A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jessica de Fátima Furtado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7632
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_a78a66952623d034f5a7e3a7235a06e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino Básico«Nuvem de Palavras»Prática de Ensino SupervisionadaRecurso Educativo-Digital (RED)Tecnologias de Informação e Comunicação“Cloud of Words”Digital Educational Resource (DER)Information and Communication TechnologiesPrimary EducationSupervised Teaching PracticeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Num mundo em constante mudança em que as TIC possuem um papel preponderante na vida de cada cidadão e em todas as suas atividades diárias, a sociedade deve estar preparada para agir em conformidade e alinhamento com a realidade. Por essa razão, é urgente que o sistema educativo em Portugal inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, criando uma escola do século XXI, capaz de despertar nos alunos o interesse pelo estudo, num contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais úteis para a sociedade atual. O relatório de estágio pretendeu averiguar como um Recurso Educativo Digital (RED), em particular, a «Nuvem de Palavras», pode constituir-se como uma estratégia didática e de aquisição de novas aprendizagens, através dos seguintes objetivos: incluir as tecnologias digitais - «Nuvem de Palavras» - no contexto educativo; promover a utilização da «Nuvem de Palavras» como estratégia pedagógica a partir do uso de recursos digitais e avaliar as potencialidades; e, averiguar os impactos da utilização da «Nuvem de Palavras» nas aprendizagens dos alunos. Esta investigação-ação de natureza qualitativa desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade, com vinte e um alunos, num regime de E@D. A recolha de dados contou com algumas técnicas/instrumentos investigativos (observação participante, notas de campo, inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas) que envolveram, para a além da investigadora, dos alunos e da orientadora cooperante, os pais e outros professores do 1.º CEB do agrupamento. No final, recorreu-se à triangulação dos dados, possibilitando verificar que a utilização do RED «Nuvem de Palavras» se tornou numa mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem nas áreas curriculares de Português, Matemática e Estudo do Meio.In a constantly changing world where ICT has a leading role in the life of each citizen on a daily basis society must be prepared to act accordingly and in line with reality. For this reason, it is urgent that the educational system in Portugal includes ICT in the daily life of the educational community, creating a 21st century school, capable of arousing students' interest in studying, in an educational-digital context, developing useful digital skills and competences for today's society. This internship report intended to find out how a Digital Educational Resource (DER), the “Word Cloud” in particular, can become a didactic strategy and a tool for the acquisition of new learnings, according to the following objectives: include digital technologies like «Word Cloud» in the educational context; promote the use of «Word Cloud» as a pedagogical strategy based on the use of digital resources and evaluate its potential; and finally to investigate the impacts of using the «Word Cloud» on the students' learning. This qualitative research-action was developed within the scope of Supervised Teaching Practice in Primary Education, within Preschool Education and Primary Education Master Degree, in a 2nd year class of schooling, with twenty-one students, in a distance learning methodology. The data collection included some investigative techniques/instruments (participant observation, field notes, questionnaire surveys and semi-structured interviews) that involved, not only the researcher, but also the students, the cooperating supervisor, the students’ parents and other teachers from the School Grouping. In the end, data triangulation was used, making it possible to verify that the use of the DER «Cloud of Words» became an asset, promoting greater and better levels of motivation, favoring the teaching and learning process in school subjects like Portuguese, Mathematics and Social Studies.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoOliveira, Jessica de Fátima Furtado2021-07-07T11:00:01Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7632TID:202738086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:23Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:08.062857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Oliveira, Jessica de Fátima Furtado
1.º Ciclo do Ensino Básico
«Nuvem de Palavras»
Prática de Ensino Supervisionada
Recurso Educativo-Digital (RED)
Tecnologias de Informação e Comunicação
“Cloud of Words”
Digital Educational Resource (DER)
Information and Communication Technologies
Primary Education
Supervised Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Oliveira, Jessica de Fátima Furtado
author_facet Oliveira, Jessica de Fátima Furtado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jessica de Fátima Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
«Nuvem de Palavras»
Prática de Ensino Supervisionada
Recurso Educativo-Digital (RED)
Tecnologias de Informação e Comunicação
“Cloud of Words”
Digital Educational Resource (DER)
Information and Communication Technologies
Primary Education
Supervised Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
«Nuvem de Palavras»
Prática de Ensino Supervisionada
Recurso Educativo-Digital (RED)
Tecnologias de Informação e Comunicação
“Cloud of Words”
Digital Educational Resource (DER)
Information and Communication Technologies
Primary Education
Supervised Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-07T11:00:01Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7632
TID:202738086
url http://hdl.handle.net/10400.11/7632
identifier_str_mv TID:202738086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130845068394496