O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Karini da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6891
Resumo: Este estudo destaca o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino da Geografia pelos professores da rede pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar o uso das TICs na perspectiva do ensino da Geografia para contribuir com o processo de ensino/aprendizagem. Para a construção desse estudo, discute-se as propostas de Kenski (2011), Castells (2003), Ferreira (2013), Moran (2003) e Francklin (2017). A investigação está pautada no método qualitativo, uma vez que é o mais adequado para a compreensão do fenômeno estudado. Faz-se uso da coleta de dados, apresentando gráficos, que são analisados durante o processo, para a compreensão do grupo envolvido, que é formado por 50 professores de Geografia que estão vinculados à Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, Brasil, no ano de 2018. Para obtenção dos dados, optou-se pelo uso de questionário via internet. A partir da análise desses questionários, verificou-se que 70,8% dos professores de Geografia concordam que as TICs permitem uma aproximação do universo dos alunos, favorecendo a atenção e o aprendizado. Percebeu-se, também, a insuficiência de equipamentos tecnológicos no ambiente escolar, além da falta de formação continuada para os professores. Diante dos dados coletados, conclui-se que os professores inqueridos sabem utilizar a internet, apresentam interesse em aprender novas tecnologias, utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, porém poucos passaram por algum curso de aperfeiçoamento em TICs, enfrentando dificuldades de integração entre as tecnologias e as suas práticas pedagógicas.
id RCAP_a7e198dc921067dc1059cac73167ccfc
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6891
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEnsinoGeografiaTecnologia da informação e comunicaçãoPrática docenteTeachingGeographyInformation and comunication technologyTeaching practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo destaca o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino da Geografia pelos professores da rede pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar o uso das TICs na perspectiva do ensino da Geografia para contribuir com o processo de ensino/aprendizagem. Para a construção desse estudo, discute-se as propostas de Kenski (2011), Castells (2003), Ferreira (2013), Moran (2003) e Francklin (2017). A investigação está pautada no método qualitativo, uma vez que é o mais adequado para a compreensão do fenômeno estudado. Faz-se uso da coleta de dados, apresentando gráficos, que são analisados durante o processo, para a compreensão do grupo envolvido, que é formado por 50 professores de Geografia que estão vinculados à Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, Brasil, no ano de 2018. Para obtenção dos dados, optou-se pelo uso de questionário via internet. A partir da análise desses questionários, verificou-se que 70,8% dos professores de Geografia concordam que as TICs permitem uma aproximação do universo dos alunos, favorecendo a atenção e o aprendizado. Percebeu-se, também, a insuficiência de equipamentos tecnológicos no ambiente escolar, além da falta de formação continuada para os professores. Diante dos dados coletados, conclui-se que os professores inqueridos sabem utilizar a internet, apresentam interesse em aprender novas tecnologias, utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, porém poucos passaram por algum curso de aperfeiçoamento em TICs, enfrentando dificuldades de integração entre as tecnologias e as suas práticas pedagógicas.This study highlights the pedagogical uses of the information and comunication technology (ICT) in Geography by the teachers in public network in the Brazilian state of Maranhão. It aims to analyze the ICT uses on Geography in the teaching perspective, for contributing to the teaching-lerarning process. For this study construction, it is discussed the proposals presented by Kenski (2011), Castells (2003), Ferreira (2013), Moran (2003) and Francklin (2017). The investigation is ruled in a qualitative method, once it is more appropriate to the comprehension of the phenomena studied. It is used data collect, presenting graphichs, which are analyzed during the process, to the comprehension of the group envolved, which is formed by 50 Geography teachers who are linked to the Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, Brazil, in 2018. For obtaing the data, it was used an online questionnaire. According to the analysis of theses questionnaires, it was verified that 70,8% of the Geography teachers agree that the information and comunication technology allows na approximation of the students’ universe, supporting the attention and the learning process. It was also noticed the insufficiency of technological equipments in the school environment, besides the absence of constant profissional formations to the teachers. Considering the data collected, it is possible to conclude that the teachers inquered know how to access internet, presenting interest in how learn new technologies, using technological resources in classroom, however just a few of them studied in an improvement course in ICT, facing some dificulties for integrating the Technologies and their pedagogical practices.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPinto, Karini da Silva2018-08-03T13:39:34Z2018-07-04T00:00:00Z2018-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:16Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:47.593567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação
title O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação
spellingShingle O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação
Pinto, Karini da Silva
Ensino
Geografia
Tecnologia da informação e comunicação
Prática docente
Teaching
Geography
Information and comunication technology
Teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação
title_full O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação
title_fullStr O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação
title_full_unstemmed O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação
title_sort O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação
author Pinto, Karini da Silva
author_facet Pinto, Karini da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Tereza
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Karini da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Geografia
Tecnologia da informação e comunicação
Prática docente
Teaching
Geography
Information and comunication technology
Teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino
Geografia
Tecnologia da informação e comunicação
Prática docente
Teaching
Geography
Information and comunication technology
Teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo destaca o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino da Geografia pelos professores da rede pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar o uso das TICs na perspectiva do ensino da Geografia para contribuir com o processo de ensino/aprendizagem. Para a construção desse estudo, discute-se as propostas de Kenski (2011), Castells (2003), Ferreira (2013), Moran (2003) e Francklin (2017). A investigação está pautada no método qualitativo, uma vez que é o mais adequado para a compreensão do fenômeno estudado. Faz-se uso da coleta de dados, apresentando gráficos, que são analisados durante o processo, para a compreensão do grupo envolvido, que é formado por 50 professores de Geografia que estão vinculados à Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, Brasil, no ano de 2018. Para obtenção dos dados, optou-se pelo uso de questionário via internet. A partir da análise desses questionários, verificou-se que 70,8% dos professores de Geografia concordam que as TICs permitem uma aproximação do universo dos alunos, favorecendo a atenção e o aprendizado. Percebeu-se, também, a insuficiência de equipamentos tecnológicos no ambiente escolar, além da falta de formação continuada para os professores. Diante dos dados coletados, conclui-se que os professores inqueridos sabem utilizar a internet, apresentam interesse em aprender novas tecnologias, utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, porém poucos passaram por algum curso de aperfeiçoamento em TICs, enfrentando dificuldades de integração entre as tecnologias e as suas práticas pedagógicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03T13:39:34Z
2018-07-04T00:00:00Z
2018-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6891
url http://hdl.handle.net/10284/6891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130304771784704