A importância do papel do professor em diferentes realidades escolares: “a prática pedagógica de uma professora"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Amélia Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6515
Resumo: Reconhecendo que vivemos num mundo em constante evolução/mutação e fazendo a Escola parte desse mundo em mudança, é extremamente importante que o professor se forme ao longo da vida para desenvolver, melhorar e utilizar adequadamente competências que respondam aos desafios que lhe são colocados no exercício da sua profissão. Nesse sentido, motivada pelo interesse nas Ciências e consciente de que a formação dos alunos é indissociável da formação do professor e do seu investimento na formação contínua, apostou na construção de um relatório de análise reflexiva. Durão (2010) refere: A prática pedagógica acompanhada, orientada e refletida permite ao futuro educador/professor desenvolver competências e atitudes necessárias a um desempenho consciente, responsável e eficaz, constituindo-se igualmente, uma das componentes vitais do seu processo de formação e de desenvolvimento e de aprendizagem do seu próprio sujeito. Este relatório, teve como propósito descrever e refletir profundamente sobre a prática pedagógica como docente, pertencente ao grupo de recrutamento 520-Biologia e Geologia (Ensino de). Relatar o modo como viveu a docência, a comunidade escolar e a sociedade envolvente. Divulgar a experiência adquirida nas várias escolas, inseridas em diferentes contextos socioeconómicos, correspondendo uma delas a Territórios de Intervenção Prioritária (TEIP); referir a importância da vivência multicultural no crescimento da pessoa como um todo, com papel preponderante na plena inclusão de todos os alunos independentemente do seu país, etnia ou origem social. Mencionar as diferentes metodologias e recursos utilizados na transmissão do conhecimento; fomentar a articulação de recursos, a multidisciplinaridade e a mobilização de parcerias com a participação ativa do poder local, como elo de ligação entre escola e comunidade; dar conhecimento da importância da partilha de saberes; relatar formas de resolução de conflitos dentro e fora da sala de aula; revelar a importância das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como ferramenta auxiliadora na transmissão e apreensão do conhecimento; inferir sobre o papel do professor enquanto Diretor de Turma; difundir a importância da participação ativa dos Encarregados de Educação/Pais no percurso escolar dos seus educandos; dar conhecimento da importância do trabalho de pesquisa/investigação e laboratorial, divulgando a forma como se realiza, quer ao nível do 3º Ciclo, como ao nível do Ensino Secundário; revelar o contributo das visitas de estudo na consolidação do conhecimento; fomentar o Ensino Profissional como resposta educativa de forma a construir e a desenvolver aptidões, combatendo o insucesso e o abandono escolar; sensibilizar para as consequências da mobilidade anual dos professores contratados, ao nível do processo ensino aprendizagem dos alunos. Apresentar sugestões para que ao nível do Ensino das Ciências Naturais e da Biologia e Geologia, se possa fazer mais e melhor, desenvolvendo nos alunos o espírito de observação; espírito crítico, investigação, incrementando o gosto pelas Ciências e o respeito pela Natureza tornando-os, futuramente, cidadãos responsáveis e conscientes.
