Estilos parentais e a vinculação amorosa: papel na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granja, Maria Bárbara Pereira Dias Monteiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7402
Resumo: As relações estabelecidas ao longo da infância e adolescência tornam-se relevantes para o desenvolvimento bio-psico-social do jovem adulto. O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais adotados por estas, revelam-se fundamentais para o jovem adulto no que concerne à transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico. Estas relações com as figuras parentais e a qualidade da adaptação ao contexto académico associam-se à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo tem como objetivo analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M = 20.07, DP = 1.7). A recolha de dados foi realizada com recurso a instrumentos de autorrelato, nomeadamente, o Parental Styles and Dimensions Questionnaire: Short Version (PSDQ), o Questionário de Vivências Académicas (QVA-versão reduzida) e a Escala de Medida de Manifestação do Bem-estar Psicológico. Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental democrático, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica.
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