Representações de futuros professores sobre a educação global e a sua operacionalização no ensino da língua materna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27312 |
Resumo: | A adaptação a uma sociedade globalizada é uma das grandes questões do século XXI destacadas por políticas educativas europeias (European Comission, 2018). Em Portugal, merece destaque o documento Perfil dos alunos para o século XXI (Gomes et al., 2017), que foca o desenvolvimento de competências orientadas para a formação de cidadãos responsáveis em contextos locais/nacionais/globais. Para concretizar essas recomendações, os programas de formação de professores precisam de ajudar os futuros professores a compreender a educação global e as implicações que tem no seu papel enquanto educadores e nas suas práticas. Essas observações enquadraram este estudo exploratório, que objetivou identificar representações de futuros professores e educadores de infância sobre a educação global e a sua implementação no ensino da Língua Portuguesa como língua materna. Os dados foram recolhidos através de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de reflexões escritas individuais entregues no final do semestre (representações finais). A análise de conteúdo comparativa entre os dois momentos revelou que os estudantes se tornaram mais conscientes a respeito da natureza e importância da educação global e de estratégias para a promover. No entanto, as descobertas também sugerem que os estudantes ainda precisavam de refletir mais sobre essas questões através da discussão e da participação em outros projetos. |
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Representações de futuros professores sobre a educação global e a sua operacionalização no ensino da língua maternaEducação globalFormação de professores de língua materna1.º Ciclo do Ensino BásicoFuturos professoresRepresentaçõesA adaptação a uma sociedade globalizada é uma das grandes questões do século XXI destacadas por políticas educativas europeias (European Comission, 2018). Em Portugal, merece destaque o documento Perfil dos alunos para o século XXI (Gomes et al., 2017), que foca o desenvolvimento de competências orientadas para a formação de cidadãos responsáveis em contextos locais/nacionais/globais. Para concretizar essas recomendações, os programas de formação de professores precisam de ajudar os futuros professores a compreender a educação global e as implicações que tem no seu papel enquanto educadores e nas suas práticas. Essas observações enquadraram este estudo exploratório, que objetivou identificar representações de futuros professores e educadores de infância sobre a educação global e a sua implementação no ensino da Língua Portuguesa como língua materna. Os dados foram recolhidos através de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de reflexões escritas individuais entregues no final do semestre (representações finais). A análise de conteúdo comparativa entre os dois momentos revelou que os estudantes se tornaram mais conscientes a respeito da natureza e importância da educação global e de estratégias para a promover. No entanto, as descobertas também sugerem que os estudantes ainda precisavam de refletir mais sobre essas questões através da discussão e da participação em outros projetos.Adaptation to a globalized society is a major issue in 21st century education highlighted in EU education policies (European Commission, 2018). In Portugal, worth mentioning is the report Students Profile for the 21st century (Gomes et al., 2017), which focuses on the development of competences by socially responsible citizens for local/national/global contexts. To address these recommendations, teacher education programs should help future teachers to understand global education and its implications to their role as educators and to their classroom practice. These concerns led to an exploratory study that aimed to identify the beliefs of future primary school teachers and early childhood educators on global education and its implementation within the teaching of Portuguese as a mother tongue. Data were collected through a questionnaire applied at the beginning of the semester (initial beliefs) and an individual written essay presented at the end of the semester (final beliefs). The cross content analysis of initial and final beliefs revealed that the students became aware of the nature and importance of global education and of strategies to promote it. Nevertheless, findings also suggest that the students needed to reflect more on these issues through engaged participation in other projects and critical discussion.L’adaptation à une société globale est l’un des principaux buts de l’éducation du 21ème siècle d’après les politiques éducatives de l’UE (European Commission, 2018). Au Portugal, il faut mentionner le rapport Profil des Étudiants pour le 21ème siècle (Gomes et al., 2017), axé sur le développement de compétences par des citoyens socialement responsables dans des contextes locaux/nationaux/globaux. Afin de concrétiser ces recommandations, les programmes de formation doivent aider les futurs enseignants à comprendre l’éducation globale et la façon dont elle peut affecter leur rôle et leurs futures pratiques didactiques. Ces soucis nous ont amené à mettre en oeuvre une étude exploratoire qui avait pour but d’identifier les représentations de futurs instituteurs et éducateurs sur l’éducation globale et la façon de la promouvoir On a cueilli des données à travers un questionnaire appliqué au début du semestre (représentations initiales) et une réflexion écrite individuelle présentée à la fin du semestre (représentations finales). Le croisement des représentations initiales et finales a révélé que les étudiants avaient pris conscience de la nature et de l’importance de l’éducation globale et des stratégies de promotion de celle-ci. Néanmoins, les résultats révèlent aussi que les étudiants avaient besoin de réfléchir davantage sur ces thèmes à travers la participation dans des projets et la discussion critique.Universidade de Aveiro2020-01-17T15:05:09Z2018-12-01T00:00:00Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27312por1647-3582Sá, Cristina ManuelaMesquita, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:54Zoai:ria.ua.pt:10773/27312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:07.053054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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