Os recursos de comunicação enquanto facilitadores do ensino de geografia: experiências com o uso de reportagens no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hahn, Ana Rita Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140198
Resumo: O ambiente escolar configura como um cenário de conflitos pedagógicos, os quais aparecem através de críticas aos professores e aos seus métodos de aula pouco dinâmicos. As aulas de Geografia encontram-se situadas em meio a esses conflitos, uma vez que, cada vez mais, essa disciplina é alvo de críticas concernentes aos temas densos, confusos e desinteressantes para a maioria dos alunos. Diante dessa realidade, a presente reflexão objetiva analisar experiências realizadas em turmas do Sexto Ano e do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada no município de Porto Alegre, tendo sido essas experiências realizadas durante o estágio curricular de docência em Geografia no ano de dois mil e doze. As experiências analisadas referem-se a aulas ministradas com o uso de reportagens oriundas da internet, sendo essas reportagens concernentes a temas que estavam sendo trabalhados com os alunos nas aulas de Geografia, como as diferenças entre Tempo e Clima e a degradação dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Os planos de aula elaborados e aplicados nessas aulas foram analisados, assim como houve uma reflexão acerca da prática desenvolvida em sala de aula durante esses encontros, de forma que se compreendessem tanto as experiências que foram satisfatórias, quanto as experiências que devem ser revistas, planejando-se, por fim, uma oficina pedagógica que contemplasse o uso de reportagens e que considerasse as reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho.
id UFRGS-2_2311b3a7ccf9cdc4ae6d9fee7e1e8cb8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140198
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hahn, Ana Rita OliveiraCastrogiovanni, Antônio Carlos2016-05-04T02:07:59Z2013http://hdl.handle.net/10183/140198000990679O ambiente escolar configura como um cenário de conflitos pedagógicos, os quais aparecem através de críticas aos professores e aos seus métodos de aula pouco dinâmicos. As aulas de Geografia encontram-se situadas em meio a esses conflitos, uma vez que, cada vez mais, essa disciplina é alvo de críticas concernentes aos temas densos, confusos e desinteressantes para a maioria dos alunos. Diante dessa realidade, a presente reflexão objetiva analisar experiências realizadas em turmas do Sexto Ano e do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada no município de Porto Alegre, tendo sido essas experiências realizadas durante o estágio curricular de docência em Geografia no ano de dois mil e doze. As experiências analisadas referem-se a aulas ministradas com o uso de reportagens oriundas da internet, sendo essas reportagens concernentes a temas que estavam sendo trabalhados com os alunos nas aulas de Geografia, como as diferenças entre Tempo e Clima e a degradação dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Os planos de aula elaborados e aplicados nessas aulas foram analisados, assim como houve uma reflexão acerca da prática desenvolvida em sala de aula durante esses encontros, de forma que se compreendessem tanto as experiências que foram satisfatórias, quanto as experiências que devem ser revistas, planejando-se, por fim, uma oficina pedagógica que contemplasse o uso de reportagens e que considerasse as reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho.The environmental school shows itself as a conflict of pedagogical scenario which appears as critical for teachers and for their bit dynamic lecture methods. The Geography lectures are in these conflicts, because is the target of criticism concerning the dense, confused and uninteresting themes for most students. In this reality, this reflection wants to analyze experiences done in 6th and 7th year classes from the Elementary School in a school located in Porto Alegre city, the study were done during the teaching internship in Geography in two thousand and twelve. The experiences analyzed the lectures using internet news, using subjects that were being study during the lectures, for example, the difference between Weather and Climate and the degradation of the Amazônia, Cerrado and Pantanal biomes. The lecture plains and application were analyzed, there were a reflection on the practice developed in the classroom during these meetings, so they were able to understand the experiences that were satisfactory and the experiences that should be reviewed, finally planning an educational workshop that used reports and that consider the reflections developed along this monograph.application/pdfporEnsino de geografiaEnsino fundamentalTeachingGeographyElementary schoolComunicationOs recursos de comunicação enquanto facilitadores do ensino de geografia: experiências com o uso de reportagens no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990679.pdf000990679.pdfTexto completoapplication/pdf1606794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140198/1/000990679.pdf46fd0ccb2b2b366afff55722716ab1c2MD51TEXT000990679.pdf.txt000990679.pdf.txtExtracted Texttext/plain121275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140198/2/000990679.pdf.txt86f061706870e223609b91bc1493803bMD52THUMBNAIL000990679.pdf.jpg000990679.