Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12174 |
Resumo: | O presente trabalho contempla a apresentação do Relatório da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola de Música e Artes do Amial, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro e segundo capítulos é feita uma descrição do contexto escolar do Conservatório de Música do Porto e da organização da Prática Educativa Supervisionada, onde constam as observações e planificações das aulas lecionadas. Como complemento ao Relatório da Prática Educativa Supervisionada, no terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Intervenção que pretende analisar a utilização de uma perspetiva metodológica de ensino, com vista a dar contributos para a inovação do ensino e aprendizagem do violino, utilizando o jogo como recurso nas aulas de grupo deste instrumento. Para este projeto foi criada uma turma de violino na Escola de Música e Artes do Amial, com o objetivo de trabalhar a motivação e aprendizagem significativa. Foram avaliados os efeitos provocados nos alunos, contrapondo com as aulas individuais de instrumento. |
id |
RCAP_a817c522dbedef5aaae1b09c460732ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12174 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensinoEnsino da músicaPrática educativaViolinoMotivaçãoAprendizagem significativaAulas de grupoJogoMusic educationEducational practiceViolinMotivationMeaningful learning theoryGroup lessonsGame-based learningO presente trabalho contempla a apresentação do Relatório da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola de Música e Artes do Amial, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro e segundo capítulos é feita uma descrição do contexto escolar do Conservatório de Música do Porto e da organização da Prática Educativa Supervisionada, onde constam as observações e planificações das aulas lecionadas. Como complemento ao Relatório da Prática Educativa Supervisionada, no terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Intervenção que pretende analisar a utilização de uma perspetiva metodológica de ensino, com vista a dar contributos para a inovação do ensino e aprendizagem do violino, utilizando o jogo como recurso nas aulas de grupo deste instrumento. Para este projeto foi criada uma turma de violino na Escola de Música e Artes do Amial, com o objetivo de trabalhar a motivação e aprendizagem significativa. Foram avaliados os efeitos provocados nos alunos, contrapondo com as aulas individuais de instrumento.This internship report describes the supervised teaching practice held at the Conservatório de Música do Porto and an intervention project held at the Escola de Música e Artes do Amial, as part of the Master in Music Education degree at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo at Porto. In the first and second chapters a description of the educational context of the Conservatório de Música do Porto is made, as well as of the organization of the supervised teaching practice, specifically the observations and planning of the lessons taught. As a complement of the internship report, the third chapter describes the intervention project, in which the use of a methodological teaching perspective is analysed, with the aim of contributing to innovation on teaching and learning the violin, using games as an asset in group violin classes. A class was created at the Escola de Música e Artes do Amial for this purpose. The focus of the investigation was to work on concepts as motivation and meaningful learning theories, assessing the results on the students, and comparing them with the results of individual lessons.Vieira, Vítor Macedo AntunesLidegran, SuzannaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Ana Luísa Maia de2018-11-13T15:35:56Z2018-10-312018-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12174TID:202016390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.073247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino |
title |
Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino |
spellingShingle |
Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino Carvalho, Ana Luísa Maia de Ensino da música Prática educativa Violino Motivação Aprendizagem significativa Aulas de grupo Jogo Music education Educational practice Violin Motivation Meaningful learning theory Group lessons Game-based learning |
title_short |
Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino |
title_full |
Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino |
title_fullStr |
Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino |
title_full_unstemmed |
Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino |
title_sort |
Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino |
author |
Carvalho, Ana Luísa Maia de |
author_facet |
Carvalho, Ana Luísa Maia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Vítor Macedo Antunes Lidegran, Suzanna Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Luísa Maia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Prática educativa Violino Motivação Aprendizagem significativa Aulas de grupo Jogo Music education Educational practice Violin Motivation Meaningful learning theory Group lessons Game-based learning |
topic |
Ensino da música Prática educativa Violino Motivação Aprendizagem significativa Aulas de grupo Jogo Music education Educational practice Violin Motivation Meaningful learning theory Group lessons Game-based learning |
description |
O presente trabalho contempla a apresentação do Relatório da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola de Música e Artes do Amial, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro e segundo capítulos é feita uma descrição do contexto escolar do Conservatório de Música do Porto e da organização da Prática Educativa Supervisionada, onde constam as observações e planificações das aulas lecionadas. Como complemento ao Relatório da Prática Educativa Supervisionada, no terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Intervenção que pretende analisar a utilização de uma perspetiva metodológica de ensino, com vista a dar contributos para a inovação do ensino e aprendizagem do violino, utilizando o jogo como recurso nas aulas de grupo deste instrumento. Para este projeto foi criada uma turma de violino na Escola de Música e Artes do Amial, com o objetivo de trabalhar a motivação e aprendizagem significativa. Foram avaliados os efeitos provocados nos alunos, contrapondo com as aulas individuais de instrumento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13T15:35:56Z 2018-10-31 2018-10-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12174 TID:202016390 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12174 |
identifier_str_mv |
TID:202016390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473378279424 |