O trabalho desenvolvido encontra-se sustentado pelo pensamento de Jean Watson, bem como por filosofias de cuidar em enfermagem pediátrica, tais como os Cuidados Centrados na Família e os Cuidados Não Traumáticos. Foi adotada uma metodologia sustentada na aprendizagem experiencial e na prática reflexiva, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de mestre e de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica, assim como aprofundar o tema do trabalho emocional dos enfermeiros em saúde infantil e pediátrica. Neste percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, foi possível conceder visibilidade à dimensão emocional do cuidar em enfermagem, constatando-se, nos diversos contextos de cuidados à criança e família, a relevância do problema identificado e do trabalho emocional do enfermeiro, desenvolvido através de intervenções sistematizadas no Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica, cuja aplicabilidade se verificou nos diferentes contextos de estágio.This internship report represents the learning developed throughout the course of the 1st Master's Course in Child Health and Paediatric Nursing, particularly throughout the clinical internship contexts. Throughout life, children and families experience health-disease processes associated with periods of intense emotionality, which can be disturbing and cause suffering. In response, the nurse intervenes through an intentional management of emotions, that is, through emotional labour, the object of study of this work. However, the emotional dimension of care is less visible or undervalued, although it constitutes an essential part of the provision of holistic and humanized nursing care, which considers the person's emotions, from which they cannot be separated. Therefore, there is a need to emphasize this dimension, aiming to provide care that considers the emotional experience of the child and family in the health-disease processes. The work developed is supported by the thinking of Jean Watson, as well as by philosophies of care in paediatric nursing, such as Family-Centered Care and Atraumatic Care. A methodology based on experiential learning and reflective practice was adopted, with the aim of developing master's and specialist nurse’s skills in child health and paediatric nursing, as well as of delving deeper into the topic of nurses' emotional labour in child and paediatric health. In this path of personal and professional development, it was possible to give visibility to the emotional dimension of nursing care, noticing, in the different contexts of child and family care, the relevance of the identified problem and the nurses’ emotional labour, developed through interventions systematized in the Emotional Labour Model in Pediatric Nursing, whose applicability was verified in the different internship contexts.Diogo, Paula Manuela JorgeRepositório ComumBarros, Rita Vieira de2024-10-14T13:22:20Z2024-07-192024-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/52513TID:203705017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-24T08:32:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/52513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-24T08:32:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidar em enfermagem pediátrica : trabalho emocional com crianças e famílias nos processos de saúde-doença |
title |
Cuidar em enfermagem pediátrica : |
spellingShingle |
Cuidar em enfermagem pediátrica : Barros, Rita Vieira de Enfermagem pediátrica Emoções Enfermagem holística Criança Família |
title_short |
Cuidar em enfermagem pediátrica : |
title_full |
Cuidar em enfermagem pediátrica : |
title_fullStr |
Cuidar em enfermagem pediátrica : |
title_full_unstemmed |
Cuidar em enfermagem pediátrica : |
title_sort |
Cuidar em enfermagem pediátrica : |
author |
Barros, Rita Vieira de |
author_facet |
Barros, Rita Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diogo, Paula Manuela Jorge Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Rita Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem pediátrica Emoções Enfermagem holística Criança Família |
topic |
Enfermagem pediátrica Emoções Enfermagem holística Criança Família |
description |
O presente relatório de estágio representa as aprendizagens desenvolvidas ao longo do percurso formativo no 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, em particular ao longo dos contextos de estágio. Ao longo da vida, a criança e a família experienciam processos de saúde-doença aos quais estão associados períodos de emocionalidade intensa, que podem ser perturbadores e geradores de sofrimento. Em resposta, o enfermeiro intervém através de uma gestão intencional das emoções, ou seja, do trabalho emocional, objeto de estudo deste relatório. Porém, a dimensão emocional do cuidar é menos visível ou desvalorizada, embora constitua uma parte essencial da prestação de cuidados de enfermagem holísticos e humanizados, que consideram as emoções da pessoa, das quais esta não pode ser separada. Assim, existe a necessidade de dar enfâse a esta dimensão, almejando prestar cuidados que consideram a experiência emocional da criança e da família nos processos de saúde-doença. O trabalho desenvolvido encontra-se sustentado pelo pensamento de Jean Watson, bem como por filosofias de cuidar em enfermagem pediátrica, tais como os Cuidados Centrados na Família e os Cuidados Não Traumáticos. Foi adotada uma metodologia sustentada na aprendizagem experiencial e na prática reflexiva, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de mestre e de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica, assim como aprofundar o tema do trabalho emocional dos enfermeiros em saúde infantil e pediátrica. Neste percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, foi possível conceder visibilidade à dimensão emocional do cuidar em enfermagem, constatando-se, nos diversos contextos de cuidados à criança e família, a relevância do problema identificado e do trabalho emocional do enfermeiro, desenvolvido através de intervenções sistematizadas no Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica, cuja aplicabilidade se verificou nos diferentes contextos de estágio. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-10-14T13:22:20Z 2024-07-19 2024-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/52513 TID:203705017 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/52513 |
identifier_str_mv |
TID:203705017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548609355251712 |