Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6998 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
id |
RCAP_0eee4137c5887f06a6a0225cd1eff1ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informáticaEnsino da informáticaSistemas informáticosProgramação informáticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente relatório procura documentar a minha experiência pedagógica obtida com a prática de ensino supervisionada, no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Profissional 4 – Informática do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa. A experiência decorreu na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, numa turma de 10 alunos do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de sistemas Informáticos. Propus-me estudar o impacto que a utilização de elementos gráficos pode ter na aprendizagem da programação informática, quer pela facilidade que a visualização traz à sua compreensão, quer pelo maior interesse que desperta nos aprendentes. Nesse sentido utilizei a visualização do efeito bolha do algoritmo bubblesort e adaptei a biblioteca ARToolkit, para possibilitar que os alunos aplicassem filtros às imagens captadas pela câmara de vídeo manipulando uma matriz. Também procurei testar o efeito de tutoria agrupando os alunos em pares pedagógicos. Recolhi informação pela observação diária do interesse dos alunos, do efeito das tutorias, dos resultados das aprendizagens, por uma lista de verificação dos saberes e pelas entrevistas aos alunos e ao Professor-Cooperante. A utilização de elementos gráficos revelou-se eficaz na captação do interesse dos alunos, contribuindo para uma maior aprendizagem. As tutorias também reforçaram a componente formativa das atividades sempre que tutores e tutorados estiveram conscientes e assumiram os seus papéis.The present report seeks to document my teaching experience gained in the supervised teaching practice in the class Introdução à Prática Profissional 4 – Informática of the Masters in Informatic Teaching at the University of Lisbon. The experiment took place in School D. Pedro V in Lisbon, in a class of 10 students of the 10th year of the Course Profissional Técnico de Gestão e Programação de sistemas Informáticos. I proposed to study the impact that the use of graphics may have in learning computer programming, either by the facility that visualization brings to its understanding, or by the greater interest it rises in the learner. In that sense I used the visualization of the bubble effect of the algorithm bubblesort and I adapted the ARToolkit library to enable students to apply filters to images captured by a video camera manipulating a matrix. I also sought to test the effect of mentoring, grouping students into pedagogical pairs. I have collected information, by daily observation of students' interest, of the effect of tutoring, of the learning results, from a checklist of knowledge and interviews with the students and with the Cooperating Teacher. The use of graphics appears to be effective in capturing the students’ interest, contributing to better learning. The tutorials also reinforced the training component of the activities whenever tutors and tutees were aware and took over their roles.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaTravado, José dos Reis, 1963-2012-09-27T15:26:02Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6998porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.467306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática |
title |
Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática |
spellingShingle |
Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática Travado, José dos Reis, 1963- Ensino da informática Sistemas informáticos Programação informática Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
title_short |
Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática |
title_full |
Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática |
title_fullStr |
Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática |
title_full_unstemmed |
Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática |
title_sort |
Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática |
author |
Travado, José dos Reis, 1963- |
author_facet |
Travado, José dos Reis, 1963- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Pedro, 1965- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Travado, José dos Reis, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da informática Sistemas informáticos Programação informática Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
topic |
Ensino da informática Sistemas informáticos Programação informática Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-27T15:26:02Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6998 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134209994915840 |