Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travado, José dos Reis, 1963-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6998
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_0eee4137c5887f06a6a0225cd1eff1ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informáticaEnsino da informáticaSistemas informáticosProgramação informáticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente relatório procura documentar a minha experiência pedagógica obtida com a prática de ensino supervisionada, no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Profissional 4 – Informática do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa. A experiência decorreu na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, numa turma de 10 alunos do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de sistemas Informáticos. Propus-me estudar o impacto que a utilização de elementos gráficos pode ter na aprendizagem da programação informática, quer pela facilidade que a visualização traz à sua compreensão, quer pelo maior interesse que desperta nos aprendentes. Nesse sentido utilizei a visualização do efeito bolha do algoritmo bubblesort e adaptei a biblioteca ARToolkit, para possibilitar que os alunos aplicassem filtros às imagens captadas pela câmara de vídeo manipulando uma matriz. Também procurei testar o efeito de tutoria agrupando os alunos em pares pedagógicos. Recolhi informação pela observação diária do interesse dos alunos, do efeito das tutorias, dos resultados das aprendizagens, por uma lista de verificação dos saberes e pelas entrevistas aos alunos e ao Professor-Cooperante. A utilização de elementos gráficos revelou-se eficaz na captação do interesse dos alunos, contribuindo para uma maior aprendizagem. As tutorias também reforçaram a componente formativa das atividades sempre que tutores e tutorados estiveram conscientes e assumiram os seus papéis.The present report seeks to document my teaching experience gained in the supervised teaching practice in the class Introdução à Prática Profissional 4 – Informática of the Masters in Informatic Teaching at the University of Lisbon. The experiment took place in School D. Pedro V in Lisbon, in a class of 10 students of the 10th year of the Course Profissional Técnico de Gestão e Programação de sistemas Informáticos. I proposed to study the impact that the use of graphics may have in learning computer programming, either by the facility that visualization brings to its understanding, or by the greater interest it rises in the learner. In that sense I used the visualization of the bubble effect of the algorithm bubblesort and I adapted the ARToolkit library to enable students to apply filters to images captured by a video camera manipulating a matrix. I also sought to test the effect of mentoring, grouping students into pedagogical pairs. I have collected information, by daily observation of students' interest, of the effect of tutoring, of the learning results, from a checklist of knowledge and interviews with the students and with the Cooperating Teacher. The use of graphics appears to be effective in capturing the students’ interest, contributing to better learning. The tutorials also reinforced the training component of the activities whenever tutors and tutees were aware and took over their roles.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaTravado, José dos Reis, 1963-2012-09-27T15:26:02Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6998porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.467306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática
title Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática
spellingShingle Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática
Travado, José dos Reis, 1963-
Ensino da informática
Sistemas informáticos
Programação informática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática
title_full Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática
title_fullStr Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática
title_full_unstemmed Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática
title_sort Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática
author Travado, José dos Reis, 1963-
author_facet Travado, José dos Reis, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Travado, José dos Reis, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da informática
Sistemas informáticos
Programação informática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da informática
Sistemas informáticos
Programação informática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-27T15:26:02Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6998
url http://hdl.handle.net/10451/6998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134209994915840