Avaliação das aprendizagens na educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38314 |
Resumo: | Com este trabalho pretendeu-se, numa primeira fase, coligir as principais determinações legais dos Decreto-Lei n.º 54 de 2018 e do Decreto-Lei n.º 55 de 2018 no que diz respeito à avaliação das aprendizagens de alunos com necessidades educativas, que determinem a adaptação dos processos de avaliação. Focando, nomeadamente, a atenção nos processos de adaptação preconizados. Numa segunda fase, desenvolveu-se um pequeno estudo com o principal objetivo de analisar a perceção dos docentes relativa à avaliação das aprendizagens dos seus alunos com necessidades educativas. Para a realização deste estudo foram selecionados onze docentes, provenientes de diferentes áreas curriculares, com e sem formação em educação inclusiva. Estes professores lecionavam no estabelecimento onde se desenvolveu a prática de ensino supervisionada. Os dados foram recolhidos através de inquirição mais concretamente através da elaboração de entrevistas escritas aos participantes desta investigação. Este estudo insere-se num estudo de caso, mais concretamente numa análise qualitativa das perceções individualizadas dos professores. A apresentação dos dados é descritiva. Os resultados indiciam uma escassa formação dos docentes ao nível da educação inclusiva. Embora os professores percebam e apliquem as adaptações necessárias ao processo de avaliação das aprendizagens, admitem que, devido a falta de formação, sentem dificuldades em implementar algumas adaptações. Apesar das dificuldades apontadas, os professores consideram que concedem aos alunos o direito pleno à avaliação das suas aprendizagens. Deste modo, a avaliação adaptada é considerada um fator de promoção da inclusão. |
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