Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7346 |
Resumo: | Este Relatório Final de Estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida nos estágios profissionais (Estágio I e Estágio II), em Educação Pré-Escolar no Instituto Nuclisol Jean Piaget e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Centro Escolar da Araucária. O trabalho consiste numa componente teórica, relativa ao tema Matemática e Movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da Matemática, fundamentada em autores de referência, e uma componente prática descrevendo, pormenorizadamente, as atividades, diretamente relacionadas com o tema, que foi possível implementar. O movimento e a matemática constituem dois aspetos fundamentais presentes no dia a dia de todas as pessoas e, além disso, de extrema relevância no currículo da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico. Desta forma, o papel do educador/professor é fulcral, uma vez, que deverá proporcionar experiências enriquecedoras e atrativas aos alunos por forma a que se envolvam com entusiasmo e dedicação na sua concretização. Neste sentido, interligar o movimento com a matemática, poderá conduzir à concretização destes objetivos, como comprovamos no desenvolvimento das atividades realizadas nos dois contextos escolares. Neste contexto, por forma a enriquecer, este trabalho, propomos, ainda, outras atividades que se poderiam realizar nestes dois níveis de ensino, envolvendo o movimento e a matemática. |
id |
RCAP_a83a5e0e3710a2e8df9ff0366c7a3a95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7346 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemáticaMatemáticaEnsino/aprendizagemMovimentoEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloPrática de ensino supervisionadaEste Relatório Final de Estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida nos estágios profissionais (Estágio I e Estágio II), em Educação Pré-Escolar no Instituto Nuclisol Jean Piaget e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Centro Escolar da Araucária. O trabalho consiste numa componente teórica, relativa ao tema Matemática e Movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da Matemática, fundamentada em autores de referência, e uma componente prática descrevendo, pormenorizadamente, as atividades, diretamente relacionadas com o tema, que foi possível implementar. O movimento e a matemática constituem dois aspetos fundamentais presentes no dia a dia de todas as pessoas e, além disso, de extrema relevância no currículo da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico. Desta forma, o papel do educador/professor é fulcral, uma vez, que deverá proporcionar experiências enriquecedoras e atrativas aos alunos por forma a que se envolvam com entusiasmo e dedicação na sua concretização. Neste sentido, interligar o movimento com a matemática, poderá conduzir à concretização destes objetivos, como comprovamos no desenvolvimento das atividades realizadas nos dois contextos escolares. Neste contexto, por forma a enriquecer, este trabalho, propomos, ainda, outras atividades que se poderiam realizar nestes dois níveis de ensino, envolvendo o movimento e a matemática.This final report reflects on the practice of Supervised Teaching developed in the (Teacher Training), in Pre-school Education (Institute Nuclisol Jean Piaget) and in the Primary School (School Center of Araucária). The work consists in a theoretical component about the theme Mathematics in action : an experience in teaching and learning Mathematics, grounded in referencial authors, and a practical component describing in detail the activities directly related to the theme, it was possible to implement. The movement and mathematics are two fundamental aspects present in the daily lives of all people and also of extreme importance in the curriculum of pre-school education and basic education. Thus, the role of the educator/teacher is central, once again, that should provide enriching and engaging experiences to students so that they get involved with enthusiasm and dedication to their implementation. In this sense, linking the movement with mathematics, could lead to the achievement of these objectives, as evidenced in the development of activities in both school contexts. In this context, in order to enrich this work, we propose also other activities that could accomplish these two levels of education, involving the movement and mathematics.2017-02-23T10:24:37Z2017-02-23T00:00:00Z2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7346porSilva, Ana Isabel Miranda dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T17:17:46ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática |
title |
Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática Silva, Ana Isabel Miranda da Matemática Ensino/aprendizagem Movimento Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Prática de ensino supervisionada |
title_short |
Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática |
title_full |
Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática |
title_sort |
Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática |
author |
Silva, Ana Isabel Miranda da |
author_facet |
Silva, Ana Isabel Miranda da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Isabel Miranda da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino/aprendizagem Movimento Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Prática de ensino supervisionada |
topic |
Matemática Ensino/aprendizagem Movimento Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Prática de ensino supervisionada |
description |
Este Relatório Final de Estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida nos estágios profissionais (Estágio I e Estágio II), em Educação Pré-Escolar no Instituto Nuclisol Jean Piaget e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Centro Escolar da Araucária. O trabalho consiste numa componente teórica, relativa ao tema Matemática e Movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da Matemática, fundamentada em autores de referência, e uma componente prática descrevendo, pormenorizadamente, as atividades, diretamente relacionadas com o tema, que foi possível implementar. O movimento e a matemática constituem dois aspetos fundamentais presentes no dia a dia de todas as pessoas e, além disso, de extrema relevância no currículo da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico. Desta forma, o papel do educador/professor é fulcral, uma vez, que deverá proporcionar experiências enriquecedoras e atrativas aos alunos por forma a que se envolvam com entusiasmo e dedicação na sua concretização. Neste sentido, interligar o movimento com a matemática, poderá conduzir à concretização destes objetivos, como comprovamos no desenvolvimento das atividades realizadas nos dois contextos escolares. Neste contexto, por forma a enriquecer, este trabalho, propomos, ainda, outras atividades que se poderiam realizar nestes dois níveis de ensino, envolvendo o movimento e a matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-23T10:24:37Z 2017-02-23T00:00:00Z 2017-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7346 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302064011935744 |