Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83539 |
Resumo: | Este texto apresenta o dossiê intitulado Desafios da avaliação na e da Educação Infantil cuja proposta foi discutir movimentos avaliativos na Educação Infantil: os provocados quando se pensa a avaliação no interior das instituições, em acompanhamentos de propostas que acontecem no cotidiano e de processos vividos por crianças e adultos; os que ocorrem a partir de olhares externos às instituições, geralmente aliados às políticas educacionais e, ainda, os que articulam olhar interno e externo. Inicialmente aborda o caráter axiológico e ideológico das escolhas avaliativas e a importância de se pensar a finalidade educativa para responder às indagações: avaliar para quê? A qual educação serve as diversas propostas avaliativas na e da Educação Infantil? O texto traz alguns consensos da área da Educação Infantil que foram incorporados à legislação e aos documentos produzidos no âmbito do Ministério da Educação (MEC), nas últimas décadas, e aponta as descontinuidades da política atual, especialmente, a partir da Política Nacional de Alfabetização e seus possíveis desdobramentos para a avaliação na e da Educação Infantil. Depois apresenta cada um dos oito artigos que compõem o dossiê e seus movimentos avaliativos. |
id |
UFPR-4_56f28c4c5a61968b128b3c8dc28f1bd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/83539 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação InfantilEducaçãoEducação Infantil, avaliação, politicas educacionaisAvaliçãoEste texto apresenta o dossiê intitulado Desafios da avaliação na e da Educação Infantil cuja proposta foi discutir movimentos avaliativos na Educação Infantil: os provocados quando se pensa a avaliação no interior das instituições, em acompanhamentos de propostas que acontecem no cotidiano e de processos vividos por crianças e adultos; os que ocorrem a partir de olhares externos às instituições, geralmente aliados às políticas educacionais e, ainda, os que articulam olhar interno e externo. Inicialmente aborda o caráter axiológico e ideológico das escolhas avaliativas e a importância de se pensar a finalidade educativa para responder às indagações: avaliar para quê? A qual educação serve as diversas propostas avaliativas na e da Educação Infantil? O texto traz alguns consensos da área da Educação Infantil que foram incorporados à legislação e aos documentos produzidos no âmbito do Ministério da Educação (MEC), nas últimas décadas, e aponta as descontinuidades da política atual, especialmente, a partir da Política Nacional de Alfabetização e seus possíveis desdobramentos para a avaliação na e da Educação Infantil. Depois apresenta cada um dos oito artigos que compõem o dossiê e seus movimentos avaliativos.UFPRCorsino, Patricia2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83539Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83539/45161https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83539/45162https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83539/50663Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/83539Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil |
title |
Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil |
spellingShingle |
Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil Corsino, Patricia Educação Educação Infantil, avaliação, politicas educacionais Avalição |
title_short |
Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil |
title_full |
Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil |
title_fullStr |
Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil |
title_sort |
Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil |
author |
Corsino, Patricia |
author_facet |
Corsino, Patricia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corsino, Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Infantil, avaliação, politicas educacionais Avalição |
topic |
Educação Educação Infantil, avaliação, politicas educacionais Avalição |
description |
Este texto apresenta o dossiê intitulado Desafios da avaliação na e da Educação Infantil cuja proposta foi discutir movimentos avaliativos na Educação Infantil: os provocados quando se pensa a avaliação no interior das instituições, em acompanhamentos de propostas que acontecem no cotidiano e de processos vividos por crianças e adultos; os que ocorrem a partir de olhares externos às instituições, geralmente aliados às políticas educacionais e, ainda, os que articulam olhar interno e externo. Inicialmente aborda o caráter axiológico e ideológico das escolhas avaliativas e a importância de se pensar a finalidade educativa para responder às indagações: avaliar para quê? A qual educação serve as diversas propostas avaliativas na e da Educação Infantil? O texto traz alguns consensos da área da Educação Infantil que foram incorporados à legislação e aos documentos produzidos no âmbito do Ministério da Educação (MEC), nas últimas décadas, e aponta as descontinuidades da política atual, especialmente, a partir da Política Nacional de Alfabetização e seus possíveis desdobramentos para a avaliação na e da Educação Infantil. Depois apresenta cada um dos oito artigos que compõem o dossiê e seus movimentos avaliativos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83539 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83539/45161 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83539/45162 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83539/50663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900256174080 |