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140198/3/000990679.pdf.jpgd8ace9fafbd61bfa947ad1d60a4e8ee1MD5310183/1401982018-10-25 09:25:33.258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140198Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:25:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os recursos de comunicação enquanto facilitadores do ensino de geografia: experiências com o uso de reportagens no ensino fundamental
title Os recursos de comunicação enquanto facilitadores do ensino de geografia: experiências com o uso de reportagens no ensino fundamental
spellingShingle Os recursos de comunicação enquanto facilitadores do ensino de geografia: experiências com o uso de reportagens no ensino fundamental
Hahn, Ana Rita Oliveira
Ensino de geografia
Ensino fundamental
Teaching
Geography
Elementary school
Comunication
title_short Os recursos de comunicação enquanto facilitadores do ensino de geografia: experiências com o uso de reportagens no ensino fundamental
title_full Os recursos de comunicação enquanto facilitadores do ensino de geografia: experiências com o uso de reportagens no ensino fundamental
title_fullStr Os recursos de comunicação enquanto facilitadores do ensino de geografia: experiências com o uso de reportagens no ensino fundamental
title_full_unstemmed Os recursos de comunicação enquanto facilitadores do ensino de geografia: experiências com o uso de reportagens no ensino fundamental
title_sort Os recursos de comunicação enquanto facilitadores do ensino de geografia: experiências com o uso de reportagens no ensino fundamental
author Hahn, Ana Rita Oliveira
author_facet Hahn, Ana Rita Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hahn, Ana Rita Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
contributor_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Ensino fundamental
topic Ensino de geografia
Ensino fundamental
Teaching
Geography
Elementary school
Comunication
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Geography
Elementary school
Comunication
description O ambiente escolar configura como um cenário de conflitos pedagógicos, os quais aparecem através de críticas aos professores e aos seus métodos de aula pouco dinâmicos. As aulas de Geografia encontram-se situadas em meio a esses conflitos, uma vez que, cada vez mais, essa disciplina é alvo de críticas concernentes aos temas densos, confusos e desinteressantes para a maioria dos alunos. Diante dessa realidade, a presente reflexão objetiva analisar experiências realizadas em turmas do Sexto Ano e do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada no município de Porto Alegre, tendo sido essas experiências realizadas durante o estágio curricular de docência em Geografia no ano de dois mil e doze. As experiências analisadas referem-se a aulas ministradas com o uso de reportagens oriundas da internet, sendo essas reportagens concernentes a temas que estavam sendo trabalhados com os alunos nas aulas de Geografia, como as diferenças entre Tempo e Clima e a degradação dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Os planos de aula elaborados e aplicados nessas aulas foram analisados, assim como houve uma reflexão acerca da prática desenvolvida em sala de aula durante esses encontros, de forma que se compreendessem tanto as experiências que foram satisfatórias, quanto as experiências que devem ser revistas, planejando-se, por fim, uma oficina pedagógica que contemplasse o uso de reportagens e que considerasse as reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140198
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990679
url http://hdl.handle.net/10183/140198
identifier_str_mv 000990679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140198/1/000990679.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140198/2/000990679.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140198/3/000990679.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 46fd0ccb2b2b366afff55722716ab1c2
86f061706870e223609b91bc1493803b
d8ace9fafbd61bfa947ad1d60a4e8ee1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224507070873600