Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Luísa Maia de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12174
Resumo: O presente trabalho contempla a apresentação do Relatório da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola de Música e Artes do Amial, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro e segundo capítulos é feita uma descrição do contexto escolar do Conservatório de Música do Porto e da organização da Prática Educativa Supervisionada, onde constam as observações e planificações das aulas lecionadas. Como complemento ao Relatório da Prática Educativa Supervisionada, no terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Intervenção que pretende analisar a utilização de uma perspetiva metodológica de ensino, com vista a dar contributos para a inovação do ensino e aprendizagem do violino, utilizando o jogo como recurso nas aulas de grupo deste instrumento. Para este projeto foi criada uma turma de violino na Escola de Música e Artes do Amial, com o objetivo de trabalhar a motivação e aprendizagem significativa. Foram avaliados os efeitos provocados nos alunos, contrapondo com as aulas individuais de instrumento.
id RCAP_a817c522dbedef5aaae1b09c460732ab
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensinoEnsino da músicaPrática educativaViolinoMotivaçãoAprendizagem significativaAulas de grupoJogoMusic educationEducational practiceViolinMotivationMeaningful learning theoryGroup lessonsGame-based learningO presente trabalho contempla a apresentação do Relatório da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola de Música e Artes do Amial, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro e segundo capítulos é feita uma descrição do contexto escolar do Conservatório de Música do Porto e da organização da Prática Educativa Supervisionada, onde constam as observações e planificações das aulas lecionadas. Como complemento ao Relatório da Prática Educativa Supervisionada, no terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Intervenção que pretende analisar a utilização de uma perspetiva metodológica de ensino, com vista a dar contributos para a inovação do ensino e aprendizagem do violino, utilizando o jogo como recurso nas aulas de grupo deste instrumento. Para este projeto foi criada uma turma de violino na Escola de Música e Artes do Amial, com o objetivo de trabalhar a motivação e aprendizagem significativa. Foram avaliados os efeitos provocados nos alunos, contrapondo com as aulas individuais de instrumento.This internship report describes the supervised teaching practice held at the Conservatório de Música do Porto and an intervention project held at the Escola de Música e Artes do Amial, as part of the Master in Music Education degree at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo at Porto. In the first and second chapters a description of the educational context of the Conservatório de Música do Porto is made, as well as of the organization of the supervised teaching practice, specifically the observations and planning of the lessons taught. As a complement of the internship report, the third chapter describes the intervention project, in which the use of a methodological teaching perspective is analysed, with the aim of contributing to innovation on teaching and learning the violin, using games as an asset in group violin classes. A class was created at the Escola de Música e Artes do Amial for this purpose. The focus of the investigation was to work on concepts as motivation and meaningful learning theories, assessing the results on the students, and comparing them with the results of individual lessons.Vieira, Vítor Macedo AntunesLidegran, SuzannaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Ana Luísa Maia de2018-11-13T15:35:56Z2018-10-312018-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12174TID:202016390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.073247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino
title Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino
spellingShingle Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino
Carvalho, Ana Luísa Maia de
Ensino da música
Prática educativa
Violino
Motivação
Aprendizagem significativa
Aulas de grupo
Jogo
Music education
Educational practice
Violin
Motivation
Meaningful learning theory
Group lessons
Game-based learning
title_short Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino
title_full Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino
title_fullStr Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino
title_full_unstemmed Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino
title_sort Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino
author Carvalho, Ana Luísa Maia de
author_facet Carvalho, Ana Luísa Maia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Vítor Macedo Antunes
Lidegran, Suzanna
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Luísa Maia de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Prática educativa
Violino
Motivação
Aprendizagem significativa
Aulas de grupo
Jogo
Music education
Educational practice
Violin
Motivation
Meaningful learning theory
Group lessons
Game-based learning
topic Ensino da música
Prática educativa
Violino
Motivação
Aprendizagem significativa
Aulas de grupo
Jogo
Music education
Educational practice
Violin
Motivation
Meaningful learning theory
Group lessons
Game-based learning
description O presente trabalho contempla a apresentação do Relatório da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola de Música e Artes do Amial, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro e segundo capítulos é feita uma descrição do contexto escolar do Conservatório de Música do Porto e da organização da Prática Educativa Supervisionada, onde constam as observações e planificações das aulas lecionadas. Como complemento ao Relatório da Prática Educativa Supervisionada, no terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Intervenção que pretende analisar a utilização de uma perspetiva metodológica de ensino, com vista a dar contributos para a inovação do ensino e aprendizagem do violino, utilizando o jogo como recurso nas aulas de grupo deste instrumento. Para este projeto foi criada uma turma de violino na Escola de Música e Artes do Amial, com o objetivo de trabalhar a motivação e aprendizagem significativa. Foram avaliados os efeitos provocados nos alunos, contrapondo com as aulas individuais de instrumento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13T15:35:56Z
2018-10-31
2018-10-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12174
TID:202016390
url http://hdl.handle.net/10400.22/12174
identifier_str_mv TID:202016390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473378279424