O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8686 |
Resumo: | Num mundo em constante mudança em que as TIC possuem um papel preponderante na vida de cada cidadão e em todas as suas atividades diárias, a sociedade deve estar preparada para agir em conformidade e alinhamento com a realidade. Por essa razão, é urgente que o sistema educativo em Portugal inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, criando uma escola do século XXI, capaz de despertar nos alunos o interesse pelo estudo, num contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais úteis para a sociedade atual. Devido à sua importância e potencialidade, decidimos incluir as TIC, mais concretamente o RED «Nuvem de Palavras», em contexto educativo na Prática de Ensino Supervisionada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos, numa metodologia de Ensino a Distância. A investigação qualitativa pretendeu averiguar como um Recurso Educativo Digital (RED), em particular, a «Nuvem de Palavras», pode constituir-se como uma estratégia didática e de aquisição de novas aprendizagens, através dos seguintes objetivos: incluir as tecnologias digitais - «Nuvem de Palavras» - no contexto educativo; promover a utilização da «Nuvem de Palavras» como estratégia pedagógica a partir do uso de recursos digitais e avaliar as potencialidades; e, averiguar os impactos da utilização da «Nuvem de Palavras» nas aprendizagens dos alunos. Graças a esta investigação, no âmbito de uma investigação-ação, pode-se concluir que a utilização do RED em estudo quando bem articulado com os objetivos e com as aprendizagens a promover, possibilita, fomenta e cria ambientes de estudo mais estimulantes, interativos, motivadores e inovadores, propícios a novas aprendizagens, tornando-se uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem nas áreas curriculares de Português, Matemática e Estudo do Meio. |
id |
RCAP_f27d234090aece8836edf8fdcfc1fdbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino BásicoThe educational digital resource: word cloud in education: results of an investigation into the practice of supervised education in the 1st basic educationEl recurso educativo digital: nube de palabras en la educación: resultados de una investigación sobre la práctica de la educación supervisada en la primera educación básica1.º Ciclo do Ensino BásicoTecnologias de Informação e Comunicação.Nuvem de PalavrasPrática de Ensino SupervisionadaRecurso Educativo-Digital (RED);1st Cycle of Basic EducationSupervised Teaching PracticeWORD CLOUDInformation and Communication TechnologiesCiclo de educación primaria en Educación Primaria,tecnologias de la información y las comunicacionesPráctica Docente SupervisadaNube de palabras,Num mundo em constante mudança em que as TIC possuem um papel preponderante na vida de cada cidadão e em todas as suas atividades diárias, a sociedade deve estar preparada para agir em conformidade e alinhamento com a realidade. Por essa razão, é urgente que o sistema educativo em Portugal inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, criando uma escola do século XXI, capaz de despertar nos alunos o interesse pelo estudo, num contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais úteis para a sociedade atual. Devido à sua importância e potencialidade, decidimos incluir as TIC, mais concretamente o RED «Nuvem de Palavras», em contexto educativo na Prática de Ensino Supervisionada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos, numa metodologia de Ensino a Distância. A investigação qualitativa pretendeu averiguar como um Recurso Educativo Digital (RED), em particular, a «Nuvem de Palavras», pode constituir-se como uma estratégia didática e de aquisição de novas aprendizagens, através dos seguintes objetivos: incluir as tecnologias digitais - «Nuvem de Palavras» - no contexto educativo; promover a utilização da «Nuvem de Palavras» como estratégia pedagógica a partir do uso de recursos digitais e avaliar as potencialidades; e, averiguar os impactos da utilização da «Nuvem de Palavras» nas aprendizagens dos alunos. Graças a esta investigação, no âmbito de uma investigação-ação, pode-se concluir que a utilização do RED em estudo quando bem articulado com os objetivos e com as aprendizagens a promover, possibilita, fomenta e cria ambientes de estudo mais estimulantes, interativos, motivadores e inovadores, propícios a novas aprendizagens, tornando-se uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem nas áreas curriculares de Português, Matemática e Estudo do Meio.In a world of relentless change in which Information and Communication Technologies has a leading role in the life of every person and in all their daily activities, society must be prepared to act accordingly and in line with reality. Thus, it is urgent that the educational system in Portugal includes ICT in the daily life of the educational community, creating a 21st century school, capable of arousing students’ interest in studying, in a digital educational context, developing useful digital skills and competences for today’s society. Due to its importance and potential, we decided to include ICT, more specifically the DER «Cloud of Words», in the educational context in the Supervised Teaching Practice in Primary Education in a class of 2nd year of schooling. The qualitative research aimed to investigate how a Digital Educational Resource (DER), in particular the «Word Cloud», can become a didactic strategy and a tool to acquire new learnings, according to the following objectives: include digital technologies like «Word Cloud» in the educational context; promote the use of «Word Cloud» as a pedagogical strategy based on the use of digital resources and evaluate its potential; and finally to investigate the impacts of using the «Word Cloud» on the students’ learning.Thanks to this investigation, within the scope of a research-action, we can conclude that the use of the DER in study, when linked to the promoted objectives and learnings, enables, encourages and creates more stimulating, interactive, motivating and innovative study environments, conducive to new learning. It has also proven to be an asset, promoting greater and better levels of motivation, favouring the teaching and learning process in the curricular areas like Portuguese, Mathematics and Social Studies.En un mundo de cambios implacables en el que las tecnologias de la información y las comunicaciones tienen un papel protagonista en la vida de todas y cada una de las personas y en todas sus actividades diarias, la sociedad debe estar preparada para actuar en consecuencia y en consonancia con la realidad. Por lo