Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Dorinda Raquel Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8238
Resumo: O Son-Rise Program® (SRP) é uma metodologia de intervenção com pessoas com autismo que privilegia a relação em detrimento do tratamento, tendo por base os seus princípios orientadores. Segundo o Centro de Tratamento do Autismo da América, esta metodologia tem inúmeros casos de sucesso e há cada vez mais pais a procurá-lo para aprender e aplicar este programa. Tendo sido criado de pais para pais, os estudos existentes, na sua maioria, centram-se no contexto familiar. Com base no sucesso deste programa e devido à pouca informação existente sobre a sua aplicação em meio escolar, Mota (2014) desenvolveu um estudo neste sentido com uma criança de dez anos numa turma de ensino estruturado. Dado os seus resultados positivos no desenvolvimento da criança, torna-se pertinente prosseguir esta investigação inovadora e levá-la até ao contexto da Educação Pré-Escolar, desenvolvendo uma investigação com o intuito de verificar quais os benefícios desta abordagem no desenvolvimento da comunicação na criança com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a sua compatibilidade com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Deste modo, optou-se por realizar um estudo de caso centrado numa criança em idade pré-escolar com diagnóstico clínico de PEA, que frequenta uma sala de Educação Pré-Escolar, à qual o investigador pretendeu implementar o SRP, recorrendo às tabelas de desenvolvimento deste programa adotadas de Mota (2014). Os resultados obtidos apresentam uma evolução progressiva na criança na sua comunicação/ linguagem, crescendo de uma linguagem verbal e não-verbal, sobretudo no âmbito instrumental, para uma linguagem mais social.
id RCAP_a78cc452a3bb564312feb7491b877efb
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/8238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de casoPerturbações do espetro do autismoSon-rise programComunicaçãoEducação pré-escolarInclusãoAutism spectrum disordersSon-rise programCommunicationInclusionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Son-Rise Program® (SRP) é uma metodologia de intervenção com pessoas com autismo que privilegia a relação em detrimento do tratamento, tendo por base os seus princípios orientadores. Segundo o Centro de Tratamento do Autismo da América, esta metodologia tem inúmeros casos de sucesso e há cada vez mais pais a procurá-lo para aprender e aplicar este programa. Tendo sido criado de pais para pais, os estudos existentes, na sua maioria, centram-se no contexto familiar. Com base no sucesso deste programa e devido à pouca informação existente sobre a sua aplicação em meio escolar, Mota (2014) desenvolveu um estudo neste sentido com uma criança de dez anos numa turma de ensino estruturado. Dado os seus resultados positivos no desenvolvimento da criança, torna-se pertinente prosseguir esta investigação inovadora e levá-la até ao contexto da Educação Pré-Escolar, desenvolvendo uma investigação com o intuito de verificar quais os benefícios desta abordagem no desenvolvimento da comunicação na criança com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a sua compatibilidade com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Deste modo, optou-se por realizar um estudo de caso centrado numa criança em idade pré-escolar com diagnóstico clínico de PEA, que frequenta uma sala de Educação Pré-Escolar, à qual o investigador pretendeu implementar o SRP, recorrendo às tabelas de desenvolvimento deste programa adotadas de Mota (2014). Os resultados obtidos apresentam uma evolução progressiva na criança na sua comunicação/ linguagem, crescendo de uma linguagem verbal e não-verbal, sobretudo no âmbito instrumental, para uma linguagem mais social.The Son-Rise Program (SRP) is an intervention methodology for people with autism that privileges the relationship over treatment, having as a foundation its guiding principles. According to the Autism Treatment Centre of America (ATCA), this method has countless success cases and there more and more parents looking for getting to learn and applying the program. As result from being created among parents, most of the existing studies focus in the family context. Due to this program’s success and to the lack of information about its use on a school environment, Mota (2014) developed a study on a 10 year old infant, integrated in a teaching class. after such positive results on child’s development, it becomes very relevant to pursue this groundbreaking investigation and take it to the level of education (Portugal) “Pré-Escolar”, with the special purpose of understanding and checking the benefits of this approach on the communication process of a child with Autism Spectrum Disorders (ASD; Portugal: Perturbações do Espetro do Autismo - PEA) and its compatibility with Curriculum Orientations of this learning level (Portugal: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar - OCEPE). The investigator chose the case study of an infant diagnosed with ASD, with age of 3 and integrated in a class of “Pré-Escolar”, on whom was implemented the SRP, through the program’s development charges used by Mota (2014). Results show a progressive evolution on communication/language of the child, a growth from a verbal and non-verbal language, mainly instrumental, to a more social language.Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAlves, Dorinda Raquel Teixeira2019-11-20T12:44:30Z2019-11-192019-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8238TID:203009681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:06.889587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de caso
title Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de caso
spellingShingle Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de caso
Alves, Dorinda Raquel Teixeira
Perturbações do espetro do autismo
Son-rise program
Comunicação
Educação pré-escolar
Inclusão
Autism spectrum disorders
Son-rise program
Communication
Inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de caso
title_full Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de caso
title_fullStr Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de caso
title_full_unstemmed Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de caso
title_sort Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de caso
author Alves, Dorinda Raquel Teixeira
author_facet Alves, Dorinda Raquel Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saavedra, Luísa
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Dorinda Raquel Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbações do espetro do autismo
Son-rise program
Comunicação
Educação pré-escolar
Inclusão
Autism spectrum disorders
Son-rise program
Communication
Inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Perturbações do espetro do autismo
Son-rise program
Comunicação
Educação pré-escolar
Inclusão
Autism spectrum disorders
Son-rise program
Communication
Inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Son-Rise Program® (SRP) é uma metodologia de intervenção com pessoas com autismo que privilegia a relação em detrimento do tratamento, tendo por base os seus princípios orientadores. Segundo o Centro de Tratamento do Autismo da América, esta metodologia tem inúmeros casos de sucesso e há cada vez mais pais a procurá-lo para aprender e aplicar este programa. Tendo sido criado de pais para pais, os estudos existentes, na sua maioria, centram-se no contexto familiar. Com base no sucesso deste programa e devido à pouca informação existente sobre a sua aplicação em meio escolar, Mota (2014) desenvolveu um estudo neste sentido com uma criança de dez anos numa turma de ensino estruturado. Dado os seus resultados positivos no desenvolvimento da criança, torna-se pertinente prosseguir esta investigação inovadora e levá-la até ao contexto da Educação Pré-Escolar, desenvolvendo uma investigação com o intuito de verificar quais os benefícios desta abordagem no desenvolvimento da comunicação na criança com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a sua compatibilidade com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Deste modo, optou-se por realizar um estudo de caso centrado numa criança em idade pré-escolar com diagnóstico clínico de PEA, que frequenta uma sala de Educação Pré-Escolar, à qual o investigador pretendeu implementar o SRP, recorrendo às tabelas de desenvolvimento deste programa adotadas de Mota (2014). Os resultados obtidos apresentam uma evolução progressiva na criança na sua comunicação/ linguagem, crescendo de uma linguagem verbal e não-verbal, sobretudo no âmbito instrumental, para uma linguagem mais social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20T12:44:30Z
2019-11-19
2019-11-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/8238
TID:203009681
url http://hdl.handle.net/10284/8238
identifier_str_mv TID:203009681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130316891226112