Mais do que um dedo no ar!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria da Conceição Pereira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21264
Resumo: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), está integrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma abordagem reflexiva sobre a PES da mestranda, que terá sido sustentada por referenciais teóricos e legais que corroboram toda a prática educativa e investigativa. Num primeiro momento, serão elencados um conjunto de finalidades e objetivos, seguida de uma abordagem teórico-legal sobre a formação académica e docente da mestranda. Posteriormente, haverá lugar para uma caracterização dos contextos educativos onde decorreu a PES, com o intuito de que seja mais facilmente entendível a tomada de decisões, relativamente às intervenções realizadas nas duas turmas do 1º e 2º Ciclos de Ensino. A prática educativa terá lugar imediatamente a seguir, sendo apresentados, também, neste ponto todos os referenciais teóricos basilares a uma prática inclusiva, que vise proporcionar às crianças aprendizagens significativas e estruturantes à formação de cidadãos livres e autónomos. Num segundo momento, será abordada a componente investigativa, que a mestranda terá desenvolvido, no sentido de refletir e retirar ilações para a sua vida profissional, sobre a estratégia de trabalho de grupo, como sendo o trabalho colaborativo e o trabalho cooperativo. Neste sentido, a mestranda terá desenvolvido, durante a sua prática no 1º Ciclo do Ensino Básico, um conjunto de implementações com recurso a esta estratégia. Importa salientar que todo o trabalho desenvolvido foi sustentado por uma equipa multidisciplinar, com base num trabalho colaborativo, que encetou na mestranda uma visão mais abrangente, crítica e reflexiva, contribuindo para o seu crescimento como futura docente.
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