Estratégia de ensino Project Based Learning no desenvolvimento de aplicações Web no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Sara Rodrigues, 1981-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15856
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_a8aac1f4c6c3ef48663125f3dc6b82e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia de ensino Project Based Learning no desenvolvimento de aplicações Web no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas InformáticosInformática - Estudo e ensinoPortefóliosAplicações informáticasEnsino profissional - PortugalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014O relatório descreve o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido na Escola Secundária D. Pedro V em Lisboa, numa turma de 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Programação e Sistemas de Informação (PSI) no módulo “Ferramentas de desenvolvimento de páginas web”, ao longo de onze aulas de 50 minutos. A disciplina sobre a qual versou o projeto de intervenção integra a componente de formação técnica do curso, e tem como objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de técnicas de programação e desenvolvimento de sistemas informáticos, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional. Neste sentido e de forma a dar resposta às caraterísticas acima identificadas, o projeto de intervenção pretende que os alunos adquiram e consolidem conhecimentos na construção de um portefólio, onde possam registar as competências e aptidões adquiridas ao longo do Curso. O projeto relativo à presente intervenção pedagógica apresenta como objetivos: i) habilitar os alunos a criarem layouts mais profissionais e dinâmicos; ii) promover nos alunos o espírito crítico e a criatividade na aplicação de competências adquiridas em contextos reais; iii) potenciar conhecimentos que os alunos adquiriram anteriormente nas disciplinas do Curso; iv) promover a interdisciplinaridade. A estratégia de ensino adotada foi o Project Based Learning, com a finalidade de permitir aos alunos aplicarem em contexto real as suas ideias e aumentar o seu nível de compreensão quando são confrontados com projetos reais. A avaliação contemplou duas competências: i) Sócio afetivas (atitudes e valores, auto e heteroavaliação); ii) Cognitivas (fases do projeto). A análise dos dados recolhidos revelou que os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem definidos, e consideraram que a autenticidade do projeto foi uma mais-valia para a inserção no contexto de trabalho.This report describes the pedagogical intervention project developed in Escola Secundária D. Pedro in Lisbon, in a class of 12th year Professional Technical Management and Programming Information Systems Course, in the subject of Programming and Information Systems in the module “Web pages Development Tools” throughout eleven classes of 50 minutes each. The course will focus on a subject which integrates the technical training component of the course and aims to provide students the learning of programming techniques and development of Information Systems that are essential to personal and professional success. In this regard and in order to meet the characteristics identified above, the intervention project intends students to acquire and consolidate knowledge on building a portfolio, which can record the competences and skills acquired throughout the course. The project concerning this pedagogical intervention has the following aims: i) to enable students to create more professional and dynamic layouts; ii) to promote in students critical thinking and creativity in the application of acquired skills in real contexts; iii) to enhance knowledge that students acquired earlier in the course subjects; iv) to promote interdisciplinarity. The teaching strategy adopted was Project Based Learning, in order to allow students to apply in the real world their ideas and increase their understanding level when faced with real projects. The assessment included two skills: i) Socio affective (attitudes and values, self and hetero evaluation); ii) Cognitive (project phases). The analysis of the collected data revealed that students achieved the defined learning aims, and it was considered that the project authenticity was an asset for inclusion in the workplace.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Mariano, Pedro, 1975-Repositório da Universidade de LisboaNogueira, Sara Rodrigues, 1981-2015-02-02T18:01:32Z20142014-06-122014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15856TID:201220547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:10.010464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de ensino Project Based Learning no desenvolvimento de aplicações Web no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
title Estratégia de ensino Project Based Learning no desenvolvimento de aplicações Web no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
spellingShingle Estratégia de ensino Project Based Learning no desenvolvimento de aplicações Web no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Nogueira, Sara Rodrigues, 1981-
Informática - Estudo e ensino
Portefólios
Aplicações informáticas
Ensino profissional - Portugal
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Estratégia de ensino Project Based Learning no desenvolvimento de aplicações Web no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
title_full Estratégia de ensino Project Based Learning no desenvolvimento de aplicações Web no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
title_fullStr Estratégia de ensino Project Based Learning no desenvolvimento de aplicações Web no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
title_full_unstemmed Estratégia de ensino Project Based Learning no desenvolvimento de aplicações Web no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
title_sort Estratégia de ensino Project Based Learning no desenvolvimento de aplicações Web no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
author Nogueira, Sara Rodrigues, 1981-
author_facet Nogueira, Sara Rodrigues, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Mariano, Pedro, 1975-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Sara Rodrigues, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Informática - Estudo e ensino
Portefólios
Aplicações informáticas
Ensino profissional - Portugal
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Informática - Estudo e ensino
Portefólios
Aplicações informáticas
Ensino profissional - Portugal
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-06-12
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-02T18:01:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15856
TID:201220547
url http://hdl.handle.net/10451/15856
identifier_str_mv TID:201220547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134269283500032