Aprendizagem da escrita em português europeu por falantes do português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Eliane Ferreira do
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/466
Resumo: Tese de mestrado em Linguística apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008
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spelling Aprendizagem da escrita em português europeu por falantes do português brasileiroLíngua portuguesaEscrita - Estudo e ensinoPsicolinguísticaTeses de mestrado - 2008Tese de mestrado em Linguística apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008Este estudo tem como objectivo analisar o processo de aprendizagem da escrita em Português Europeu por sujeitos que têm como língua materna o Português Brasileiro, com foco na produção escrita em contexto escolar. Para a realização deste estudo seguimos de perto o procedimento usado no estudo Diversidade Linguística na Escola Portuguesa do ILTEC. A amostra foi constituída por um grupo experimental de 20 alunos brasileiros cursando o 4º e 6º ano de escolaridade em escolas portuguesas. Para elicitar a produção escrita (textos narrativos e diálogos) usámos uma banda desenhada que constitui a História do Gato (Hickmann, 1982). Para uma análise contrastiva das produções escritas dos falantes do PB, usámos as produções escritas de alunos portugueses dos mesmos níveis de escolaridades recolhidas no projecto do ILTEC. As análises tiveram como ponto de partida: (i) a estrutura global do texto considerando a informação transmitida (estrutura informacional), (ii) questões de estrutura interna das frases ordem de palavras, concordância nominal e verbal, uso de artigos e preposições; (iii) aspectos de referência, nominal e pronominal. Com a análise dos dados, avaliamos a formação das estruturas mencionadas e verificámos a sua conformidade às normas da gramática do Português Europeu. Baseado na análise de uma narrativa e de um diálogo, produzidos pelos sujeitos acima referidos, encontrámos semelhanças e diferenças nos dois grupos: grupo experimental de sujeitos brasileiros e o grupo de controlo de sujeitos portugueses. Com base nessas diferenças e semelhanças, reflectimos sobre estratégias que possam contribuir para uma melhor compreensão do contraste gramatical entre a variedade brasileira e a variedade europeia. Assim pensámos contribuir para o estudo sobre a diversidade linguística na escola portuguesa, contrastando, não diferentes línguas, mas variedades marcadas de uma mesma língua.The aim of this study is to examine the process of learning to write in European Portuguese by subjects that have as their mother tongue the Brazilian Portuguese (BP), focusing on the written production in the school. To carry out this study we closely followed the procedure used in the study Linguistic Diversity in the Portuguese School by the ILTEC. The sample consisted of an experimental group of 20 Brazilian students attending the 4th and 6t grade in Portuguese schools. To trigger the writing produciton (narrative texts and dialogues) we used the cartoon the "History of the Cat" (Hickmann, 1982). For a contrastive analysis of written productions of speakers of the BP, we used the written productions of Portuguese students that attend the same school levels, collected in the ILTEC's project. This analysis took as a starting point: (i) the overall structure of the text given the information transmitted (informational structure), (ii) issues of internal structure of the sentences - order of words, nominal and verbal agreement, use of prepositions and articles; (iii) aspects of nominal and pronominal reference. With the analysis of the data, we evaluated the building of the structures mentioned and noted that they conform to the grammar rules of the European Portuguese. Based on the analysis of a narrative and a dialogue, made by the subjects mencioned Based on the analysis of a narrative and a dialogue, made by the subjects mencioned above, we found similarities and differences in the two groups: the experimental group of the Brazilian subjects and the control group of the Portuguese subjects. Based on these differences and similarities, we thought about the strategies that could contribute to a better understanding of the grammatical contrast between the Brazilian variety and the European variety. This way we are aiming to help with studies of the linguistic diversity in the Portuguese school, contrasting not different languages, but marked varieties of the sCosta, Maria Armanda, 1952-Repositório da Universidade de LisboaNascimento, Eliane Ferreira do2010-06-22T09:21:35Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:18.021740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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