Recolha de evidências de validade na construção de um instrumento de avaliação da literacia científica
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32050 https://doi.org/Coppi, M. A., Fialho, I., & Cid, M. (2022). Recolha de evidências de validade na construção de um instrumento de avaliação da literacia científica. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado (Orgs). Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores (pp. 513-525). UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/tr7a-j538 https://doi.org/10.48528/tr7a-j538 |
Resumo: | A literacia científica é o principal objetivo do ensino de ciências. Entretanto, raros são os instrumentos que apresentam evidências de validade e sejam capazes de avaliar, em conjunto, as dimensões da natureza da ciência, do conhecimento do conteúdo da ciência e do impacto da ciência e da tecnologia na sociedade, principalmente no 3.° ciclo do ensino básico. A validade é principal indicador de qualidade técnica de um instrumento de avaliação e reflete o grau em que cada evidência e a teoria suportam a precisão das interpretações dos resultados dos testes para os usos propostos. Este estudo tem como objetivo a recolha de evidências de validade baseadas no conteúdo, utilizada para a elaboração de um instrumento piloto de avaliação da literacia científica de alunos no final do 3.° ciclo do Ensino Básico. A recolha das evidências de validade foi realizada em seis etapas: 1) definição dos domínios cognitivos, os quais foram estabelecidos a partir da taxonomia atualizada de Bloom, selecionando três deles: compreender, analisar e avaliar problemas e situações cotidianas que envolvem o conhecimento nas ciências físicas e naturais; 2) definição do universo do conteúdo, que foi determinado com base na análise dos documentos curriculares da área das ciências físicas e naturais vigentes em Portugal, em consonância com os benchmarks for science literacy; 3) definição da representatividade do conteúdo, estabelecida por meio da análise de similaridade dos conteúdos entre os documentos supracitados; 4) elaboração da tabela de especificação, etapa em que se atribuiu a correspondência entre os conteúdos selecionados e os domínios cognitivos estipulados; 5) construção do instrumento, a qual compreendeu as decisões sobre o formato, a configuração e as diretrizes técnicas de construção de itens; e 6) análise teórica dos itens, realizada por um painel de especialistas, responsável por analisar as diversas características dos itens e, consequentemente, a determinação do grau de concordância entre as análises, recorrendo ao índice de validade de conteúdo. Como resultado, foram selecionados para compor o instrumento piloto 35 itens, no formato “verdadeiro-falso-não sei”, que avaliam os domínios cognitivos de compreender, analisar e avaliar competências de literacia científica presentes nos principais documentos curriculares portugueses vigentes das Ciências Físicas e Naturais. |
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