O ensino e a aprendizagem da matemática através de jogos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Patrícia Faria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6913
Resumo: Os jogos fazem parte da nossa cultura, sendo tão antigos como a própria humanidade. O ato de jogar desde sempre acompanhou a civilização, tornando os jogos incontornáveis na vida humana. Ao longo dos tempos, o uso do jogo e a importância que lhe é atribuída tem aumentado, gradualmente, ao nível lúdico, mas, também, ao nível académico. Na verdade, atualmente, o jogo é usado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. No processo de ensino e aprendizagem, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e Estágio II), o jogo não foi usado como base, mas sim, como complemento ao processo de ensino e aprendizagem, particularmente, quando se abordam conceitos matemáticos. Neste sentido, o presente trabalho constitui-se como uma reflexão sobre a utilização do jogo como recurso didático e o seu contributo no processo de ensino e aprendizagem da matemática em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A utilização deste recurso requer, naturalmente, uma planificação coerente e estruturada das atividades pensadas, neste sentido, elaborou-se uma breve abordagem aos modelos de ensino utilizados na sustentação e estruturação teórica do processo de ensino e aprendizagem. A matemática é receada por um número considerável de alunos. O jogo, enquanto recurso pedagógico e didático, propicia vontade de aprender matemática de uma forma divertida e ativa, possibilitando a recetividade dos alunos em relação a esta área de saber. Os jogos matemáticos, em particular, consistem num importante recurso na aquisição de competências matemáticas fundamentais para o quotidiano do aluno. Na verdade, através do jogo, o aluno é estimulado ao nível do raciocínio, da capacidade de concentração, da criatividade e na resolução de situações problemáticas. De facto, o jogo torna-se uma maisvalia num contexto educativo, uma vez que jogar é um ato intrínseco da criança, onde esta obtém prazer ao executar o jogo e, simultaneamente, aprende.
id RCAP_2eefd849566a0b16fd99075367526adc
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino e a aprendizagem da matemática através de jogos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoJogoMatemáticaEnsino/aprendizagemEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloOs jogos fazem parte da nossa cultura, sendo tão antigos como a própria humanidade. O ato de jogar desde sempre acompanhou a civilização, tornando os jogos incontornáveis na vida humana. Ao longo dos tempos, o uso do jogo e a importância que lhe é atribuída tem aumentado, gradualmente, ao nível lúdico, mas, também, ao nível académico. Na verdade, atualmente, o jogo é usado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. No processo de ensino e aprendizagem, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e Estágio II), o jogo não foi usado como base, mas sim, como complemento ao processo de ensino e aprendizagem, particularmente, quando se abordam conceitos matemáticos. Neste sentido, o presente trabalho constitui-se como uma reflexão sobre a utilização do jogo como recurso didático e o seu contributo no processo de ensino e aprendizagem da matemática em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A utilização deste recurso requer, naturalmente, uma planificação coerente e estruturada das atividades pensadas, neste sentido, elaborou-se uma breve abordagem aos modelos de ensino utilizados na sustentação e estruturação teórica do processo de ensino e aprendizagem. A matemática é receada por um número considerável de alunos. O jogo, enquanto recurso pedagógico e didático, propicia vontade de aprender matemática de uma forma divertida e ativa, possibilitando a recetividade dos alunos em relação a esta área de saber. Os jogos matemáticos, em particular, consistem num importante recurso na aquisição de competências matemáticas fundamentais para o quotidiano do aluno. Na verdade, através do jogo, o aluno é estimulado ao nível do raciocínio, da capacidade de concentração, da criatividade e na resolução de situações problemáticas. De facto, o jogo torna-se uma maisvalia num contexto educativo, uma vez que jogar é um ato intrínseco da criança, onde esta obtém prazer ao executar o jogo e, simultaneamente, aprende.Games have been part of our culture, being as ancient as humanity itself. The act of playing has always been part of civilization and has been acknowledged as an unavoidable stage in the human development. Throughout times the use of games and its relevance has been increasing, gradually, not only on the playful plain but also in an academic context. Games are currently being used as an educational tool in the teaching and learning process in classrooms. Throughout the Supervised Teaching Practice (Teacher Training I and Teacher Training II), games were not used as a basis in the teaching-learning process but instead, as complements, particularly