Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pissarra, Carlos Manuel Morais
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20935
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_c57ac2e6f151686164d29bc990f13154
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de casoCustomer Relationship ManagementFatores Críticos de SucessoCritical Success FactorsMestrado em Ciências EmpresariaisEste Trabalho Final de Mestrado apresenta um conjunto de Fatores Críticos de Sucesso na implementação de um sistema de CRM numa organização do sector tecnológico, assim como uma lista de critérios que permitem medir o sucesso da implementação. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa através da análise de conteúdo assistida por computador, com recurso ao software MaxQDA. A informação foi recolhida através de entrevistas semiestruturadas aos stakeholders e colaboradores da organização. Concluiu-se que o envolvimento da gestão de topo, a clara definição de objectivos para o CRM, uma adequada gestão da mudança e a consideração pelos inputs dos utilizadores finais são os fatores mais críticos para o sucesso da implementação de um sistema de CRM. A definição e o acompanhamento de métricas específicas de avaliação tanto do sistema como da sua utilização é também essencial para uma implementação com sucesso de um sistema de CRM.This Final Master's Work presents a set of Critical Success Factors in the implementation of a CRM system in an organization of the technological sector, as well as a list of criteria that allows to measure the success of the implementation. This study followed a qualitative approach through computer-aided content analysis, using the MaxQDA software. The information was collected through semi-structured interviews with the organization's stakeholders and employees. It was concluded that the involvement of top management, the clear definition of objectives for CRM, an adequate change management and the consideration for the inputs of end users are the pivotal critical factors for the successful implementation of a CRM system. The definition and monitoring of specific evaluation metrics for both the system and its use is essential for a successful implementation of a CRM system.Instituto Superior de Economia e GestãoRomão, MárioGonçalves, PauloRepositório da Universidade de LisboaPissarra, Carlos Manuel Morais2021-07-31T00:30:16Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20935porPissarra, Carlos Manuel Morais (2020). "Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:36.564969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de caso
title Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de caso
spellingShingle Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de caso
Pissarra, Carlos Manuel Morais
Customer Relationship Management
Fatores Críticos de Sucesso
Critical Success Factors
title_short Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de caso
title_full Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de caso
title_fullStr Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de caso
title_full_unstemmed Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de caso
title_sort Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de caso
author Pissarra, Carlos Manuel Morais
author_facet Pissarra, Carlos Manuel Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romão, Mário
Gonçalves, Paulo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pissarra, Carlos Manuel Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Customer Relationship Management
Fatores Críticos de Sucesso
Critical Success Factors
topic Customer Relationship Management
Fatores Críticos de Sucesso
Critical Success Factors
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
2021-07-31T00:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20935
url http://hdl.handle.net/10400.5/20935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pissarra, Carlos Manuel Morais (2020). "Fatores críticos de sucesso na implementação de uma solução de CRM : estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131148326010880