Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6896 |
Resumo: | As instituições educacionais no Brasil vêm passando por um grande processo de mudança, implicando uma adequação aos novos padrões da sociedade, por meio da inovação e da prática de gestão participativa. Nesta perspectiva, um dos grandes desafios é a implantação de um modelo de gestão integrada, que atenda aos anseios da comunidade escolar e que envolva todos os intervenientes no processo educacional. Nesse contexto, esta pesquisa analisa a aplicação de um Sistema de Gestão Integrado, no contexto educacional do município de Ipojuca. O objetivo é analisar as percepções dos gestores, coordenadores, supervisores e alunos, acerca da sua participação, enquanto comunidade, na implantação e optimização de um sistema de gestão integrado (SGI) em uma escola municipal de Ipojuca-PE, no período de 2010 à 2012. Utilizamos para essa investigação a metodologia qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas estruturadas e questionários analisados com o programa SPSS. Os resultados permitem concluir que, embora a mudança para a gestão democrática seja percepcionada como significativa e positiva, há ainda alguns constrangimentos, devido às políticas públicas, escassez de tempo de implantação e falta de comunicação eficaz. No entanto, é de assinalar uma avaliação externa e interna elevada, mais empenho em geral e mais participação da família, num trabalho colaborativo entre todos. Assim, o caminho para a gestão democrática, inicia-se através do diálogo e discussão de seus problemas e de suas necessidades, permitindo a participação de todos os membros no processo educativo. |
id |
RCAP_a802c1c61cdb36a944140c2626686a27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6896 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de IpojucaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOGESTÃO PARTICIPATIVAPOLÍTICA EDUCATIVAINOVAÇÃO EDUCACIONALESCOLASESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONPARTICIPATIVE MANAGEMENTEDUCATIONAL POLICYEDUCATIONAL INNOVATIONSCHOOLSCASE STUDIESBRAZILAs instituições educacionais no Brasil vêm passando por um grande processo de mudança, implicando uma adequação aos novos padrões da sociedade, por meio da inovação e da prática de gestão participativa. Nesta perspectiva, um dos grandes desafios é a implantação de um modelo de gestão integrada, que atenda aos anseios da comunidade escolar e que envolva todos os intervenientes no processo educacional. Nesse contexto, esta pesquisa analisa a aplicação de um Sistema de Gestão Integrado, no contexto educacional do município de Ipojuca. O objetivo é analisar as percepções dos gestores, coordenadores, supervisores e alunos, acerca da sua participação, enquanto comunidade, na implantação e optimização de um sistema de gestão integrado (SGI) em uma escola municipal de Ipojuca-PE, no período de 2010 à 2012. Utilizamos para essa investigação a metodologia qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas estruturadas e questionários analisados com o programa SPSS. Os resultados permitem concluir que, embora a mudança para a gestão democrática seja percepcionada como significativa e positiva, há ainda alguns constrangimentos, devido às políticas públicas, escassez de tempo de implantação e falta de comunicação eficaz. No entanto, é de assinalar uma avaliação externa e interna elevada, mais empenho em geral e mais participação da família, num trabalho colaborativo entre todos. Assim, o caminho para a gestão democrática, inicia-se através do diálogo e discussão de seus problemas e de suas necessidades, permitindo a participação de todos os membros no processo educativo.Educational institutions in Brazil have been going through a major process of change, implying an adjustment to the new standards of society, through innovation and the practice of participatory management. In this perspective, a major challenge is the implementation of an integrated management model that meets the aspirations of the school community and involving all stakeholders in the educational process. In this context, this research analyzes the implementation of an Integrated Management System, the educational context of Ipojuca. The goal is to analyze the perceptions of managers, coordinators, supervisors and students about their participation as a community in the implementation and optimization of an integrated management system (IMS) in a municipal school of Ipojuca-PE, between the period of 2010 to 2012.We used the qualitative and quantitative methodology to do this research. The data were collected through interviews and questionnaires analyzed using SPSS. The results allow that although the change to democratic governance is perceived as significant and positive, there are still some embarrassment due to public policies, lack of time and lack of implementation of effective communication. However, it is necessary a high external and internal evaluation, more commitment in general and more participation of the family in a collaborative work among all. So the road to democratic management, starts through dialogue and discussion of their problems and needs, allowing the participation of all members in the educational process.2016-04-01T18:52:05Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6896TID:201147874porSilva, Silvia Helena Vasconcelos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:51.656501Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca |
title |
Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca |
spellingShingle |
Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca Silva, Silvia Helena Vasconcelos da MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO GESTÃO PARTICIPATIVA POLÍTICA EDUCATIVA INOVAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAS ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION PARTICIPATIVE MANAGEMENT EDUCATIONAL POLICY EDUCATIONAL INNOVATION SCHOOLS CASE STUDIES BRAZIL |
title_short |
Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca |
title_full |
Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca |
title_fullStr |
Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca |
title_full_unstemmed |
Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca |
title_sort |
Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca |
author |
Silva, Silvia Helena Vasconcelos da |
author_facet |
Silva, Silvia Helena Vasconcelos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Silvia Helena Vasconcelos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO GESTÃO PARTICIPATIVA POLÍTICA EDUCATIVA INOVAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAS ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION PARTICIPATIVE MANAGEMENT EDUCATIONAL POLICY EDUCATIONAL INNOVATION SCHOOLS CASE STUDIES BRAZIL |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO GESTÃO PARTICIPATIVA POLÍTICA EDUCATIVA INOVAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAS ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION PARTICIPATIVE MANAGEMENT EDUCATIONAL POLICY EDUCATIONAL INNOVATION SCHOOLS CASE STUDIES BRAZIL |
description |
As instituições educacionais no Brasil vêm passando por um grande processo de mudança, implicando uma adequação aos novos padrões da sociedade, por meio da inovação e da prática de gestão participativa. Nesta perspectiva, um dos grandes desafios é a implantação de um modelo de gestão integrada, que atenda aos anseios da comunidade escolar e que envolva todos os intervenientes no processo educacional. Nesse contexto, esta pesquisa analisa a aplicação de um Sistema de Gestão Integrado, no contexto educacional do município de Ipojuca. O objetivo é analisar as percepções dos gestores, coordenadores, supervisores e alunos, acerca da sua participação, enquanto comunidade, na implantação e optimização de um sistema de gestão integrado (SGI) em uma escola municipal de Ipojuca-PE, no período de 2010 à 2012. Utilizamos para essa investigação a metodologia qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas estruturadas e questionários analisados com o programa SPSS. Os resultados permitem concluir que, embora a mudança para a gestão democrática seja percepcionada como significativa e positiva, há ainda alguns constrangimentos, devido às políticas públicas, escassez de tempo de implantação e falta de comunicação eficaz. No entanto, é de assinalar uma avaliação externa e interna elevada, mais empenho em geral e mais participação da família, num trabalho colaborativo entre todos. Assim, o caminho para a gestão democrática, inicia-se através do diálogo e discussão de seus problemas e de suas necessidades, permitindo a participação de todos os membros no processo educativo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-04-01T18:52:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6896 TID:201147874 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6896 |
identifier_str_mv |
TID:201147874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131275643060224 |