Metodologia de trabalho de projeto como promotor de aprendizagens transdisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Mariana Isabel Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6760
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a825e55256f4cfb80af04a215340be56
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologia de trabalho de projeto como promotor de aprendizagens transdisciplinaresGestão curricularTransdisciplinaridadeTrabalho de projetoAprendizagens significativasCurricular mangementWork’s projectSignificant learningsTransdisciplinarityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surgiu no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Báscio, numa instituição privada em Lisboa, na qual, durante o período de observação não participante pude constatar que a metodologia utilizada era um método expositivo, apoiado nos manuais, uma vez que a metodologia de trabalho de projeto ganha maior relevância a partir do segundo ano. Depois de ter dado algumas aulas, o tema “Metodologia de Trabalho de Projeto como promotor de apendizagens transdisciplinares”, surge da minha curiosidade nesta metodologia e por acreditar no seu potencial como promotora de aprendizagens transdisciplinares. Assim, propus explorar esta metodologia partindo dos interesses das crianças ao levar um animal para a sala de aula, o que me permitiu promover aprendizagens abordando as diferentes áreas para um conhecimento do todo tendo como foco e elemento de motivação, o coelho. Acredito que nos dias de hoje é cada vez mais importante optarmos por um método de ensino que vá ao encontro dos interesses das crianças e as envolva no seu próprio processo de ensino aprendizagem, proporcionando-lhes assim sequências didáticas significativas que ficarão na sua memória. Foi colocada uma questão: De que forma é que a Metodologia Trabalho de Projeto poderá promover aprendizagens transdisciplinares? Com o estudo realizado, foi-me possível concluir que o trabalho de projeto reúne em si um vasto número de vantagens que não deve ser esquecido, pois esta metodologia proporciona aprendizagens a um nível transdisciplinar que permitem uma abordagem do conhecimento no seu todo transcendendo-o para a vida.ABSTRACT: This report comes from the Supervised Teaching Practice in 1st Cycle of Basic Education, in a private institution in Lisbon. During the non-participant observation period at the school, I could see that the methodology used was an expository method, with the support of the school books, I could see that the methodology of project work has greater relevance from the second year. After first having given some classes, the theme "Project Work Methodology as promoter of transdisciplinary appendages" arose my curiosity in this methodology and for believing in its potential as a promoter of transdisciplinary learning. Thus, I proposed to explore this methodology based on the interests of the children to take an animal to the classroom, which allowed me to promote learning by approaching the different areas for a knowledge of the whole having as focus and element of motivation, the rabbit. I believe that today it is increasingly important that we choose a teaching method that meets the interests of the children and involves them in their own learning process, providing them with meaningful didactic sequences that they will remember. One question was asked: How can the Project Work Methodology promote transdisciplinary learning? With the study carried out, it was possible to conclude that the project work brings together a vast number of advantages that should not be forgotten, since this methodology provides learning at a transdisciplinary level that allows an approach to knowledge as a whole and bringing it to our own life.Gerardo, Maria IsabelRepositório do ISPAGomes, Mariana Isabel Gonçalves2018-12-27T14:51:24Z2018-10-01T00:00:00Z2018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6760201990652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:27Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:35.645186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projeto como promotor de aprendizagens transdisciplinares
title Metodologia de trabalho de projeto como promotor de aprendizagens transdisciplinares
spellingShingle Metodologia de trabalho de projeto como promotor de aprendizagens transdisciplinares
Gomes, Mariana Isabel Gonçalves
Gestão curricular
Transdisciplinaridade
Trabalho de projeto
Aprendizagens significativas
Curricular mangement
Work’s project
Significant learnings
Transdisciplinarity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Metodologia de trabalho de projeto como promotor de aprendizagens transdisciplinares
title_full Metodologia de trabalho de projeto como promotor de aprendizagens transdisciplinares
title_fullStr Metodologia de trabalho de projeto como promotor de aprendizagens transdisciplinares
title_full_unstemmed Metodologia de trabalho de projeto como promotor de aprendizagens transdisciplinares
title_sort Metodologia de trabalho de projeto como promotor de aprendizagens transdisciplinares
author Gomes, Mariana Isabel Gonçalves
author_facet Gomes, Mariana Isabel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gerardo, Maria Isabel
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Mariana Isabel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão curricular
Transdisciplinaridade
Trabalho de projeto
Aprendizagens significativas
Curricular mangement
Work’s project
Significant learnings
Transdisciplinarity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gestão curricular
Transdisciplinaridade
Trabalho de projeto
Aprendizagens significativas
Curricular mangement
Work’s project
Significant learnings
Transdisciplinarity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27T14:51:24Z
2018-10-01T00:00:00Z
2018-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6760
201990652
url http://hdl.handle.net/10400.12/6760
identifier_str_mv 201990652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130106379108352