Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvia Helena Vasconcelos da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6896
Resumo: As instituições educacionais no Brasil vêm passando por um grande processo de mudança, implicando uma adequação aos novos padrões da sociedade, por meio da inovação e da prática de gestão participativa. Nesta perspectiva, um dos grandes desafios é a implantação de um modelo de gestão integrada, que atenda aos anseios da comunidade escolar e que envolva todos os intervenientes no processo educacional. Nesse contexto, esta pesquisa analisa a aplicação de um Sistema de Gestão Integrado, no contexto educacional do município de Ipojuca. O objetivo é analisar as percepções dos gestores, coordenadores, supervisores e alunos, acerca da sua participação, enquanto comunidade, na implantação e optimização de um sistema de gestão integrado (SGI) em uma escola municipal de Ipojuca-PE, no período de 2010 à 2012. Utilizamos para essa investigação a metodologia qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas estruturadas e questionários analisados com o programa SPSS. Os resultados permitem concluir que, embora a mudança para a gestão democrática seja percepcionada como significativa e positiva, há ainda alguns constrangimentos, devido às políticas públicas, escassez de tempo de implantação e falta de comunicação eficaz. No entanto, é de assinalar uma avaliação externa e interna elevada, mais empenho em geral e mais participação da família, num trabalho colaborativo entre todos. Assim, o caminho para a gestão democrática, inicia-se através do diálogo e discussão de seus problemas e de suas necessidades, permitindo a participação de todos os membros no processo educativo.
id RCAP_a802c1c61cdb36a944140c2626686a27
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6896
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de IpojucaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOGESTÃO PARTICIPATIVAPOLÍTICA EDUCATIVAINOVAÇÃO EDUCACIONALESCOLASESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONPARTICIPATIVE MANAGEMENTEDUCATIONAL POLICYEDUCATIONAL INNOVATIONSCHOOLSCASE STUDIESBRAZILAs instituições educacionais no Brasil vêm passando por um grande processo de mudança, implicando uma adequação aos novos padrões da sociedade, por meio da inovação e da prática de gestão participativa. Nesta perspectiva, um dos grandes desafios é a implantação de um modelo de gestão integrada, que atenda aos anseios da comunidade escolar e que envolva todos os intervenientes no processo educacional. Nesse contexto, esta pesquisa analisa a aplicação de um Sistema de Gestão Integrado, no contexto educacional do município de Ipojuca. O objetivo é analisar as percepções dos gestores, coordenadores, supervisores e alunos, acerca da sua participação, enquanto comunidade, na implantação e optimização de um sistema de gestão integrado (SGI) em uma escola municipal de Ipojuca-PE, no período de 2010 à 2012. Utilizamos para essa investigação a metodologia qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas estruturadas e questionários analisados com o programa SPSS. Os resultados permitem concluir que, embora a mudança para a gestão democrática seja percepcionada como significativa e positiva, há ainda alguns constrangimentos, devido às políticas públicas, escassez de tempo de implantação e falta de comunicação eficaz. No entanto, é de assinalar uma avaliação externa e interna elevada, mais empenho em geral e mais participação da família, num trabalho colaborativo entre todos. Assim, o caminho para a gestão democrática, inicia-se através do diálogo e discussão de seus problemas e de suas necessidades, permitindo a participação de todos os membros no processo educativo.Educational institutions in Brazil have been going through a major process of change, implying an adjustment to the new standards of society, through innovation and the practice of participatory management. In this perspective, a major challenge is the implementation of an integrated management model that meets the aspirations of the school community and involving all stakeholders in the educational process. In this context, this research analyzes the implementation of an Integrated Management System, the educational context of Ipojuca. The goal is to analyze the perceptions of managers, coordinators, supervisors and students about their participation as a community in the implementation and optimization of an integrated management system (IMS) in a municipal school of Ipojuca-PE, between the period of 2010 to 2012.We used the qualitative and quantitative methodology to do this research. The data were collected through interviews and questionnaires analyzed using SPSS. The results allow that although the change to democratic governance is perceived as significant and positive, there are still some embarrassment due to public policies, lack of time and lack of implementation of effective communication. However, it is necessary a high external and internal evaluation, more commitment in general and more participation of the family in a collaborative work among all. So the road to democratic management, starts through dialogue and discussion of their problems and needs, allowing the participation of all members in the educational process.2016-04-01T18:52:05Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6896TID:201147874porSilva, Silvia Helena Vasconcelos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:51.656501Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca
title Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca
spellingShingle Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca
Silva, Silvia Helena Vasconcelos da
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA
POLÍTICA EDUCATIVA
INOVAÇÃO EDUCACIONAL
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
PARTICIPATIVE MANAGEMENT
EDUCATIONAL POLICY
EDUCATIONAL INNOVATION
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
title_short Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca
title_full Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca
title_fullStr Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca
title_full_unstemmed Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca
title_sort Implantação de um sistema de gestão integrado numa escola pública do Município de Ipojuca
author Silva, Silvia Helena Vasconcelos da
author_facet Silva, Silvia Helena Vasconcelos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvia Helena Vasconcelos da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA
POLÍTICA EDUCATIVA
INOVAÇÃO EDUCACIONAL
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
PARTICIPATIVE MANAGEMENT
EDUCATIONAL POLICY
EDUCATIONAL INNOVATION
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA
POLÍTICA EDUCATIVA
INOVAÇÃO EDUCACIONAL
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
PARTICIPATIVE MANAGEMENT
EDUCATIONAL POLICY
EDUCATIONAL INNOVATION
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
description As instituições educacionais no Brasil vêm passando por um grande processo de mudança, implicando uma adequação aos novos padrões da sociedade, por meio da inovação e da prática de gestão participativa. Nesta perspectiva, um dos grandes desafios é a implantação de um modelo de gestão integrada, que atenda aos anseios da comunidade escolar e que envolva todos os intervenientes no processo educacional. Nesse contexto, esta pesquisa analisa a aplicação de um Sistema de Gestão Integrado, no contexto educacional do município de Ipojuca. O objetivo é analisar as percepções dos gestores, coordenadores, supervisores e alunos, acerca da sua participação, enquanto comunidade, na implantação e optimização de um sistema de gestão integrado (SGI) em uma escola municipal de Ipojuca-PE, no período de 2010 à 2012. Utilizamos para essa investigação a metodologia qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas estruturadas e questionários analisados com o programa SPSS. Os resultados permitem concluir que, embora a mudança para a gestão democrática seja percepcionada como significativa e positiva, há ainda alguns constrangimentos, devido às políticas públicas, escassez de tempo de implantação e falta de comunicação eficaz. No entanto, é de assinalar uma avaliação externa e interna elevada, mais empenho em geral e mais participação da família, num trabalho colaborativo entre todos. Assim, o caminho para a gestão democrática, inicia-se através do diálogo e discussão de seus problemas e de suas necessidades, permitindo a participação de todos os membros no processo educativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-04-01T18:52:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6896
TID:201147874
url http://hdl.handle.net/10437/6896
identifier_str_mv TID:201147874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131275643060224