Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Clarisse
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Soares, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14806
Resumo: Crianças com multideficiência necessitam de respostas educativas que criem oportunidades para participarem em atividades com os seus pares, alargarem as relações sociais e aumentarem os conhecimentos acerca do mundo que as rodeia. O presente estudo qualitativo procurou perceber de que modo o conto de diferentes tipos de histórias (autor, sociais, multissensoriais) em diversos contextos, influencia o envolvimento e a participação de uma criança com multideficiência na atividade de contação de histórias, bem como o seu desenvolvimento social. Participaram no estudo uma criança com multideficiência e os seus pares do jardim de infância que frequentava. A recolha de dados realizou-se através da observação, da análise de redes sociais e da pesquisa documental. Os resultados mostram que a criança com multideficiência participou de uma forma muito positiva na atividade de contação de histórias, apresentando comportamentos distintos perante os diferentes tipos de histórias contadas. A atividade trouxe ganhos importantes para todas as crianças.
id RCAP_c8fa13b0bf0d3a5c7438f5eff0591e34
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiênciaMultideficiênciaDesenvolvimento socialConto de históriasHistórias multissensoriaisHistórias sociaisProfound intellectualMultiple disabilitiesSocial developmentStorytellingMulti-sensory storiesSocial storiesMultidiscapacidadDesarrollo socialNarraciónHistorias multisensorialesHistorias socialesPolyhandicapDéveloppement socialNarrationHistoires multisensoriellesHistoires socialesCrianças com multideficiência necessitam de respostas educativas que criem oportunidades para participarem em atividades com os seus pares, alargarem as relações sociais e aumentarem os conhecimentos acerca do mundo que as rodeia. O presente estudo qualitativo procurou perceber de que modo o conto de diferentes tipos de histórias (autor, sociais, multissensoriais) em diversos contextos, influencia o envolvimento e a participação de uma criança com multideficiência na atividade de contação de histórias, bem como o seu desenvolvimento social. Participaram no estudo uma criança com multideficiência e os seus pares do jardim de infância que frequentava. A recolha de dados realizou-se através da observação, da análise de redes sociais e da pesquisa documental. Os resultados mostram que a criança com multideficiência participou de uma forma muito positiva na atividade de contação de histórias, apresentando comportamentos distintos perante os diferentes tipos de histórias contadas. A atividade trouxe ganhos importantes para todas as crianças.Abstract Children with Profound Intellectual and Multiple Disabilities (PIMD) require educational responses that create opportunities to participate in activities with their peers, broaden social relationships and increase knowledge about the world around them. This qualitative study sought to understand how the telling of different types of stories (author stories, social stories, multi-sensory stories), in different contexts, influences the involvement and participation of a child with PIMD in the storytelling activity, as well as their social development. A child with PIMD and his/her kindergarten peers participated in the study. Data collection was carried out through observation, social network analysis and documentary research. The results show that the child with PIMD participated in a very positive way in the storytelling activity, showing different behaviors towards the different types of stories told. The activity brought important gains for all children.Resumen Los niños con discapacidades múltiples necesitan respuestas educativas que creen oportunidades para participar en actividades con sus compañeros, amplíen las relaciones sociales y aumenten el conocimiento sobre el mundo que los rodea. Este estudio cualitativo buscó comprender cómo el relato de diferentes tipos de historias (autor, social, multisensorial) en diferentes contextos influye en la implicación y participación de un niño con discapacidad múltiple en la actividad de contar historias, así como en su desarrollo. Social. Un niño con discapacidades múltiples y sus compañeros de kindergarten participaron en el estudio. La recolección de datos se realizó mediante observación, análisis de redes sociales e investigación documental. Los resultados muestran que los niños con discapacidad múltiple participaron de manera muy positiva en la actividad de contar historias, mostrando diferentes comportamientos hacia los diferentes tipos de historias contadas. La actividad trajo importantes beneficios para todos los niños.Résumé Les enfants polyhandicapé ont besoin de réponses éducatives qui créent des opportunités de participer à des activités avec leurs pairs, d'élargir leurs relations sociales et d'accroître les connaissances sur le monde qui les entoure. Cette étude qualitative a cherché à comprendre comment la narration de différents types d'histoires (histoires d'auteurs, histoires sociales et histoires multisensorielles), dans différents contextes, influence la participation d'un enfant polyhandicapé dans l'activité de narration, ainsi que son développement social. Un enfant polyhandicapé et ses camarades de l'école maternelle ont participé à l'étude. La collecte des données s'est faite par l'observation, l'analyse des réseaux sociaux et la recherche documentaire. Les résultats montrent que l'enfant polyhandicapé ont participé de manière très positive à l'activité de narration, montrant des comportements différents envers les différents types d'histoires racontées. L'activité an apporté des gains importants pour tous les enfants.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLNunes, ClarisseSoares, Susana2022-07-08T12:21:47Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14806porNunes, C., & Soares, S. (2022). Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 97–130. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.3112182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.311info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:32.613445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
title Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
spellingShingle Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
Nunes, Clarisse
Multideficiência
Desenvolvimento social
Conto de histórias
Histórias multissensoriais
Histórias sociais
Profound intellectual
Multiple disabilities
Social development
Storytelling
Multi-sensory stories
Social stories
Multidiscapacidad
Desarrollo social
Narración
Historias multisensoriales
Historias sociales
Polyhandicap
Développement social
Narration
Histoires multisensorielles
Histoires sociales
title_short Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
title_full Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
title_fullStr Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
title_full_unstemmed Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
title_sort Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
author Nunes, Clarisse
author_facet Nunes, Clarisse
Soares, Susana
author_role author
author2 Soares, Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Clarisse
Soares, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Multideficiência
Desenvolvimento social
Conto de histórias
Histórias multissensoriais
Histórias sociais
Profound intellectual
Multiple disabilities
Social development
Storytelling
Multi-sensory stories
Social stories
Multidiscapacidad
Desarrollo social
Narración
Historias multisensoriales
Historias sociales
Polyhandicap
Développement social
Narration
Histoires multisensorielles
Histoires sociales
topic Multideficiência
Desenvolvimento social
Conto de histórias
Histórias multissensoriais
Histórias sociais
Profound intellectual
Multiple disabilities
Social development
Storytelling
Multi-sensory stories
Social stories
Multidiscapacidad
Desarrollo social
Narración
Historias multisensoriales
Historias sociales
Polyhandicap
Développement social
Narration
Histoires multisensorielles
Histoires sociales
description Crianças com multideficiência necessitam de respostas educativas que criem oportunidades para participarem em atividades com os seus pares, alargarem as relações sociais e aumentarem os conhecimentos acerca do mundo que as rodeia. O presente estudo qualitativo procurou perceber de que modo o conto de diferentes tipos de histórias (autor, sociais, multissensoriais) em diversos contextos, influencia o envolvimento e a participação de uma criança com multideficiência na atividade de contação de histórias, bem como o seu desenvolvimento social. Participaram no estudo uma criança com multideficiência e os seus pares do jardim de infância que frequentava. A recolha de dados realizou-se através da observação, da análise de redes sociais e da pesquisa documental. Os resultados mostram que a criança com multideficiência participou de uma forma muito positiva na atividade de contação de histórias, apresentando comportamentos distintos perante os diferentes tipos de histórias contadas. A atividade trouxe ganhos importantes para todas as crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-08T12:21:47Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14806
url http://hdl.handle.net/10400.21/14806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, C., & Soares, S. (2022). Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 97–130. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.311
2182-1372
https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133497545195520