Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/77227 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing and Business Strategy |
id |
RCAP_a8be844d30b593001bd497973b4a25b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77227 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approachEscolha dos pacientes entre prestadores de cuidados de saúde privados em Portugal: uma abordagem do marketing de saúdePatient choiceHealthcare marketingPrivate healthcare providersPortugalEscolha de pacientesMarketing da saúdePrestadores de cuidados privadosCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing and Business StrategyThe study of patient choice is particularly relevant today. Healthcare reforms have been implemented all over Europe to give patients more control over their own health, in hopes that, consequently, it would also increase the healthcare providers’ service quality. The Portuguese context is particularly relevant since the healthcare market is dominated by Serviço Nacional de Saúde; however, private providers have seen their business flourish as patients start to gravitate towards private healthcare. The aim of this study is to understand how patients decide between hospitals, specially between private ones, in a competitive market with little to no differentiation. Interviews and surveys, answered by patients from private hospitals, were used as guides to better understand the patient’s decision-making process, through a qualitative and a quantitative approach. Access to choice relevant information seemed relevant in aiding patients in their decision between providers, recommendations either from physicians or from family and friends stood out amongst the information sources available. Similarly, patients’ perception of hospitals’ quality influenced their choice as well as their future choices. Although patients highly valued being able to choose their provider, they mostly chose passively, barely considering alternative providers or comparing such alternatives. This study of patient choice is still underdeveloped and requires further research. Private hospitals depend on their patients to remain profitable, thus, it is fundamental that they understand why their patients chose them and what are their expectations, in order to better cater to their needs. Studies such as this one can be a valuable tool for management teams to understand better ways to improve their service and, in turn, retain and attract more patients.O estudo da escolha dos pacientes é particularmente relevante na atualidade. Reformas no sistema de saúde têm sido implementadas por toda a Europa dando aos pacientes maior controlo sobre a sua saúde e na esperança que, consequentemente, gere uma melhoria da qualidade dos prestadores de cuidados de saúde. O contexto português é particularmente relevante uma vez que o mercado da saúde é dominado pelo Serviço Nacional de Saúde, porém, hospitais e clínicas privados têm prosperado com os pacientes a gravitar para prestadores privados. O objetivo deste estudo é compreender como os pacientes decidem entre hospitais, especialmente entre prestadores de cuidados de saúde privados, num mercado altamente competitivo onde há pouca ou nenhuma diferenciação entre concorrentes. Entrevistas e questionários, respondidos por pacientes de hospitais privados, foram usados para compreender o processo de decisão dos pacientes, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Acesso a informação relevante à escolha aparenta ser relevante a ajudar os pacientes na sua decisão entre hospitais, recomendação quer de médicos quer de familiares ou amigos destacam-se entre as fontes de informação disponíveis. Do mesmo modo, as perceções de qualidade dos pacientes impactaram as escolhas dos pacientes assim como influenciam as suas escolhas futuras. Apesar de valorizarem a liberdade de escolha de prestadores de cuidados de saúde, a sua escolha é maioritariamente passiva, raramente considerando prestadores alternativos ou comparando alternativas. O estudo da escolha dos pacientes ainda está na sua fase inicial e requere mais pesquisas futuras. Hospitais privados dependem dos seus pacientes para se manterem lucrativos, assim, é essencial que compreendam porquê que os seus pacientes os escolheram e quais as suas expectativas, para melhor responderem às suas necessidades. Estudos como este podem ser uma ferramenta de valor para equipas de gestão para perceberem como melhorar o serviço prestado e, consequentemente, reter e atrair mais pacientes.Schwedler, Moritz VonUniversidade do MinhoMagalhães, Joana Daniela Lopes20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77227eng202771059info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:41.890473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach Escolha dos pacientes entre prestadores de cuidados de saúde privados em Portugal: uma abordagem do marketing de saúde |
title |
Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach |
spellingShingle |
Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach Magalhães, Joana Daniela Lopes Patient choice Healthcare marketing Private healthcare providers Portugal Escolha de pacientes Marketing da saúde Prestadores de cuidados privados Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach |
title_full |
Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach |
title_fullStr |
Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach |
title_full_unstemmed |
Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach |
title_sort |
Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach |
author |
Magalhães, Joana Daniela Lopes |
author_facet |
Magalhães, Joana Daniela Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schwedler, Moritz Von Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Joana Daniela Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patient choice Healthcare marketing Private healthcare providers Portugal Escolha de pacientes Marketing da saúde Prestadores de cuidados privados Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Patient choice Healthcare marketing Private healthcare providers Portugal Escolha de pacientes Marketing da saúde Prestadores de cuidados privados Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing and Business Strategy |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/77227 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/77227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202771059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133066265886720 |