Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Joana Daniela Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/77227
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing and Business Strategy
id RCAP_a8be844d30b593001bd497973b4a25b0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approachEscolha dos pacientes entre prestadores de cuidados de saúde privados em Portugal: uma abordagem do marketing de saúdePatient choiceHealthcare marketingPrivate healthcare providersPortugalEscolha de pacientesMarketing da saúdePrestadores de cuidados privadosCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing and Business StrategyThe study of patient choice is particularly relevant today. Healthcare reforms have been implemented all over Europe to give patients more control over their own health, in hopes that, consequently, it would also increase the healthcare providers’ service quality. The Portuguese context is particularly relevant since the healthcare market is dominated by Serviço Nacional de Saúde; however, private providers have seen their business flourish as patients start to gravitate towards private healthcare. The aim of this study is to understand how patients decide between hospitals, specially between private ones, in a competitive market with little to no differentiation. Interviews and surveys, answered by patients from private hospitals, were used as guides to better understand the patient’s decision-making process, through a qualitative and a quantitative approach. Access to choice relevant information seemed relevant in aiding patients in their decision between providers, recommendations either from physicians or from family and friends stood out amongst the information sources available. Similarly, patients’ perception of hospitals’ quality influenced their choice as well as their future choices. Although patients highly valued being able to choose their provider, they mostly chose passively, barely considering alternative providers or comparing such alternatives. This study of patient choice is still underdeveloped and requires further research. Private hospitals depend on their patients to remain profitable, thus, it is fundamental that they understand why their patients chose them and what are their expectations, in order to better cater to their needs. Studies such as this one can be a valuable tool for management teams to understand better ways to improve their service and, in turn, retain and attract more patients.O estudo da escolha dos pacientes é particularmente relevante na atualidade. Reformas no sistema de saúde têm sido implementadas por toda a Europa dando aos pacientes maior controlo sobre a sua saúde e na esperança que, consequentemente, gere uma melhoria da qualidade dos prestadores de cuidados de saúde. O contexto português é particularmente relevante uma vez que o mercado da saúde é dominado pelo Serviço Nacional de Saúde, porém, hospitais e clínicas privados têm prosperado com os pacientes a gravitar para prestadores privados. O objetivo deste estudo é compreender como os pacientes decidem entre hospitais, especialmente entre prestadores de cuidados de saúde privados, num mercado altamente competitivo onde há pouca ou nenhuma diferenciação entre concorrentes. Entrevistas e questionários, respondidos por pacientes de hospitais privados, foram usados para compreender o processo de decisão dos pacientes, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Acesso a informação relevante à escolha aparenta ser relevante a ajudar os pacientes na sua decisão entre hospitais, recomendação quer de médicos quer de familiares ou amigos destacam-se entre as fontes de informação disponíveis. Do mesmo modo, as perceções de qualidade dos pacientes impactaram as escolhas dos pacientes assim como influenciam as suas escolhas futuras. Apesar de valorizarem a liberdade de escolha de prestadores de cuidados de saúde, a sua escolha é maioritariamente passiva, raramente considerando prestadores alternativos ou comparando alternativas. O estudo da escolha dos pacientes ainda está na sua fase inicial e requere mais pesquisas futuras. Hospitais privados dependem dos seus pacientes para se manterem lucrativos, assim, é essencial que compreendam porquê que os seus pacientes os escolheram e quais as suas expectativas, para melhor responderem às suas necessidades. Estudos como este podem ser uma ferramenta de valor para equipas de gestão para perceberem como melhorar o serviço prestado e, consequentemente, reter e atrair mais pacientes.Schwedler, Moritz VonUniversidade do MinhoMagalhães, Joana Daniela Lopes20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77227eng202771059info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:41.890473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach
Escolha dos pacientes entre prestadores de cuidados de saúde privados em Portugal: uma abordagem do marketing de saúde
title Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach
spellingShingle Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach
Magalhães, Joana Daniela Lopes
Patient choice
Healthcare marketing
Private healthcare providers
Portugal
Escolha de pacientes
Marketing da saúde
Prestadores de cuidados privados
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach
title_full Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach
title_fullStr Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach
title_full_unstemmed Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach
title_sort Patients’ choice between private healthcare providers in Portugal: a healthcare marketing approach
author Magalhães, Joana Daniela Lopes
author_facet Magalhães, Joana Daniela Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schwedler, Moritz Von
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Joana Daniela Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Patient choice
Healthcare marketing
Private healthcare providers
Portugal
Escolha de pacientes
Marketing da saúde
Prestadores de cuidados privados
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Patient choice
Healthcare marketing
Private healthcare providers
Portugal
Escolha de pacientes
Marketing da saúde
Prestadores de cuidados privados
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing and Business Strategy
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/77227
url http://hdl.handle.net/1822/77227
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 202771059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133066265886720