Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Susana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes,Clarisse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000100097
Resumo: Resumo Crianças com multideficiência necessitam de respostas educativas que criem oportunidades para participarem em atividades com os seus pares, alargarem as relações sociais e aumentarem os conhecimentos acerca do mundo que as rodeia. O presente estudo qualitativo procurou perceber de que modo o conto de diferentes tipos de histórias (autor, sociais, multissensoriais) em diversos contextos, influencia o envolvimento e a participação de uma criança com multideficiência na atividade de contação de histórias, bem como o seu desenvolvimento social. Participaram no estudo uma criança com multideficiência e os seus pares do jardim de infância que frequentava. A recolha de dados realizou-se através da observação, da análise de redes sociais e da pesquisa documental. Os resultados mostram que a criança com multideficiência participou de uma forma muito positiva na atividade de contação de histórias, apresentando comportamentos distintos perante os diferentes tipos de histórias contadas. A atividade trouxe ganhos importantes para todas as crianças.
id RCAP_1d1e0686a3787e9b7173b5f822e2e980
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-13722022000100097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiênciamultideficiênciadesenvolvimento socialconto de históriashistórias multissensoriaishistórias sociais.Resumo Crianças com multideficiência necessitam de respostas educativas que criem oportunidades para participarem em atividades com os seus pares, alargarem as relações sociais e aumentarem os conhecimentos acerca do mundo que as rodeia. O presente estudo qualitativo procurou perceber de que modo o conto de diferentes tipos de histórias (autor, sociais, multissensoriais) em diversos contextos, influencia o envolvimento e a participação de uma criança com multideficiência na atividade de contação de histórias, bem como o seu desenvolvimento social. Participaram no estudo uma criança com multideficiência e os seus pares do jardim de infância que frequentava. A recolha de dados realizou-se através da observação, da análise de redes sociais e da pesquisa documental. Os resultados mostram que a criança com multideficiência participou de uma forma muito positiva na atividade de contação de histórias, apresentando comportamentos distintos perante os diferentes tipos de histórias contadas. A atividade trouxe ganhos importantes para todas as crianças.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2022-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000100097Da Investigação às Práticas v.12 n.1 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000100097Soares,SusanaNunes,Clarisseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:24Zoai:scielo:S2182-13722022000100097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:31.892649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
title Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
spellingShingle Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
Soares,Susana
multideficiência
desenvolvimento social
conto de histórias
histórias multissensoriais
histórias sociais.
title_short Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
title_full Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
title_fullStr Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
title_full_unstemmed Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
title_sort Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
author Soares,Susana
author_facet Soares,Susana
Nunes,Clarisse
author_role author
author2 Nunes,Clarisse
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Susana
Nunes,Clarisse
dc.subject.por.fl_str_mv multideficiência
desenvolvimento social
conto de histórias
histórias multissensoriais
histórias sociais.
topic multideficiência
desenvolvimento social
conto de histórias
histórias multissensoriais
histórias sociais.
description Resumo Crianças com multideficiência necessitam de respostas educativas que criem oportunidades para participarem em atividades com os seus pares, alargarem as relações sociais e aumentarem os conhecimentos acerca do mundo que as rodeia. O presente estudo qualitativo procurou perceber de que modo o conto de diferentes tipos de histórias (autor, sociais, multissensoriais) em diversos contextos, influencia o envolvimento e a participação de uma criança com multideficiência na atividade de contação de histórias, bem como o seu desenvolvimento social. Participaram no estudo uma criança com multideficiência e os seus pares do jardim de infância que frequentava. A recolha de dados realizou-se através da observação, da análise de redes sociais e da pesquisa documental. Os resultados mostram que a criança com multideficiência participou de uma forma muito positiva na atividade de contação de histórias, apresentando comportamentos distintos perante os diferentes tipos de histórias contadas. A atividade trouxe ganhos importantes para todas as crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000100097
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000100097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000100097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas v.12 n.1 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137376477380608