Desenvolvimento de competências comunicativas e de literacia em pessoas com multideficiência: contributo das histórias multissensoriais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11143 |
Resumo: | Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Especial |
id |
RCAP_a807415c5c2174b56570acc84b6ac27f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências comunicativas e de literacia em pessoas com multideficiência: contributo das histórias multissensoriaisMultideficiênciaHistórias multissensoriaisComunicaçãoLiteraciaMultiple disabilitiesMulti-sensory storiesCommunicationLiteracyProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação EspecialA educação é um processo central no desenvolvimento do ser humano e neste contexto a leitura e a escrita são competências fundamentais para o levar a cabo. Face ao exposto, somos levados a interrogar-nos como se pode garantir o desenvolvimento deste processo nas pessoas com Necessidades Educativas Especiais e de forma particular nas pessoas com multideficiência (MD)? O presente estudo desenvolveu-se no seio do paradigma sócio-crítico através de um projeto de intervenção que seguiu uma metodologia de investigação-ação. Como tal, através de um processo de ação e reflexão desenvolveu-se de acordo com a espiral de ciclos que o caracterizam. Face à problemática emergente no seio da instituição onde durante o primeiro ano de mestrado desenvolvemos diversos trabalhos e a partir da realidade da vida da Maria, uma jovem com quem desde então trabalhámos, elaborámos a nossa hipótese de ação: O recurso a HMS contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação e literacia em pessoas com MD. O nosso trabalho teve como objetivos: (i) Identificar o contributo das HMS no desenvolvimento de competências de comunicação e literacia e (ii) Refletir sobre o conto de HMS como prática pedagógica significativa para a educação de pessoas com MD. Sendo a Maria o centro de todo o processo de investigação este trabalho inclui como participantes a própria comunidade educativa. A recolha de dados foi feita através de pesquisa documental, implementação do MAPs, e sendo o autor do estudo observador participante, recorremos também a notas de campo e registos vídeo. Incidindo a nossa análise nestes últimos. Por fim, distribuímos pelos elementos da comunidade educativa um inquérito por questionário para recolher a perceção que a comunidade educativa teve do nosso projeto e avaliar a nossa intervenção. Da análise dos dados e discussão de resultados emergiu a compreensão do papel do contador de histórias e das estratégias por este utilizadas durante as sessões e a compreensão dos comportamentos da Maria face às mesmas. Ao mesmo tempo, a análise realizada pôs a descoberto em que medida as HMS contribuíram para o desenvolvimento de competências comunicativas e de literacia face ao contexto em que nos inseríamos. Os resultados da avaliação que realizámos na comunidade foram ao encontro da nossa análise e desta forma pensamos poder afirmar que atingimos os objetivos que propusemos e que a nossa hipótese de ação se confirmou face ao problema identificado.ABSTRACT Education is a central process in the development of the human being and in this context reading and writing are fundamental skills to carry it out. In the light of the above, we are led to wonder how the development of this process can be ensured in people with Special Educational Needs and particularly in people with MD. The present study was developed within the socio-critical paradigm through an intervention project that followed an action-research methodology. As such, through a process of action and reflection it has developed according to the spiral of cycles that characterize it. Faced with the emerging problem within the institution where, during the first year of the master's degree, we developed several works and based on the reality of the life of Maria, a young woman with whom we have worked since then, we elaborated our hypothesis of action: The use of HMS contributes to the development of communication and literacy skills in people with MD. Our work had as objectives: (i) Identify the contribution of HMS in the development of communication and literacy skills and (ii) Reflect on the story of HMS as a significant pedagogical practice for the education of people with MD. Since Maria is the center of the entire research process, this work includes as participants the educational community itself. Data collection was done through desk research, implementation of MAPs, and as the author of the a participating observer study, we also used field notes and video records. Focusing our analysis on the latter. Finally, we distributed a survey questionnaire among the members of the educational community to collect the perception that the educational community had of our project and evaluate our intervention. From the data analysis and discussion of results emerged the understanding of the role of the storyteller and the strategies used by him during the sessions and the understanding of Maria's behavior towards them. At the same time, the analysis carried out revealed the extent to which HMS contributed to the development of communicative and literacy skills in the context in which we were inserted. The results of the evaluation we carried out in the community were in line with our analysis and in this way we think we can say that we achieved the objectives we proposed and that our hypothesis of action was confirmed in the face of the identified problem.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaNunes, ClarisseRCIPLOliveira, Nuno David dos Reis Falcão2020-02-21T11:28:46Z2020-02-052020-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11143TID:202390012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:03Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:27.249003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências comunicativas e de literacia em pessoas com multideficiência: contributo das histórias multissensoriais |
title |
Desenvolvimento de competências comunicativas e de literacia em pessoas com multideficiência: contributo das histórias multissensoriais |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências comunicativas e de literacia em pessoas com multideficiência: contributo das histórias multissensoriais Oliveira, Nuno David dos Reis Falcão Multideficiência Histórias multissensoriais Comunicação Literacia Multiple disabilities Multi-sensory stories Communication Literacy |
title_short |
Desenvolvimento de competências comunicativas e de literacia em pessoas com multideficiência: contributo das histórias multissensoriais |
title_full |
Desenvolvimento de competências comunicativas e de literacia em pessoas com multideficiência: contributo das histórias multissensoriais |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências comunicativas e de literacia em pessoas com multideficiência: contributo das histórias multissensoriais |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências comunicativas e de literacia em pessoas com multideficiência: contributo das histórias multissensoriais |
title_sort |
Desenvolvimento de competências comunicativas e de literacia em pessoas com multideficiência: contributo das histórias multissensoriais |
author |
Oliveira, Nuno David dos Reis Falcão |
author_facet |
Oliveira, Nuno David dos Reis Falcão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Clarisse RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Nuno David dos Reis Falcão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multideficiência Histórias multissensoriais Comunicação Literacia Multiple disabilities Multi-sensory stories Communication Literacy |
topic |
Multideficiência Histórias multissensoriais Comunicação Literacia Multiple disabilities Multi-sensory stories Communication Literacy |
description |
Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Especial |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-21T11:28:46Z 2020-02-05 2020-02-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11143 TID:202390012 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11143 |
identifier_str_mv |
TID:202390012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133461140733952 |