Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10516 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_a7a30e52b9d26b30d7061155c509bb2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10516 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de casoCustomer Relationship ManagementFatores Críticos de sucessoCritical Success FactorsMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoA identificação dos fatores críticos de sucesso na adoção do CRM é um tema que está a chamar a atenção dos investigadores académicos e dos praticantes. Esta pesquisa pretende identificar e analisar os fatores críticos de sucesso na adoção de CRM numa empresa de telecomunicações em Cabo Verde. As principais motivações para esta investigação referem-se ao elevado número de insucessos observados nas adoções de CRM. Para alcançar os objetivos deste estudo, realizou-se uma investigação interpretativa, baseada num estudo de caso exploratório numa empresa de telecomunicações em Cabo Verde. Para a recolha de informações foram feitas entrevistas semiestruturadas e foram analisados dados secundários. Conclui-se que, considerando os fatores críticos de sucesso e o enfoque proposto, pode-se identificar a parte crítica do processo de adoção e aumentar assim a possibilidade de sucesso na adoção de um sistema de CRM.The identification of critical success factors in the implementation of CRM is a topic that is drawing the attention of academic researchers and practitioners. This study intends to identify and analyze the critical success factors in the implementation of CRM in a telecommunication company in Cape Verde. The main motivations behind this study were the high rate of unsuccessful implementation of the CRM. To achieve the objectives of this study, it was held an interpretive research, based on an exploratory case study in a telecommunication company in Cape Verde. Semi-structured interviews has been held and secondary data has been analyzed for collecting the information. It is concluded that take into account the critical success factors and the focus proposed, it allows to identify critical areas of CRM implementation and increase the possibility of success of the CRM adoption.Instituto Superior de Economia e GestãoIsaías, PedroRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Liliana Inocêncio2015-12-22T11:26:32Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10516porCarvalho, Liliana Inocêncio (2012). "Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:58.020334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de caso |
title |
Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de caso |
spellingShingle |
Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de caso Carvalho, Liliana Inocêncio Customer Relationship Management Fatores Críticos de sucesso Critical Success Factors |
title_short |
Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de caso |
title_full |
Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de caso |
title_fullStr |
Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de caso |
title_sort |
Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de caso |
author |
Carvalho, Liliana Inocêncio |
author_facet |
Carvalho, Liliana Inocêncio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Isaías, Pedro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Liliana Inocêncio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Customer Relationship Management Fatores Críticos de sucesso Critical Success Factors |
topic |
Customer Relationship Management Fatores Críticos de sucesso Critical Success Factors |
description |
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-12-22T11:26:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10516 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carvalho, Liliana Inocêncio (2012). "Factores críticos de sucesso na adopção de CRM numa empresa de Telecomunicações em Cabo Verde : um estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131052572147712 |