Cuidar em enfermagem pediátrica :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rita Vieira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/52513
Resumo: O presente relatório de estágio representa as aprendizagens desenvolvidas ao longo do percurso formativo no 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, em particular ao longo dos contextos de estágio. Ao longo da vida, a criança e a família experienciam processos de saúde-doença aos quais estão associados períodos de emocionalidade intensa, que podem ser perturbadores e geradores de sofrimento. Em resposta, o enfermeiro intervém através de uma gestão intencional das emoções, ou seja, do trabalho emocional, objeto de estudo deste relatório. Porém, a dimensão emocional do cuidar é menos visível ou desvalorizada, embora constitua uma parte essencial da prestação de cuidados de enfermagem holísticos e humanizados, que consideram as emoções da pessoa, das quais esta não pode ser separada. Assim, existe a necessidade de dar enfâse a esta dimensão, almejando prestar cuidados que consideram a experiência emocional da criança e da família nos processos de saúde-doença. O trabalho desenvolvido encontra-se sustentado pelo pensamento de Jean Watson, bem como por filosofias de cuidar em enfermagem pediátrica, tais como os Cuidados Centrados na Família e os Cuidados Não Traumáticos. Foi adotada uma metodologia sustentada na aprendizagem experiencial e na prática reflexiva, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de mestre e de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica, assim como aprofundar o tema do trabalho emocional dos enfermeiros em saúde infantil e pediátrica. Neste percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, foi possível conceder visibilidade à dimensão emocional do cuidar em enfermagem, constatando-se, nos diversos contextos de cuidados à criança e família, a relevância do problema identificado e do trabalho emocional do enfermeiro, desenvolvido através de intervenções sistematizadas no Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica, cuja aplicabilidade se verificou nos diferentes contextos de estágio.
id RCAP_a77ae97ecfa4186c2554abab5979c08f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/52513
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cuidar em enfermagem pediátrica :trabalho emocional com crianças e famílias nos processos de saúde-doençaEnfermagem pediátricaEmoçõesEnfermagem holísticaCriançaFamíliaO presente relatório de estágio representa as aprendizagens desenvolvidas ao longo do percurso formativo no 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, em particular ao longo dos contextos de estágio. Ao longo da vida, a criança e a família experienciam processos de saúde-doença aos quais estão associados períodos de emocionalidade intensa, que podem ser perturbadores e geradores de sofrimento. Em resposta, o enfermeiro intervém através de uma gestão intencional das emoções, ou seja, do trabalho emocional, objeto de estudo deste relatório. Porém, a dimensão emocional do cuidar é menos visível ou desvalorizada, embora constitua uma parte essencial da prestação de cuidados de enfermagem holísticos e humanizados, que consideram as emoções da pessoa, das quais esta não pode ser separada. Assim, existe a necessidade de dar enfâse a esta dimensão, almejando prestar cuidados que consideram a experiência emocional da criança e da família nos processos de saúde-doença. O trabalho desenvolvido encontra-se sustentado pelo pensamento de Jean Watson, bem como por filosofias de cuidar em enfermagem pediátrica, tais como os Cuidados Centrados na Família e os Cuidados Não Traumáticos. Foi adotada uma metodologia sustentada na aprendizagem experiencial e na prática reflexiva, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de mestre e de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica, assim como aprofundar o tema do trabalho emocional dos enfermeiros em saúde infantil e pediátrica. Neste percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, foi possível conceder visibilidade à dimensão emocional do cuidar em enfermagem, constatando-se, nos diversos contextos de cuidados à criança e família, a relevância do problema identificado e do trabalho emocional do enfermeiro, desenvolvido através de intervenções sistematizadas no Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica, cuja aplicabilidade se verificou nos diferentes contextos de estágio.This internship report represents the learning developed throughout the course of the 1st Master's Course in Child Health and Paediatric Nursing, particularly throughout the clinical internship contexts. Throughout life, children and families experience health-disease processes associated with periods of intense emotionality, which can be disturbing and cause suffering. In response, the nurse intervenes through an intentional management of emotions, that is, through emotional labour, the