“Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Diana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carneiro, Maria João, Kastenholz, Elisabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38699
Resumo: A indústria mundial vinícola tem vindo a ser consensualmente compreendida de acordo com a dicotomia "Velho Mundo" versus "Novo Mundo". Esta distinção tende a refeetir-se no enoturismo que aí é praticado, sendo o enoturismo do "Velho Mundo" mais centrado no vinho, na degustação e compra/venda do vinho, enquanto o enoturismo do "Novo Mundo" tende a ser mais abrangente no sentidoda experiência turística, considerando, para além do vinho, toda a envolvência, como a paisagem rural, as atividades que aí se podem desenvolver, uma experiência mais global do território e da sua cultura e natureza. Mas será esta distinção repercutida nas características sociodemográficas e no comportamento de viagem do visitante? Esta revisão da literatura visa comparar o perfil sociodemográfico e o comportamento de viagem dos enoturistas de "Velho Mundo" e de "Novo Mundo". Para tal, foram analisados 60 trabalhos científicos, maioritariamente desenvolvidos nos últimos cinco anos. Os resultados sugerem que o enoturista de "Velho Mundo" e de "Novo Mundo" se diferencia apenas no que respeita ao sexo, sendo maioritariamente do sexo masculino no primeiro caso e do sexo feminino no segundo. São discutidos estes resultados com especial ênfase nas narrativas sociais sobre o consumo de álcool. Para além disso, os resultados indicam ainda uma lacuna na investigação acerca do comportamento de viagem do enoturista, sobretudo observável, sublinhando-se a necessidade de se continuarem a desenvolver estudos neste âmbito, especialmente considerando a dicotomia "Velho Mundo"/"Novo Mundo".
id RCAP_cb80b8eb0a1a5ee2d0800c3fa34eeaf5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38699
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista?EnoturistaPerfil sociodemográficoComportamento de viagemVelho MundoA indústria mundial vinícola tem vindo a ser consensualmente compreendida de acordo com a dicotomia "Velho Mundo" versus "Novo Mundo". Esta distinção tende a refeetir-se no enoturismo que aí é praticado, sendo o enoturismo do "Velho Mundo" mais centrado no vinho, na degustação e compra/venda do vinho, enquanto o enoturismo do "Novo Mundo" tende a ser mais abrangente no sentidoda experiência turística, considerando, para além do vinho, toda a envolvência, como a paisagem rural, as atividades que aí se podem desenvolver, uma experiência mais global do território e da sua cultura e natureza. Mas será esta distinção repercutida nas características sociodemográficas e no comportamento de viagem do visitante? Esta revisão da literatura visa comparar o perfil sociodemográfico e o comportamento de viagem dos enoturistas de "Velho Mundo" e de "Novo Mundo". Para tal, foram analisados 60 trabalhos científicos, maioritariamente desenvolvidos nos últimos cinco anos. Os resultados sugerem que o enoturista de "Velho Mundo" e de "Novo Mundo" se diferencia apenas no que respeita ao sexo, sendo maioritariamente do sexo masculino no primeiro caso e do sexo feminino no segundo. São discutidos estes resultados com especial ênfase nas narrativas sociais sobre o consumo de álcool. Para além disso, os resultados indicam ainda uma lacuna na investigação acerca do comportamento de viagem do enoturista, sobretudo observável, sublinhando-se a necessidade de se continuarem a desenvolver estudos neste âmbito, especialmente considerando a dicotomia "Velho Mundo"/"Novo Mundo".The world wine industry has been consensually understood according to the dichotomy "Old World" versus "New World". This distinction tends to be reflected in the wine tourism that is practiced there, with "Old World" wine tourism more centered on wine, tasting and buying/selling wine, while "New World" wine tourism tends to be more comprehensive in sense of the tourist experience, considering, in addition to wine, all the surroundings, such as the rural landscape, the activities that can be developed there, a more global experience of the territory and its culture and nature. But is this distinction reflected in the visitor's sociodemographic characteristics and travel behavior? This literature review aims to compare the sociodemographic profile and travel behavior of "Old World" and "New World" wine tourists. To this end, 60 scientific works were analyzed, mostly developed in the last five years. The results suggest that the "Old World" and "New World" wine tourism experts differ only with regard to sex, being mostly male in the first case and female in the second. These results are discussed with special emphasis on social narratives about alcohol consumption. In addition, the results also indicate an investigation gap about the travel behavior of the wine tourist, mainly observable, emphasizing the need to continue to develop studies in this area, especially considering the "Old World" / "New World" dichotomyDEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-17T10:36:46Z2020-11-19T00:00:00Z2020-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38699por10.34624/rtd.v0i34.22354Cunha, DianaCarneiro, Maria JoãoKastenholz, Elisabethinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:29Zoai:ria.ua.pt:10773/38699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:02.715613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista?
title “Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista?
spellingShingle “Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista?
Cunha, Diana
Enoturista
Perfil sociodemográfico
Comportamento de viagem
Velho Mundo
title_short “Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista?
title_full “Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista?
title_fullStr “Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista?
title_full_unstemmed “Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista?
title_sort “Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista?
author Cunha, Diana
author_facet Cunha, Diana
Carneiro, Maria João
Kastenholz, Elisabeth
author_role author
author2 Carneiro, Maria João
Kastenholz, Elisabeth
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Diana
Carneiro, Maria João
Kastenholz, Elisabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Enoturista
Perfil sociodemográfico
Comportamento de viagem
Velho Mundo
topic Enoturista
Perfil sociodemográfico
Comportamento de viagem
Velho Mundo
description A indústria mundial vinícola tem vindo a ser consensualmente compreendida de acordo com a dicotomia "Velho Mundo" versus "Novo Mundo". Esta distinção tende a refeetir-se no enoturismo que aí é praticado, sendo o enoturismo do "Velho Mundo" mais centrado no vinho, na degustação e compra/venda do vinho, enquanto o enoturismo do "Novo Mundo" tende a ser mais abrangente no sentidoda experiência turística, considerando, para além do vinho, toda a envolvência, como a paisagem rural, as atividades que aí se podem desenvolver, uma experiência mais global do território e da sua cultura e natureza. Mas será esta distinção repercutida nas características sociodemográficas e no comportamento de viagem do visitante? Esta revisão da literatura visa comparar o perfil sociodemográfico e o comportamento de viagem dos enoturistas de "Velho Mundo" e de "Novo Mundo". Para tal, foram analisados 60 trabalhos científicos, maioritariamente desenvolvidos nos últimos cinco anos. Os resultados sugerem que o enoturista de "Velho Mundo" e de "Novo Mundo" se diferencia apenas no que respeita ao sexo, sendo maioritariamente do sexo masculino no primeiro caso e do sexo feminino no segundo. São discutidos estes resultados com especial ênfase nas narrativas sociais sobre o consumo de álcool. Para além disso, os resultados indicam ainda uma lacuna na investigação acerca do comportamento de viagem do enoturista, sobretudo observável, sublinhando-se a necessidade de se continuarem a desenvolver estudos neste âmbito, especialmente considerando a dicotomia "Velho Mundo"/"Novo Mundo".
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19T00:00:00Z
2020-11-19
2023-07-17T10:36:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38699
url http://hdl.handle.net/10773/38699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34624/rtd.v0i34.22354
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137741695352832