Marketing diagnosis for the SME “Mais que Papel”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Korolius, Anastasia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19047
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
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spelling Marketing diagnosis for the SME “Mais que Papel”diagnóstico de marketingPMEmarketing B2Bmarketing diagnosisSMEmarketing B2BMestrado em Ciências EmpresariaisLocalizada na Amadora por quase uma década, a Mais Que Papel tem dois ramos de negócio: centro de cópias (B2C) e venda e assistência técnica a equipamentos de escritório (B2B). Recentemente o negócio dos equipamentos, que é a principal actividade da empresa, entrou num período de estagnação e os gerentes estavam à procura de novas maneiras de acelerá-lo. Este estudo é o primeiro plano formalizado para o desenvolvimento da empresa, e está focado na área que apresenta a maior necessidade de melhorias ? Marketing e Comunicação.. A metodologia foi adoptada de diferentes fontes teóricas tendo em conta as particularidades do contexto do marketing B2B e do e-commerce para atingir necessidades especificas deste projecto. Os dados primários foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas com a gerência da empresa e de um questionário online aos clientes. Os dados secundários para análise da situação externa foram retirados de diferentes bases de dados e os relatórios para análise interna foram fornecidos pela empresa. A investigadora também teve a oportunidade de participar no trabalho do dia a dia da companhia para observar as dinâmicas e ter um melhor entendimento do sector. O resultado deste estudo foi a formulação da missão, da visão, dos valores e objectivos da empresa, a percepção das tendências actuais do mercado e das actividades de marketing dos competidores, insight da forças e desafios da empresa e, no fim de tudo, a elaboração de um plano de intervenção para atingir os seus objectivos de curto prazo.Located in Amadora for almost a decade, Mais que Papel has two branches of business: copy center (B2C) and office equipment retail and support (B2B). Recently, the machine business, that is the main activity of the company, faced a period of stagnation and the managers were looking for new ways of accelerating it. This study is the first formalized plan and diagnosis of the firm's development, and it is focused on the area that showed the greatest need for improvement - marketing and communication. It was developed taking into account the particularities of the B2B and e-commerce marketing context in terms of market structure, demand characteristics, customer behavior, segmentation and marketing mix. The methodology was adopted from different theoretical sources to meet specific needs of this project. The primary data was collected through semi-structured interviews with the company management and online client questionnaire. The secondary data for external situation analyses were taken from different databases (such as INE, Pordata, Eurostat, etc.) and the reports for the internal analyses were provided by the company. The researcher also had an opportunity to participate in day-to-day work of the firm to observe the dynamics and to get a better understanding of the sector. The result of this study was formulation of the firm's mission, vision, values and goals, overview of the current market trends and competitors marketing activities, insights on company's strengths and challenges and, after all, elaboration of an intervention plan to achieve its short-term goals.Instituto Superior de Economia e GestãoCrespo, NunoRepositório da Universidade de LisboaKorolius, Anastasia2020-06-17T00:30:12Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19047engKorolius, Anastasia (2019). "Marketing diagnosis for the SME “Mais que Papel”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:34Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:59.916444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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