Etnocentrismo e marca-nação: efeitos na intenção de compra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10600 |
Resumo: | O consumo doméstico constitui uma forma de consumir produtos focada no próprio país de origem. De acordo com a literatura da especialidade, a imagem que os consumidores têm do seu próprio país, a ligação afectiva e o etnocentrismo do consumidor são em certa medida preditores do comportamento de consumo de produtos nacionais. Como tal, é intento desta investigação, contribuir para uma compreensão mais aprofundada acerca do impacto destes fatores sobre a intenção de compra de produtos nacionais por parte do consumidor português. Para testar a existência de influência e relação entre os fatores aqui analisados recorremos a um método de análise quantitativo que se traduziu na aplicação de um questionário a 150 indivíduos. Com base nos resultados obtidos confirmámos as quatro hipóteses de trabalho previamente definidas. |
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Etnocentrismo e marca-nação: efeitos na intenção de compraImagens país-de-origemMarca-NaçãoLigação afectivaEtnocentrismo do consumidorConsumo domésticoProdutos nacionaisComportamento do consumidorIdentidade nacionalCountry-of-origin ImageNation-brandEmotional bondConsumer ethnocentrismDomestic consumptionNational productsConsumer behaviorNational identityO consumo doméstico constitui uma forma de consumir produtos focada no próprio país de origem. De acordo com a literatura da especialidade, a imagem que os consumidores têm do seu próprio país, a ligação afectiva e o etnocentrismo do consumidor são em certa medida preditores do comportamento de consumo de produtos nacionais. Como tal, é intento desta investigação, contribuir para uma compreensão mais aprofundada acerca do impacto destes fatores sobre a intenção de compra de produtos nacionais por parte do consumidor português. Para testar a existência de influência e relação entre os fatores aqui analisados recorremos a um método de análise quantitativo que se traduziu na aplicação de um questionário a 150 indivíduos. Com base nos resultados obtidos confirmámos as quatro hipóteses de trabalho previamente definidas.ABSTRACT: Domestic consumption is a way of consuming products focused on the home country. According to the literature, the image that consumers have of their own country and their products, their emotional bond to the country and their ethnocentric tendencies can predict to some extent the consumption behavior of domestic consumer. As such, it is intent of this research to contribute to a deeper understanding of the impact of these factors on the portuguese consumer’s intention to purchase Portuguese products. To test the existence of an influence of these factors upon the purchase intention of national products by domestic consumers in Portugal, we used a quantitative method of research through a questionnaire to 150 individuals. Based on the results obtained we could confirm all of the previously defined working hypotheses.Novas Edições AcadêmicasRCIPLMiranda, SandraMatos, Elisa2019-10-22T11:24:54Z2019-09-202019-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10600porMiranda, S., & Matos, E. (2019). Etnocentrismo e marca-nação: Efeitos na intenção de compra. Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicas978-613-9-79604-5metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:59.284860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O consumo doméstico constitui uma forma de consumir produtos focada no próprio país de origem. De acordo com a literatura da especialidade, a imagem que os consumidores têm do seu próprio país, a ligação afectiva e o etnocentrismo do consumidor são em certa medida preditores do comportamento de consumo de produtos nacionais. Como tal, é intento desta investigação, contribuir para uma compreensão mais aprofundada acerca do impacto destes fatores sobre a intenção de compra de produtos nacionais por parte do consumidor português. Para testar a existência de influência e relação entre os fatores aqui analisados recorremos a um método de análise quantitativo que se traduziu na aplicação de um questionário a 150 indivíduos. Com base nos resultados obtidos confirmámos as quatro hipóteses de trabalho previamente definidas. |
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