O ensino e a aprendizagem da matemática através de jogos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6913 |
Resumo: | Os jogos fazem parte da nossa cultura, sendo tão antigos como a própria humanidade. O ato de jogar desde sempre acompanhou a civilização, tornando os jogos incontornáveis na vida humana. Ao longo dos tempos, o uso do jogo e a importância que lhe é atribuída tem aumentado, gradualmente, ao nível lúdico, mas, também, ao nível académico. Na verdade, atualmente, o jogo é usado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. No processo de ensino e aprendizagem, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e Estágio II), o jogo não foi usado como base, mas sim, como complemento ao processo de ensino e aprendizagem, particularmente, quando se abordam conceitos matemáticos. Neste sentido, o presente trabalho constitui-se como uma reflexão sobre a utilização do jogo como recurso didático e o seu contributo no processo de ensino e aprendizagem da matemática em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A utilização deste recurso requer, naturalmente, uma planificação coerente e estruturada das atividades pensadas, neste sentido, elaborou-se uma breve abordagem aos modelos de ensino utilizados na sustentação e estruturação teórica do processo de ensino e aprendizagem. A matemática é receada por um número considerável de alunos. O jogo, enquanto recurso pedagógico e didático, propicia vontade de aprender matemática de uma forma divertida e ativa, possibilitando a recetividade dos alunos em relação a esta área de saber. Os jogos matemáticos, em particular, consistem num importante recurso na aquisição de competências matemáticas fundamentais para o quotidiano do aluno. Na verdade, através do jogo, o aluno é estimulado ao nível do raciocínio, da capacidade de concentração, da criatividade e na resolução de situações problemáticas. De facto, o jogo torna-se uma maisvalia num contexto educativo, uma vez que jogar é um ato intrínseco da criança, onde esta obtém prazer ao executar o jogo e, simultaneamente, aprende. |
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