id RCAP_a87d71bb4b3c030395d44382f1a38aa0
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do papel do professor em diferentes realidades escolares: “a prática pedagógica de uma professora"ProfessoresPrática pedagógicaBiologiaEnsino/aprendizagemGeologiaReconhecendo que vivemos num mundo em constante evolução/mutação e fazendo a Escola parte desse mundo em mudança, é extremamente importante que o professor se forme ao longo da vida para desenvolver, melhorar e utilizar adequadamente competências que respondam aos desafios que lhe são colocados no exercício da sua profissão. Nesse sentido, motivada pelo interesse nas Ciências e consciente de que a formação dos alunos é indissociável da formação do professor e do seu investimento na formação contínua, apostou na construção de um relatório de análise reflexiva. Durão (2010) refere: A prática pedagógica acompanhada, orientada e refletida permite ao futuro educador/professor desenvolver competências e atitudes necessárias a um desempenho consciente, responsável e eficaz, constituindo-se igualmente, uma das componentes vitais do seu processo de formação e de desenvolvimento e de aprendizagem do seu próprio sujeito. Este relatório, teve como propósito descrever e refletir profundamente sobre a prática pedagógica como docente, pertencente ao grupo de recrutamento 520-Biologia e Geologia (Ensino de). Relatar o modo como viveu a docência, a comunidade escolar e a sociedade envolvente. Divulgar a experiência adquirida nas várias escolas, inseridas em diferentes contextos socioeconómicos, correspondendo uma delas a Territórios de Intervenção Prioritária (TEIP); referir a importância da vivência multicultural no crescimento da pessoa como um todo, com papel preponderante na plena inclusão de todos os alunos independentemente do seu país, etnia ou origem social. Mencionar as diferentes metodologias e recursos utilizados na transmissão do conhecimento; fomentar a articulação de recursos, a multidisciplinaridade e a mobilização de parcerias com a participação ativa do poder local, como elo de ligação entre escola e comunidade; dar conhecimento da importância da partilha de saberes; relatar formas de resolução de conflitos dentro e fora da sala de aula; revelar a importância das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como ferramenta auxiliadora na transmissão e apreensão do conhecimento; inferir sobre o papel do professor enquanto Diretor de Turma; difundir a importância da participação ativa dos Encarregados de Educação/Pais no percurso escolar dos seus educandos; dar conhecimento da importância do trabalho de pesquisa/investigação e laboratorial, divulgando a forma como se realiza, quer ao nível do 3º Ciclo, como ao nível do Ensino Secundário; revelar o contributo das visitas de estudo na consolidação do conhecimento; fomentar o Ensino Profissional como resposta educativa de forma a construir e a desenvolver aptidões, combatendo o insucesso e o abandono escolar; sensibilizar para as consequências da mobilidade anual dos professores contratados, ao nível do processo ensino aprendizagem dos alunos. Apresentar sugestões para que ao nível do Ensino das Ciências Naturais e da Biologia e Geologia, se possa fazer mais e melhor, desenvolvendo nos alunos o espírito de observação; espírito crítico, investigação, incrementando o gosto pelas Ciências e o respeito pela Natureza tornando-os, futuramente, cidadãos responsáveis e conscientes.Recognizing that we live in a world in constant evolution / mutation and the School is part of this changing world, it is extremely important that the teacher is always studying throughout his / her life to develop, improve and properly use skills that respond to the challenges that appear in the exercise of his / her profession. So, motivated by the interest in the Sciences and being aware that the education of students is inseparable from the training of teachers and their investment in continuing training, I bet on building a reflexive analysis report. This report aimed to describe and reflect deeply, although briefly, on the pedagogical praxis as a teacher who belongs to the recruitment group 520 – Biology and Geology (Teaching); Report how the teacher lived her teaching, the school community and the surrounding society; Disseminate the experience gained in several schools, inserted in different social and economic contexts, one corresponding to the Educational Territories of Priority Intervention (TEIP); Mention the importance of multicultural experience in the growth of the whole person, with a preponderant role in the full inclusion of all students regardless of their country, ethnic or social origin; Mention the different methodologies and resources used in the transmission of knowledge; Foster the coordination of resources, the multidisciplinary partnerships and mobilizing the active participation of local government, as a link between school and community; Give notice of the importance of sharing knowledge; Report forms of conflict resolution within and outside the classroom; Reveal the importance of new Information and Communication Technologies (ICT) as a tool that helps in the transmission and acquisition of knowledge; Inferences about the teacher's role as “Diretor de Turma”; Spreading the importance of active participation of Parents in the school careers of their children; Give notice of the importance of laboratory research / investigation, disclosing how it happens, both at the 3rd Cycle, and at the level of Secondary Education; Reveal the contribution of the study visits in the consolidation of knowledge; Foster