Plano de marketing B2B - Papelaria Alto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Marta Soares da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11210
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_8da67423dcb77f9e81b419624c74504c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing B2B - Papelaria Altoplano de marketingmarketing B2BPMEpapelariaaction researchmarketing planB2B marketingSMEstationaryMestrado em MarketingPerante o contexto de crise económica, ao mesmo tempo que as tecnologias de informação evoluem a um ritmo crescente e ganham terreno à imprensa em papel, como pode uma papelaria sobreviver nos próximos dez anos? Localizada no Estoril desde meados de 1970, a Papelaria Alto quer, em 2014, explorar novos segmentos de mercado, através da disponibilização de um serviço de entregas a empresas. Este projecto consiste assim na elaboração de um Plano de Marketing para a Papelaria Alto, tendo em conta as especificidades do contexto de marketing business-to-business (B2B). Recorrendo à metodologia action research, que pressupõe o envolvimento do investigador com a empresa alvo de estudo, a recolha de dados primários foi feita através de entrevistas semi-estruturadas e da aplicação de um questionário. O plano foi desenvolvido tendo em conta as características que diferenciam o mercado empresarial do mercado de consumo, que se verificam sobretudo ao nível da estrutura do mercado, características da procura, comportamento de compra, segmentação e marketing mix. O desenvolvimento de uma submarca para o segmento empresarial e uma estratégia de comunicação e distribuição baseada na criação de uma plataforma online são factores-chave para o sucesso da nova estratégia empresarial da Papelaria Alto.In a time where information technologies evolve in an expanding rhythm - threatening the written press - and given the current context of economical crisis, how can a stationary survive in the next ten years? Located in Estoril since the mid-seventies, Papelaria Alto's planning for 2014 aims to explore new market segments through the provision of a business-oriented delivery service. This project consists in the elaboration of a Marketing Plan for Papelaria Alto customized for business-to-business (B2B) marketing. Making use of action research methodology which assumes the researcher's involvement with the company they are studying primary data collection was achieved through non-structured interviews and survey application. The plan was developed taking into account the characteristics that differentiate industrial market from consumer market mainly related to market structure, demand characteristics, purchase behaviour, segmentation, and marketing mix. The development of a business-targeted sub-brand and a communication and distribution strategy based on the creation of a online platform are key factors for the success of Papelaria Alto’s new business strategy.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaSantos, Ana Marta Soares da Costa2016-03-16T14:02:17Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11210porSantos, Ana Marta Soares da Costa (2013). "Plano de marketing B2B - Papelaria Alto". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:32.008508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing B2B - Papelaria Alto
title Plano de marketing B2B - Papelaria Alto
spellingShingle Plano de marketing B2B - Papelaria Alto
Santos, Ana Marta Soares da Costa
plano de marketing
marketing B2B
PME
papelaria
action research
marketing plan
B2B marketing
SME
stationary
title_short Plano de marketing B2B - Papelaria Alto
title_full Plano de marketing B2B - Papelaria Alto
title_fullStr Plano de marketing B2B - Papelaria Alto
title_full_unstemmed Plano de marketing B2B - Papelaria Alto
title_sort Plano de marketing B2B - Papelaria Alto
author Santos, Ana Marta Soares da Costa
author_facet Santos, Ana Marta Soares da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Cristina Pinto
Silva, Rui Correia da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Marta Soares da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv plano de marketing
marketing B2B
PME
papelaria
action research
marketing plan
B2B marketing
SME
stationary
topic plano de marketing
marketing B2B
PME
papelaria
action research
marketing plan
B2B marketing
SME
stationary
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-16T14:02:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11210
url http://hdl.handle.net/10400.5/11210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Ana Marta Soares da Costa (2013). "Plano de marketing B2B - Papelaria Alto". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131058414813184