Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel Miranda da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7346
Resumo: Este Relatório Final de Estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida nos estágios profissionais (Estágio I e Estágio II), em Educação Pré-Escolar no Instituto Nuclisol Jean Piaget e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Centro Escolar da Araucária. O trabalho consiste numa componente teórica, relativa ao tema Matemática e Movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da Matemática, fundamentada em autores de referência, e uma componente prática descrevendo, pormenorizadamente, as atividades, diretamente relacionadas com o tema, que foi possível implementar. O movimento e a matemática constituem dois aspetos fundamentais presentes no dia a dia de todas as pessoas e, além disso, de extrema relevância no currículo da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico. Desta forma, o papel do educador/professor é fulcral, uma vez, que deverá proporcionar experiências enriquecedoras e atrativas aos alunos por forma a que se envolvam com entusiasmo e dedicação na sua concretização. Neste sentido, interligar o movimento com a matemática, poderá conduzir à concretização destes objetivos, como comprovamos no desenvolvimento das atividades realizadas nos dois contextos escolares. Neste contexto, por forma a enriquecer, este trabalho, propomos, ainda, outras atividades que se poderiam realizar nestes dois níveis de ensino, envolvendo o movimento e a matemática.
id RCAP_a83a5e0e3710a2e8df9ff0366c7a3a95
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemáticaMatemáticaEnsino/aprendizagemMovimentoEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloPrática de ensino supervisionadaEste Relatório Final de Estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida nos estágios profissionais (Estágio I e Estágio II), em Educação Pré-Escolar no Instituto Nuclisol Jean Piaget e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Centro Escolar da Araucária. O trabalho consiste numa componente teórica, relativa ao tema Matemática e Movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da Matemática, fundamentada em autores de referência, e uma componente prática descrevendo, pormenorizadamente, as atividades, diretamente relacionadas com o tema, que foi possível implementar. O movimento e a matemática constituem dois aspetos fundamentais presentes no dia a dia de todas as pessoas e, além disso, de extrema relevância no currículo da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico. Desta forma, o papel do educador/professor é fulcral, uma vez, que deverá proporcionar experiências enriquecedoras e atrativas aos alunos por forma a que se envolvam com entusiasmo e dedicação na sua concretização. Neste sentido, interligar o movimento com a matemática, poderá conduzir à concretização destes objetivos, como comprovamos no desenvolvimento das atividades realizadas nos dois contextos escolares. Neste contexto, por forma a enriquecer, este trabalho, propomos, ainda, outras atividades que se poderiam realizar nestes dois níveis de ensino, envolvendo o movimento e a matemática.This final report reflects on the practice of Supervised Teaching developed in the (Teacher Training), in Pre-school Education (Institute Nuclisol Jean Piaget) and in the Primary School (School Center of Araucária). The work consists in a theoretical component about the theme Mathematics in action : an experience in teaching and learning Mathematics, grounded in referencial authors, and a practical component describing in detail the activities directly related to the theme, it was possible to implement. The movement and mathematics are two fundamental aspects present in the daily lives of all people and also of extreme importance in the curriculum of pre-school education and basic education. Thus, the role of the educator/teacher is central, once again, that should provide enriching and engaging experiences to students so that they get involved with enthusiasm and dedication to their implementation. In this sense, linking the movement with mathematics, could lead to the achievement of these objectives, as evidenced in the development of activities in both school contexts. In this context, in order to enrich this work, we propose also other activities that could accomplish these two levels of education, involving the movement and mathematics.2017-02-23T10:24:37Z2017-02-23T00:00:00Z2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7346porSilva, Ana Isabel Miranda dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T17:17:46ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática
title Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática
spellingShingle Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática
Silva, Ana Isabel Miranda da
Matemática
Ensino/aprendizagem
Movimento
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Prática de ensino supervisionada
title_short Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática
title_full Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática
title_fullStr Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática
title_sort Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática
author Silva, Ana Isabel Miranda da
author_facet Silva, Ana Isabel Miranda da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Isabel Miranda da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino/aprendizagem
Movimento
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Prática de ensino supervisionada
topic Matemática
Ensino/aprendizagem
Movimento
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Prática de ensino supervisionada
description Este Relatório Final de Estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida nos estágios profissionais (Estágio I e Estágio II), em Educação Pré-Escolar no Instituto Nuclisol Jean Piaget e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Centro Escolar da Araucária. O trabalho consiste numa componente teórica, relativa ao tema Matemática e Movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da Matemática, fundamentada em autores de referência, e uma componente prática descrevendo, pormenorizadamente, as atividades, diretamente relacionadas com o tema, que foi possível implementar. O movimento e a matemática constituem dois aspetos fundamentais presentes no dia a dia de todas as pessoas e, além disso, de extrema relevância no currículo da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico. Desta forma, o papel do educador/professor é fulcral, uma vez, que deverá proporcionar experiências enriquecedoras e atrativas aos alunos por forma a que se envolvam com entusiasmo e dedicação na sua concretização. Neste sentido, interligar o movimento com a matemática, poderá conduzir à concretização destes objetivos, como comprovamos no desenvolvimento das atividades realizadas nos dois contextos escolares. Neste contexto, por forma a enriquecer, este trabalho, propomos, ainda, outras atividades que se poderiam realizar nestes dois níveis de ensino, envolvendo o movimento e a matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-23T10:24:37Z
2017-02-23T00:00:00Z
2017-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7346
url http://hdl.handle.net/10348/7346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302064011935744