Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/69
Resumo: A evolução que gradualmente se tem vindo a sentir, ao longo dos tempos, relativamente à avaliação começa a ter um novo rumo com objectivos que marcam a diferença - desenvolver competências. Existe um envolvimento consciente e assumido na realização das tarefas. Neste processo só aprende quem quer aprender. Exige-se que o aluno seja persistente, responsável para ultrapassar as dificuldades que eventualmente possam surgir. Na elaboração do portfólio o aluno é encorajado a reflectir e a estabelecer objectivos, comprometendo também os pais nesta avaliação por meio de diferentes e variadas comunicações. O portfólio é considerado como estratégia de avaliação. Esta pressupõe uma concepção da aprendizagem num processo supervisivo, quer a nível das crianças do pré-escolar quer a nível da formação de educadores de infância - processo contínuo de mudança e sempre a evoluir. A supervisão visa o desenvolvimento e a aprendizagem dos profissionais - professores que supervisionam a gerem o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. No nosso estudo, adoptou-se a estratégia investigativa de estudo de caso, com uma amostra de caso de três crianças de 5 anos de idade, aleatoriamente escolhidas e também a formação de educadoras de infância inscritos numa Oficina de Formação. A estratégia investigativa adoptada foi de cariz colaborativo na sua recolha de pesquisa bibliográfica adoptada ao contexto na feitura de materiais de apoio e de observação, com relevância para a construção de um portfólio avaliativo de criança, por formanda a apresentar como requisito final.
id RCAP_a835d2640de2411786d736e4df822e27
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/69
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação.AprendizagemDesenvolvimento de competênciasSupervisão pedagógicaPortfólios dos alunosTMEA evolução que gradualmente se tem vindo a sentir, ao longo dos tempos, relativamente à avaliação começa a ter um novo rumo com objectivos que marcam a diferença - desenvolver competências. Existe um envolvimento consciente e assumido na realização das tarefas. Neste processo só aprende quem quer aprender. Exige-se que o aluno seja persistente, responsável para ultrapassar as dificuldades que eventualmente possam surgir. Na elaboração do portfólio o aluno é encorajado a reflectir e a estabelecer objectivos, comprometendo também os pais nesta avaliação por meio de diferentes e variadas comunicações. O portfólio é considerado como estratégia de avaliação. Esta pressupõe uma concepção da aprendizagem num processo supervisivo, quer a nível das crianças do pré-escolar quer a nível da formação de educadores de infância - processo contínuo de mudança e sempre a evoluir. A supervisão visa o desenvolvimento e a aprendizagem dos profissionais - professores que supervisionam a gerem o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. No nosso estudo, adoptou-se a estratégia investigativa de estudo de caso, com uma amostra de caso de três crianças de 5 anos de idade, aleatoriamente escolhidas e também a formação de educadoras de infância inscritos numa Oficina de Formação. A estratégia investigativa adoptada foi de cariz colaborativo na sua recolha de pesquisa bibliográfica adoptada ao contexto na feitura de materiais de apoio e de observação, com relevância para a construção de um portfólio avaliativo de criança, por formanda a apresentar como requisito final.2009-04-30T12:11:13Z2013-08-14T17:59:48Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/69porCota: TME 256Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:19ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação.
title Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação.
spellingShingle Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação.
Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveira
Aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Supervisão pedagógica
Portfólios dos alunos
TME
title_short Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação.
title_full Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação.
title_fullStr Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação.
title_full_unstemmed Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação.
title_sort Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação.
author Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveira
author_facet Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Supervisão pedagógica
Portfólios dos alunos
TME
topic Aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Supervisão pedagógica
Portfólios dos alunos
TME
description A evolução que gradualmente se tem vindo a sentir, ao longo dos tempos, relativamente à avaliação começa a ter um novo rumo com objectivos que marcam a diferença - desenvolver competências. Existe um envolvimento consciente e assumido na realização das tarefas. Neste processo só aprende quem quer aprender. Exige-se que o aluno seja persistente, responsável para ultrapassar as dificuldades que eventualmente possam surgir. Na elaboração do portfólio o aluno é encorajado a reflectir e a estabelecer objectivos, comprometendo também os pais nesta avaliação por meio de diferentes e variadas comunicações. O portfólio é considerado como estratégia de avaliação. Esta pressupõe uma concepção da aprendizagem num processo supervisivo, quer a nível das crianças do pré-escolar quer a nível da formação de educadores de infância - processo contínuo de mudança e sempre a evoluir. A supervisão visa o desenvolvimento e a aprendizagem dos profissionais - professores que supervisionam a gerem o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. No nosso estudo, adoptou-se a estratégia investigativa de estudo de caso, com uma amostra de caso de três crianças de 5 anos de idade, aleatoriamente escolhidas e também a formação de educadoras de infância inscritos numa Oficina de Formação. A estratégia investigativa adoptada foi de cariz colaborativo na sua recolha de pesquisa bibliográfica adoptada ao contexto na feitura de materiais de apoio e de observação, com relevância para a construção de um portfólio avaliativo de criança, por formanda a apresentar como requisito final.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2009-04-30T12:11:13Z
2013-08-14T17:59:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/69
url http://hdl.handle.net/11328/69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545694195712