Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/238 |
Resumo: | O mundo está a viver uma experiência única, nunca visto dantes, face à pandemia da COVID-19. Neste sentido, a educação online por parte dos alunos tem sido mais explorada em tempos pandémicos. O presente trabalho objetiva constatar as condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior, em Angola. A metodologia desta investigação inscreve-se num plano não experimental. Foram adotadas, para a recolha de dados, as seguintes técnicas: dados compilados, conjunto de dados, observação indireta e inquérito por questionário. Definiu-se a seguinte questão de investigação: quais as condições TIC dos alunos para o acesso à educação online em tempo de pandemia? Com este estudo, constatou-se que a maior parte dos alunos tem disponível recursos tecnológicos ligados à internet – com largura de banda reduzida –, designadamente computador, smartphone e tablet. Os resultados ainda mostram que existe um número considerável de alunos que não possui um equipamento TIC ligado à internet. |
id |
RCAP_a7b37dc44d4dd1bfcfb3ea1b9e8211df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/238 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em AngolaO mundo está a viver uma experiência única, nunca visto dantes, face à pandemia da COVID-19. Neste sentido, a educação online por parte dos alunos tem sido mais explorada em tempos pandémicos. O presente trabalho objetiva constatar as condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior, em Angola. A metodologia desta investigação inscreve-se num plano não experimental. Foram adotadas, para a recolha de dados, as seguintes técnicas: dados compilados, conjunto de dados, observação indireta e inquérito por questionário. Definiu-se a seguinte questão de investigação: quais as condições TIC dos alunos para o acesso à educação online em tempo de pandemia? Com este estudo, constatou-se que a maior parte dos alunos tem disponível recursos tecnológicos ligados à internet – com largura de banda reduzida –, designadamente computador, smartphone e tablet. Os resultados ainda mostram que existe um número considerável de alunos que não possui um equipamento TIC ligado à internet.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2021-03-24T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/238oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/238Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 171-180Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 171-180Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 171-180Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 171-1802182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/238https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/238/362https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/238/373Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbante, Cesário José SanjamboOliveira, Lia Raquel2022-09-22T10:36:36Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:34.873449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola |
title |
Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola |
spellingShingle |
Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola Barbante, Cesário José Sanjambo |
title_short |
Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola |
title_full |
Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola |
title_fullStr |
Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola |
title_full_unstemmed |
Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola |
title_sort |
Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola |
author |
Barbante, Cesário José Sanjambo |
author_facet |
Barbante, Cesário José Sanjambo Oliveira, Lia Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Lia Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbante, Cesário José Sanjambo Oliveira, Lia Raquel |
description |
O mundo está a viver uma experiência única, nunca visto dantes, face à pandemia da COVID-19. Neste sentido, a educação online por parte dos alunos tem sido mais explorada em tempos pandémicos. O presente trabalho objetiva constatar as condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior, em Angola. A metodologia desta investigação inscreve-se num plano não experimental. Foram adotadas, para a recolha de dados, as seguintes técnicas: dados compilados, conjunto de dados, observação indireta e inquérito por questionário. Definiu-se a seguinte questão de investigação: quais as condições TIC dos alunos para o acesso à educação online em tempo de pandemia? Com este estudo, constatou-se que a maior parte dos alunos tem disponível recursos tecnológicos ligados à internet – com largura de banda reduzida –, designadamente computador, smartphone e tablet. Os resultados ainda mostram que existe um número considerável de alunos que não possui um equipamento TIC ligado à internet. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-24T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/238 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/238 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/238 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/238 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/238/362 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/238/373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 171-180 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 171-180 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 171-180 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 171-180 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130453141094400 |