O método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perfeito, Pedro Miguel Duarte
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5926
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do método coaching em contexto de ensino, ao longo do estágio pedagógico numa turma de Geografia de 8º ano, do ensino básico. Pretende-se perceber se as estratégias escolhidas contribuem ou não para uma maior consciencialização, responsabilização e autonomia por parte do aluno em relação ao saber. A adoção de uma estratégia coaching pressupõe modificar métodos de trabalho no professor, contribuindo para o sucesso dos processos de aprendizagem, e possibilitando uma maior intervenção dos alunos na identificação das suas dificuldades. Assim, definiu-se como questão de partida: «Em que medida o método coaching contribui para o processo de aprendizagem dos alunos na disciplina de Geografia?» De forma a dar resposta à questão, o trabalho apresenta uma fase do processo metodológico seguido, as seis fases correspondentes à estratégia coaching adotada e a fase de análise dos guiões e fichas utilizadas. Através da interpretação dos gráficos de respostas conclui-se que houve aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina através da aplicação do método coaching
id RCAP_a8abfe3b69ee41ed3ff57dc7d6921b9b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º anoEDUCAÇÃOMESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE GEOGRAFIAMÉTODOS DE ENSINOMÉTODOS DE APRENDIZAGEMCOACHINGESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEMSUCESSO ESCOLAREDUCATIONGEOGRAPHY TEACHINGTEACHING METHODSLEARNING METHODSCOACHINGLEARNING STRATEGIESSCHOOL SUCCESSO presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do método coaching em contexto de ensino, ao longo do estágio pedagógico numa turma de Geografia de 8º ano, do ensino básico. Pretende-se perceber se as estratégias escolhidas contribuem ou não para uma maior consciencialização, responsabilização e autonomia por parte do aluno em relação ao saber. A adoção de uma estratégia coaching pressupõe modificar métodos de trabalho no professor, contribuindo para o sucesso dos processos de aprendizagem, e possibilitando uma maior intervenção dos alunos na identificação das suas dificuldades. Assim, definiu-se como questão de partida: «Em que medida o método coaching contribui para o processo de aprendizagem dos alunos na disciplina de Geografia?» De forma a dar resposta à questão, o trabalho apresenta uma fase do processo metodológico seguido, as seis fases correspondentes à estratégia coaching adotada e a fase de análise dos guiões e fichas utilizadas. Através da interpretação dos gráficos de respostas conclui-se que houve aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina através da aplicação do método coachingThis paper aims to present the application of the method in the context of coaching education throughout the teaching practice in a classroom of Geography 8th year of primary education. Aim to understand whether the chosen strategies or do not contribute to greater awareness, accountability and autonomy of the student in relation to knowledge. Adopting a coaching strategy assumes modify working methods in the teacher, contributing to the success of learning processes, and enabling a greater involvement of students in identifying their difficulties. Thus, it was defined as initial question : " To what extent the coaching method contributes to the learning process of students » In order to answer the question , the paper presents a phase of the methodological process followed , the six phases corresponding to coaching strategy adopted and the analysis phase of the scripts and tokens used . Through the interpretation of graphs of responses we conclude that there was learning of syllabus content through the application of the coaching method .2015-01-22T15:09:54Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5926TID:201270110pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerfeito, Pedro Miguel Duartereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:03.646535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º ano
title O método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º ano
spellingShingle O método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º ano
Perfeito, Pedro Miguel Duarte
EDUCAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE GEOGRAFIA
MÉTODOS DE ENSINO
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM
COACHING
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
SUCESSO ESCOLAR
EDUCATION
GEOGRAPHY TEACHING
TEACHING METHODS
LEARNING METHODS
COACHING
LEARNING STRATEGIES
SCHOOL SUCCESS
title_short O método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º ano
title_full O método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º ano
title_fullStr O método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º ano
title_full_unstemmed O método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º ano
title_sort O método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º ano
author Perfeito, Pedro Miguel Duarte
author_facet Perfeito, Pedro Miguel Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perfeito, Pedro Miguel Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE GEOGRAFIA
MÉTODOS DE ENSINO
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM
COACHING
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
SUCESSO ESCOLAR
EDUCATION
GEOGRAPHY TEACHING
TEACHING METHODS
LEARNING METHODS
COACHING
LEARNING STRATEGIES
SCHOOL SUCCESS
topic EDUCAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE GEOGRAFIA
MÉTODOS DE ENSINO
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM
COACHING
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
SUCESSO ESCOLAR
EDUCATION
GEOGRAPHY TEACHING
TEACHING METHODS
LEARNING METHODS
COACHING
LEARNING STRATEGIES
SCHOOL SUCCESS
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do método coaching em contexto de ensino, ao longo do estágio pedagógico numa turma de Geografia de 8º ano, do ensino básico. Pretende-se perceber se as estratégias escolhidas contribuem ou não para uma maior consciencialização, responsabilização e autonomia por parte do aluno em relação ao saber. A adoção de uma estratégia coaching pressupõe modificar métodos de trabalho no professor, contribuindo para o sucesso dos processos de aprendizagem, e possibilitando uma maior intervenção dos alunos na identificação das suas dificuldades. Assim, definiu-se como questão de partida: «Em que medida o método coaching contribui para o processo de aprendizagem dos alunos na disciplina de Geografia?» De forma a dar resposta à questão, o trabalho apresenta uma fase do processo metodológico seguido, as seis fases correspondentes à estratégia coaching adotada e a fase de análise dos guiões e fichas utilizadas. Através da interpretação dos gráficos de respostas conclui-se que houve aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina através da aplicação do método coaching
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-22T15:09:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5926
TID:201270110
url http://hdl.handle.net/10437/5926
identifier_str_mv TID:201270110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131237602820096