Mais do que um dedo no ar!
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21264 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), está integrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma abordagem reflexiva sobre a PES da mestranda, que terá sido sustentada por referenciais teóricos e legais que corroboram toda a prática educativa e investigativa. Num primeiro momento, serão elencados um conjunto de finalidades e objetivos, seguida de uma abordagem teórico-legal sobre a formação académica e docente da mestranda. Posteriormente, haverá lugar para uma caracterização dos contextos educativos onde decorreu a PES, com o intuito de que seja mais facilmente entendível a tomada de decisões, relativamente às intervenções realizadas nas duas turmas do 1º e 2º Ciclos de Ensino. A prática educativa terá lugar imediatamente a seguir, sendo apresentados, também, neste ponto todos os referenciais teóricos basilares a uma prática inclusiva, que vise proporcionar às crianças aprendizagens significativas e estruturantes à formação de cidadãos livres e autónomos. Num segundo momento, será abordada a componente investigativa, que a mestranda terá desenvolvido, no sentido de refletir e retirar ilações para a sua vida profissional, sobre a estratégia de trabalho de grupo, como sendo o trabalho colaborativo e o trabalho cooperativo. Neste sentido, a mestranda terá desenvolvido, durante a sua prática no 1º Ciclo do Ensino Básico, um conjunto de implementações com recurso a esta estratégia. Importa salientar que todo o trabalho desenvolvido foi sustentado por uma equipa multidisciplinar, com base num trabalho colaborativo, que encetou na mestranda uma visão mais abrangente, crítica e reflexiva, contribuindo para o seu crescimento como futura docente. |
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Mais do que um dedo no ar!Prática de ensino supervisionadaReflexãoTrabalho de grupoInclusãoSupervised teaching practiceReflectionGroup worklnclusionPersonal and teacher trainingO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), está integrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma abordagem reflexiva sobre a PES da mestranda, que terá sido sustentada por referenciais teóricos e legais que corroboram toda a prática educativa e investigativa. Num primeiro momento, serão elencados um conjunto de finalidades e objetivos, seguida de uma abordagem teórico-legal sobre a formação académica e docente da mestranda. Posteriormente, haverá lugar para uma caracterização dos contextos educativos onde decorreu a PES, com o intuito de que seja mais facilmente entendível a tomada de decisões, relativamente às intervenções realizadas nas duas turmas do 1º e 2º Ciclos de Ensino. A prática educativa terá lugar imediatamente a seguir, sendo apresentados, também, neste ponto todos os referenciais teóricos basilares a uma prática inclusiva, que vise proporcionar às crianças aprendizagens significativas e estruturantes à formação de cidadãos livres e autónomos. Num segundo momento, será abordada a componente investigativa, que a mestranda terá desenvolvido, no sentido de refletir e retirar ilações para a sua vida profissional, sobre a estratégia de trabalho de grupo, como sendo o trabalho colaborativo e o trabalho cooperativo. Neste sentido, a mestranda terá desenvolvido, durante a sua prática no 1º Ciclo do Ensino Básico, um conjunto de implementações com recurso a esta estratégia. Importa salientar que todo o trabalho desenvolvido foi sustentado por uma equipa multidisciplinar, com base num trabalho colaborativo, que encetou na mestranda uma visão mais abrangente, crítica e reflexiva, contribuindo para o seu crescimento como futura docente.This lnternship Report is part of the Supervised Teaching Practice (SEP) curricular unit and is integrated in the study plan of the Master's Degree in Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico.This document presents a reflective approach to the master's student's PES, which has been supported by theoretical and legal references that corroborate ali the educational and investigative practice. First, a set of aims and objectives will be listed, followed by a theoretical-legal approach on the master's student's academic and teaching training. Subsequently, there will be a characterisation of the educational contexts where the SEP took place,in order to make it easier to understand the decision-making process regarding the interventions carried out in the two classes of the 1st and 2nd Cycles of Education. The educational practice will take place immediately after, being presented,aiso at this point ali the basic theoreticalreferences to an inclusive practice,which aims to provide children with significant and structuring learning to the formation of free and autonomous citizens. ln a second moment, the investigative component will be addressed, which the student will have developed, in order to reflect and draw lessons for her professionallife, on the strategy of group work, such as collaborative work and cooperative work. ln this sense, the student will have developed, during her practice in the 1st cycle of basic education, a set of implementations using this strategy. lt is important to highlight that ali the work developed was supported by a multidisciplinary team, based on collaborative work,which gave the student a broader,more criticai and reflective vision, contributing to her growth as a future teacherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Maria da Conceição Pereira da2022-12-29T15:04:37Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21264TID:203142535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:19.748564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), está integrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma abordagem reflexiva sobre a PES da mestranda, que terá sido sustentada por referenciais teóricos e legais que corroboram toda a prática educativa e investigativa. Num primeiro momento, serão elencados um conjunto de finalidades e objetivos, seguida de uma abordagem teórico-legal sobre a formação académica e docente da mestranda. Posteriormente, haverá lugar para uma caracterização dos contextos educativos onde decorreu a PES, com o intuito de que seja mais facilmente entendível a tomada de decisões, relativamente às intervenções realizadas nas duas turmas do 1º e 2º Ciclos de Ensino. A prática educativa terá lugar imediatamente a seguir, sendo apresentados, também, neste ponto todos os referenciais teóricos basilares a uma prática inclusiva, que vise proporcionar às crianças aprendizagens significativas e estruturantes à formação de cidadãos livres e autónomos. Num segundo momento, será abordada a componente investigativa, que a mestranda terá desenvolvido, no sentido de refletir e retirar ilações para a sua vida profissional, sobre a estratégia de trabalho de grupo, como sendo o trabalho colaborativo e o trabalho cooperativo. Neste sentido, a mestranda terá desenvolvido, durante a sua prática no 1º Ciclo do Ensino Básico, um conjunto de implementações com recurso a esta estratégia. Importa salientar que todo o trabalho desenvolvido foi sustentado por uma equipa multidisciplinar, com base num trabalho colaborativo, que encetou na mestranda uma visão mais abrangente, crítica e reflexiva, contribuindo para o seu crescimento como futura docente. |
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