in the context of mathematical concepts. In light of this matter, the present dissertation consists of a reflection about the resourceful nature of games in na educational setting and its contribution to the teaching and learning of mathematics in Early Childhood Education and Primary Education. The use of this resource requires, naturally, a coherent and structured planning of the projected activities. Therefore, a brief approach to the teaching methods used has been explained to support the theoretical learning and teaching process. Mathematics is a feared subject for many students. The introduction of games as an educational tool enables a positive feedback that translates into a will of learning in an active and joyful way. The Mathematical games, in particular, are an important source of fundamental mathematics knowledge for the student’s day to day learning lives. It is in fact a great way to stimulate the student’s reasoning, concentration and creativity in problem solving. The fact that playing games is an inherit part of a child’s growing process is something useful in na educational context. Learning and finishing a task while playing is naturally rewarding.2016-11-28T14:25:46Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6913pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Ana Patrícia Fariareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:22.167348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a aprendizagem da matemática através de jogos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title O ensino e a aprendizagem da matemática através de jogos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle O ensino e a aprendizagem da matemática através de jogos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Carvalho, Ana Patrícia Faria
Jogo
Matemática
Ensino/aprendizagem
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
title_short O ensino e a aprendizagem da matemática através de jogos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_full O ensino e a aprendizagem da matemática através de jogos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr O ensino e a aprendizagem da matemática através de jogos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O ensino e a aprendizagem da matemática através de jogos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort O ensino e a aprendizagem da matemática através de jogos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
author Carvalho, Ana Patrícia Faria
author_facet Carvalho, Ana Patrícia Faria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Patrícia Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Matemática
Ensino/aprendizagem
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
topic Jogo
Matemática
Ensino/aprendizagem
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
description Os jogos fazem parte da nossa cultura, sendo tão antigos como a própria humanidade. O ato de jogar desde sempre acompanhou a civilização, tornando os jogos incontornáveis na vida humana. Ao longo dos tempos, o uso do jogo e a importância que lhe é atribuída tem aumentado, gradualmente, ao nível lúdico, mas, também, ao nível académico. Na verdade, atualmente, o jogo é usado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. No processo de ensino e aprendizagem, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e Estágio II), o jogo não foi usado como base, mas sim, como complemento ao processo de ensino e aprendizagem, particularmente, quando se abordam conceitos matemáticos. Neste sentido, o presente trabalho constitui-se como uma reflexão sobre a utilização do jogo como recurso didático e o seu contributo no processo de ensino e aprendizagem da matemática em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A utilização deste recurso requer, naturalmente, uma planificação coerente e estruturada das atividades pensadas, neste sentido, elaborou-se uma breve abordagem aos modelos de ensino utilizados na sustentação e estruturação teórica do processo de ensino e aprendizagem. A matemática é receada por um número considerável de alunos. O jogo, enquanto recurso pedagógico e didático, propicia vontade de aprender matemática de uma forma divertida e ativa, possibilitando a recetividade dos alunos em relação a esta área de saber. Os jogos matemáticos, em particular, consistem num importante recurso na aquisição de competências matemáticas fundamentais para o quotidiano do aluno. Na verdade, através do jogo, o aluno é estimulado ao nível do raciocínio, da capacidade de concentração, da criatividade e na resolução de situações problemáticas. De facto, o jogo torna-se uma maisvalia num contexto educativo, uma vez que jogar é um ato intrínseco da criança, onde esta obtém prazer ao executar o jogo e, simultaneamente, aprende.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-11-28T14:25:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6913
url http://hdl.handle.net/10348/6913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137108190822400