A COMUNICAÇÃO NA INDÚSTRIA CRIATIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ATIVIDADE TRABALHISTA FORMAL NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4840 |
Resumo: | As análises em torno da economia criativa encontram, na comunicação, um campo profícuo para discussões científicas, que levam em conta as conexões e as possibilidades de articulação de jornalismo, audiovisual, publicidade e relações públicas no setor dentro do país. A problemática, no entanto, está em perceber a relação entre as ocupações da comunicação e as atividades da indústria criativa no Brasil. Por essa ordem, o presente estudo apresenta uma pesquisa a partir da utilização de informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho (Brasil). Metodologicamente, o artigo espelha-se na construção analítica do Department for Culture, Media and Sport (DCMS, 2016) do Reino Unido. Assim, apresentam-se aqui um entendimento para indústria criativa: a metodologia do estudo expõe as categorias de análise e os recortes das ocupações e das atividades econômicas na perspectiva do Brasil; os resultados e as discussões dimensionam os profissionais da comunicação e a indústria criativa e, ainda, sugerem uma agenda de temas pertinentes à ampliação da análise, considerando as implicações territoriais e a importância para o desenvolvimento econômico do país. |
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A COMUNICAÇÃO NA INDÚSTRIA CRIATIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ATIVIDADE TRABALHISTA FORMAL NO BRASILTrabalho formal. Economia criativa. Desenvolvimento.As análises em torno da economia criativa encontram, na comunicação, um campo profícuo para discussões científicas, que levam em conta as conexões e as possibilidades de articulação de jornalismo, audiovisual, publicidade e relações públicas no setor dentro do país. A problemática, no entanto, está em perceber a relação entre as ocupações da comunicação e as atividades da indústria criativa no Brasil. Por essa ordem, o presente estudo apresenta uma pesquisa a partir da utilização de informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho (Brasil). Metodologicamente, o artigo espelha-se na construção analítica do Department for Culture, Media and Sport (DCMS, 2016) do Reino Unido. Assim, apresentam-se aqui um entendimento para indústria criativa: a metodologia do estudo expõe as categorias de análise e os recortes das ocupações e das atividades econômicas na perspectiva do Brasil; os resultados e as discussões dimensionam os profissionais da comunicação e a indústria criativa e, ainda, sugerem uma agenda de temas pertinentes à ampliação da análise, considerando as implicações territoriais e a importância para o desenvolvimento econômico do país.Universidade de Taubaté2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/484010.54399/rbgdr.v15i4, jul.4840Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 4, jul (2019): Edição EspecialRBGDR; Vol. 15 Núm. 4, jul (2019): Edição EspecialRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 4, jul (2019): Edição Especial1809-239X10.54399/rbgdr.v15i4, julreponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4840/797Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Tiago CostaOliveira, Victor da SilvaGrziwinski, Darlan Santos2019-08-13T01:35:41Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/4840Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-08-13T01:35:41Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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