tanto, es urgente que el sistema educativo en Portugal incluya las TIC en la vida diaria de la comunidad educativa, creando una escuela del siglo XXI, capaz de despertar el interés de los estudiantes por estudiar, en un contexto educativo digital, desarrollando habilidades y competencias digitales útiles para la sociedad de hoy. Por su importancia y potencialidad, decidimos incluir las TIC, más concretamente el DER «Nube de palabras», en el contexto educativo en la Práctica Docente Supervisada en Educación Primaria en una promoción de 2º año de escolaridad con 21 alumnos, en una metodología de Educación a Distancia. La investigación cualitativa tuvo como objetivo investigar cómo un Recurso Educativo Digital (RED), en particular el « Nube de palabras», puede convertirse en una estrategia didáctica y una herramienta para adquirir nuevos aprendizajes, de acuerdo con los siguientes objetivos: incluir tecnologías digitales como « Nube de palabras » en el contexto educativo; promover el uso de «Nube de palabras» como estrategia pedagógica basada en el uso de recursos digitales y evaluar su potencial; y finalmente investigar los impactos del uso de la «Nube de palabras» en el aprendizaje de los estudiantes. Gracias a esta investigación, en el marco de una investigación-acción, podemos concluir que el uso del DER en el estudio, vinculado a los objetivos y aprendizajes promovidos, habilita, fomenta y crea entornos de estudio más estimulantes, interactivos, motivadores e innovadores. Propicio para un nuevo aprendizaje. También ha demostrado ser un activo valioso, promoviendo mayores y mejores niveles de motivación, favoreciendo el proceso de enseñanza y aprendizaje en las áreas curriculares como portugués, matemáticas y estudios sociales.Egitania ScienciaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueOliveira, Jéssica2023-10-24T08:20:12Z2023-062023-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8686porGil, H. & Oliveira, J. (2023). O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Egitania Sciencia, 32 (jan/jun), pp.9‐24.2975-9064info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-04T01:46:03Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:02.574909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico The educational digital resource: word cloud in education: results of an investigation into the practice of supervised education in the 1st basic education El recurso educativo digital: nube de palabras en la educación: resultados de una investigación sobre la práctica de la educación supervisada en la primera educación básica |
title |
O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico Gil, Henrique 1.º Ciclo do Ensino Básico Tecnologias de Informação e Comunicação. Nuvem de Palavras Prática de Ensino Supervisionada Recurso Educativo-Digital (RED); 1st Cycle of Basic Education Supervised Teaching Practice WORD CLOUD Information and Communication Technologies Ciclo de educación primaria en Educación Primaria, tecnologias de la información y las comunicaciones Práctica Docente Supervisada Nube de palabras, |
title_short |
O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Gil, Henrique |
author_facet |
Gil, Henrique Oliveira, Jéssica |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Jéssica |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Henrique Oliveira, Jéssica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.º Ciclo do Ensino Básico Tecnologias de Informação e Comunicação. Nuvem de Palavras Prática de Ensino Supervisionada Recurso Educativo-Digital (RED); 1st Cycle of Basic Education Supervised Teaching Practice WORD CLOUD Information and Communication Technologies Ciclo de educación primaria en Educación Primaria, tecnologias de la información y las comunicaciones Práctica Docente Supervisada Nube de palabras, |
topic |
1.º Ciclo do Ensino Básico Tecnologias de Informação e Comunicação. Nuvem de Palavras Prática de Ensino Supervisionada Recurso Educativo-Digital (RED); 1st Cycle of Basic Education Supervised Teaching Practice WORD CLOUD Information and Communication Technologies Ciclo de educación primaria en Educación Primaria, tecnologias de la información y las comunicaciones Práctica Docente Supervisada Nube de palabras, |
description |
Num mundo em constante mudança em que as TIC possuem um papel preponderante na vida de cada cidadão e em todas as suas atividades diárias, a sociedade deve estar preparada para agir em conformidade e alinhamento com a realidade. Por essa razão, é urgente que o sistema educativo em Portugal inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, criando uma escola do século XXI, capaz de despertar nos alunos o interesse pelo estudo, num contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais úteis para a sociedade atual. Devido à sua importância e potencialidade, decidimos incluir as TIC, mais concretamente o RED «Nuvem de Palavras», em contexto educativo na Prática de Ensino Supervisionada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos, numa metodologia de Ensino a Distância. A investigação qualitativa pretendeu averiguar como um Recurso Educativo Digital (RED), em particular, a «Nuvem de Palavras», pode constituir-se como uma estratégia didática e de aquisição de novas aprendizagens, através dos seguintes objetivos: incluir as tecnologias digitais - «Nuvem de Palavras» - no contexto educativo; promover a utilização da «Nuvem de Palavras» como estratégia pedagógica a partir do uso de recursos digitais e avaliar as potencialidades; e, averiguar os impactos da utilização da «Nuvem de Palavras» nas aprendizagens dos alunos. Graças a esta investigação, no âmbito de uma investigação-ação, pode-se concluir que a utilização do RED em estudo quando bem articulado com os objetivos e com as aprendizagens a promover, possibilita, fomenta e cria ambientes de estudo mais estimulantes, interativos, motivadores e inovadores, propícios a novas aprendizagens, tornando-se uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem nas áreas curriculares de Português, Matemática e Estudo do Meio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-24T08:20:12Z 2023-06 2023-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/8686 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/8686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gil, H. & Oliveira, J. (2023). O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Egitania Sciencia, 32 (jan/jun), pp.9‐24. 2975-9064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Egitania Sciencia |
publisher.none.fl_str_mv |
Egitania Sciencia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134141835378688 |