the Vocational Education as an educational response in order to build and develop skills, fighting failure and dropout; Awareness on the impact of annual mobility of teachers hired at the level of the learning process of students. Make suggestions at the level of Teaching of Natural Sciences and Biology and Geology, so that we can do better by developing in students the spirit of observation, critical thinking, research, increasing taste for science and respect for nature making them aware and responsible citizens in the future.2016-09-29T10:39:43Z2016-09-29T00:00:00Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6515porRibeiro, Maria Amélia Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:17.152642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do papel do professor em diferentes realidades escolares: “a prática pedagógica de uma professora"
title A importância do papel do professor em diferentes realidades escolares: “a prática pedagógica de uma professora"
spellingShingle A importância do papel do professor em diferentes realidades escolares: “a prática pedagógica de uma professora"
Ribeiro, Maria Amélia Cardoso
Professores
Prática pedagógica
Biologia
Ensino/aprendizagem
Geologia
title_short A importância do papel do professor em diferentes realidades escolares: “a prática pedagógica de uma professora"
title_full A importância do papel do professor em diferentes realidades escolares: “a prática pedagógica de uma professora"
title_fullStr A importância do papel do professor em diferentes realidades escolares: “a prática pedagógica de uma professora"
title_full_unstemmed A importância do papel do professor em diferentes realidades escolares: “a prática pedagógica de uma professora"
title_sort A importância do papel do professor em diferentes realidades escolares: “a prática pedagógica de uma professora"
author Ribeiro, Maria Amélia Cardoso
author_facet Ribeiro, Maria Amélia Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Amélia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Prática pedagógica
Biologia
Ensino/aprendizagem
Geologia
topic Professores
Prática pedagógica
Biologia
Ensino/aprendizagem
Geologia
description Reconhecendo que vivemos num mundo em constante evolução/mutação e fazendo a Escola parte desse mundo em mudança, é extremamente importante que o professor se forme ao longo da vida para desenvolver, melhorar e utilizar adequadamente competências que respondam aos desafios que lhe são colocados no exercício da sua profissão. Nesse sentido, motivada pelo interesse nas Ciências e consciente de que a formação dos alunos é indissociável da formação do professor e do seu investimento na formação contínua, apostou na construção de um relatório de análise reflexiva. Durão (2010) refere: A prática pedagógica acompanhada, orientada e refletida permite ao futuro educador/professor desenvolver competências e atitudes necessárias a um desempenho consciente, responsável e eficaz, constituindo-se igualmente, uma das componentes vitais do seu processo de formação e de desenvolvimento e de aprendizagem do seu próprio sujeito. Este relatório, teve como propósito descrever e refletir profundamente sobre a prática pedagógica como docente, pertencente ao grupo de recrutamento 520-Biologia e Geologia (Ensino de). Relatar o modo como viveu a docência, a comunidade escolar e a sociedade envolvente. Divulgar a experiência adquirida nas várias escolas, inseridas em diferentes contextos socioeconómicos, correspondendo uma delas a Territórios de Intervenção Prioritária (TEIP); referir a importância da vivência multicultural no crescimento da pessoa como um todo, com papel preponderante na plena inclusão de todos os alunos independentemente do seu país, etnia ou origem social. Mencionar as diferentes metodologias e recursos utilizados na transmissão do conhecimento; fomentar a articulação de recursos, a multidisciplinaridade e a mobilização de parcerias com a participação ativa do poder local, como elo de ligação entre escola e comunidade; dar conhecimento da importância da partilha de saberes; relatar formas de resolução de conflitos dentro e fora da sala de aula; revelar a importância das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como ferramenta auxiliadora na transmissão e apreensão do conhecimento; inferir sobre o papel do professor enquanto Diretor de Turma; difundir a importância da participação ativa dos Encarregados de Educação/Pais no percurso escolar dos seus educandos; dar conhecimento da importância do trabalho de pesquisa/investigação e laboratorial, divulgando a forma como se realiza, quer ao nível do 3º Ciclo, como ao nível do Ensino Secundário; revelar o contributo das visitas de estudo na consolidação do conhecimento; fomentar o Ensino Profissional como resposta educativa de forma a construir e a desenvolver aptidões, combatendo o insucesso e o abandono escolar; sensibilizar para as consequências da mobilidade anual dos professores contratados, ao nível do processo ensino aprendizagem dos alunos. Apresentar sugestões para que ao nível do Ensino das Ciências Naturais e da Biologia e Geologia, se possa fazer mais e melhor, desenvolvendo nos alunos o espírito de observação; espírito crítico, investigação, incrementando o gosto pelas Ciências e o respeito pela Natureza tornando-os, futuramente, cidadãos responsáveis e conscientes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29T10:39:43Z
2016-09-29T00:00:00Z
2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6515
url http://hdl.handle.net/10348/6515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137128582479872