O burnout e os professores: uma relação complicada?: implicações e recomendações para a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sofia de Santa Maria Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36227
Resumo: A profissão docente é uma das profissões com maior predisposição para a síndrome Burnout. Este estudo apresenta resultados de 606 professores portugueses que lecionam no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, português. Esta investigação pretende responder à seguinte questão: Quais são os níveis de burnout dos professores portugueses, que lecionam a alunos que frequentam o 3.º Ciclo do Ensino Básico e/ ou o Ensino Secundário, e como esses níveis de burnout estão associadas com as variáveis sociodemográficas e profissionais? Este estudo teve como objetivos: 1) Identificar níveis de burnout de professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que lecionam em Portugal; 2) Explorar a associação entre as variáveis sociodemográficas, profissionais e os níveis de burnout; 3) Explorar o perfil dos professores identificados com risco de burnout; 4) Refletir sobre as implicações dos resultados obtidos, nomeadamente ao nível da prática pedagógica dos professores e tecer recomendações, no âmbito da mesma. O instrumento utilizado nesta investigação foi o Cuestionario de Burnout do Profesorado (CBP-R) adaptado e validado para a população de professores portugueses. Relativamente aos resultados mais relevantes constatamos que os professores respondentes possuem risco de burnout moderado. Quanto ao 2º objetivo encontramos diferenças nas variáveis sociodemográficas e profissionais (por exemplo: o género, a idade, o tempo de serviço, em que zona do país leciona, entre outras). No 3º objetivo, conseguimos caraterizar os professores com risco de burnout, no entanto não foi possível identificar um perfil específico, indiciando que qualquer professor está sujeito ao risco de desenvolver burnout. Neste sentido, é determinante atender aos diversos fatores do contexto laboral que podem contribuir para a síndrome de burnout nas mais variadas fases profissionais dos professores, incluindo a formação inicial. Por fim, detetámos algumas problemáticas que poderão afetar as práticas pedagógicas. Sustentado nestes resultados são delineadas algumas recomendações, nomeadamente problematizar os planos de estudo da formação inicial de professores, no sentido de os prepara melhor para os desafios profissionais (exemplo investir numa maior diversificação dos contextos de prática de ensino supervisionada).
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Este estudo teve como objetivos: 1) Identificar níveis de burnout de professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que lecionam em Portugal; 2) Explorar a associação entre as variáveis sociodemográficas, profissionais e os níveis de burnout; 3) Explorar o perfil dos professores identificados com risco de burnout; 4) Refletir sobre as implicações dos resultados obtidos, nomeadamente ao nível da prática pedagógica dos professores e tecer recomendações, no âmbito da mesma. O instrumento utilizado nesta investigação foi o Cuestionario de Burnout do Profesorado (CBP-R) adaptado e validado para a população de professores portugueses. Relativamente aos resultados mais relevantes constatamos que os professores respondentes possuem risco de burnout moderado. Quanto ao 2º objetivo encontramos diferenças nas variáveis sociodemográficas e profissionais (por exemplo: o género, a idade, o tempo de serviço, em que zona do país leciona, entre outras). No 3º objetivo, conseguimos caraterizar os professores com risco de burnout, no entanto não foi possível identificar um perfil específico, indiciando que qualquer professor está sujeito ao risco de desenvolver burnout. Neste sentido, é determinante atender aos diversos fatores do contexto laboral que podem contribuir para a síndrome de burnout nas mais variadas fases profissionais dos professores, incluindo a formação inicial. Por fim, detetámos algumas problemáticas que poderão afetar as práticas pedagógicas. Sustentado nestes resultados são delineadas algumas recomendações, nomeadamente problematizar os planos de estudo da formação inicial de professores, no sentido de os prepara melhor para os desafios profissionais (exemplo investir numa maior diversificação dos contextos de prática de ensino supervisionada).The teaching profession is one of the professions with the greatest predisposition to burnout syndrome. This study presents results from 606 Portuguese teachers who teach in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, Portuguese. This investigation intends to answer the following question: What are the burnout levels of Portuguese teachers, who teach students that attend the 3rd Cycle of Basic Education and/or Secondary Education, and how are these levels of burnout associated with the variables sociodemographic and professional? This study had the following objectives: 1) To identify levels of burnout among teachers in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, that teach in Portugal; 2) Explore the association between sociodemographic and professional variables and levels of burnout; 3) Explore the profile of teachers identified as being at risk of burnout; 4) Reflect on the implications of the results obtained, namely in terms of the teachers' pedagogical practice and make recommendations, within the scope of the same. The instrument used in this investigation was the Cuestionario de Burnout do Profesorado (CBP-R), adapted and validated for the population of Portuguese teachers. Regarding the most relevant results, we found that the responding teachers have a moderate risk of burnout. As for the 2nd objective, we found differences in sociodemographic and professional variables (for example: gender, age, length of service, in which area of the country you teach, among others). In the 3rd objective, we were able to characterize teachers at risk of burnout, however it was not possible to identify a specific profile, indicating that any teacher is subject to the risk of developing burnout. In this sense, it is crucial to attend to the different factors in the work context that can contribute to the burnout syndrome in the most varied professional stages of teachers, including initial training. Finally, we detected some issues that could affect pedagogical practices. Supported by these results, some recommendations are outlined, namely to analize the study plans of initial teacher training, in order to better prepare them for professional challenges (eg investing in a greater diversification of contexts of supervised teaching practice).2024-12-29T00:00:00Z2022-12-13T00:00:00Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36227porMarques, Sofia de Santa Maria Araújoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:52Zoai:ria.ua.pt:10773/36227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:06.081182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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