object of study of this work. However, the emotional dimension of care is less visible or undervalued, although it constitutes an essential part of the provision of holistic and humanized nursing care, which considers the person's emotions, from which they cannot be separated. Therefore, there is a need to emphasize this dimension, aiming to provide care that considers the emotional experience of the child and family in the health-disease processes. The work developed is supported by the thinking of Jean Watson, as well as by philosophies of care in paediatric nursing, such as Family-Centered Care and Atraumatic Care. A methodology based on experiential learning and reflective practice was adopted, with the aim of developing master's and specialist nurse’s skills in child health and paediatric nursing, as well as of delving deeper into the topic of nurses' emotional labour in child and paediatric health. In this path of personal and professional development, it was possible to give visibility to the emotional dimension of nursing care, noticing, in the different contexts of child and family care, the relevance of the identified problem and the nurses’ emotional labour, developed through interventions systematized in the Emotional Labour Model in Pediatric Nursing, whose applicability was verified in the different internship contexts.Diogo, Paula Manuela JorgeRepositório ComumBarros, Rita Vieira de2024-10-14T13:22:20Z2024-07-192024-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/52513TID:203705017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-24T08:32:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/52513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-24T08:32:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cuidar em enfermagem pediátrica :
trabalho emocional com crianças e famílias nos processos de saúde-doença
title Cuidar em enfermagem pediátrica :
spellingShingle Cuidar em enfermagem pediátrica :
Barros, Rita Vieira de
Enfermagem pediátrica
Emoções
Enfermagem holística
Criança
Família
title_short Cuidar em enfermagem pediátrica :
title_full Cuidar em enfermagem pediátrica :
title_fullStr Cuidar em enfermagem pediátrica :
title_full_unstemmed Cuidar em enfermagem pediátrica :
title_sort Cuidar em enfermagem pediátrica :
author Barros, Rita Vieira de
author_facet Barros, Rita Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diogo, Paula Manuela Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Rita Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem pediátrica
Emoções
Enfermagem holística
Criança
Família
topic Enfermagem pediátrica
Emoções
Enfermagem holística
Criança
Família
description O presente relatório de estágio representa as aprendizagens desenvolvidas ao longo do percurso formativo no 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, em particular ao longo dos contextos de estágio. Ao longo da vida, a criança e a família experienciam processos de saúde-doença aos quais estão associados períodos de emocionalidade intensa, que podem ser perturbadores e geradores de sofrimento. Em resposta, o enfermeiro intervém através de uma gestão intencional das emoções, ou seja, do trabalho emocional, objeto de estudo deste relatório. Porém, a dimensão emocional do cuidar é menos visível ou desvalorizada, embora constitua uma parte essencial da prestação de cuidados de enfermagem holísticos e humanizados, que consideram as emoções da pessoa, das quais esta não pode ser separada. Assim, existe a necessidade de dar enfâse a esta dimensão, almejando prestar cuidados que consideram a experiência emocional da criança e da família nos processos de saúde-doença. O trabalho desenvolvido encontra-se sustentado pelo pensamento de Jean Watson, bem como por filosofias de cuidar em enfermagem pediátrica, tais como os Cuidados Centrados na Família e os Cuidados Não Traumáticos. Foi adotada uma metodologia sustentada na aprendizagem experiencial e na prática reflexiva, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de mestre e de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica, assim como aprofundar o tema do trabalho emocional dos enfermeiros em saúde infantil e pediátrica. Neste percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, foi possível conceder visibilidade à dimensão emocional do cuidar em enfermagem, constatando-se, nos diversos contextos de cuidados à criança e família, a relevância do problema identificado e do trabalho emocional do enfermeiro, desenvolvido através de intervenções sistematizadas no Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica, cuja aplicabilidade se verificou nos diferentes contextos de estágio.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-14T13:22:20Z
2024-07-19
2024-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/52513
TID:203705017
url http://hdl.handle.net/10400.26/52513
identifier_str_mv TID:203705017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548609355251712