Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21559 |
Resumo: | Este trabalho insere-se no âmbito da aplicação do sistema de produção da aliança Renault Nissan na fábrica da Renault CACIA. Este sistema advoga o conceito de Filme Firme que pode ser definido como um plano fixo e sem previsões, em que a hora de fabricação e sequência de produção são definidas para cada veículo ou para cada componente específico, e não para um volume total diário, e em que o seu fluxo de informação é contínuo e sustentado por um sistema que é suscetível de ser partilhado com todos os processos. O projeto proposto neste estágio curricular tinha como objetivo a criação de um método sistemático que possibilitasse aumentar o período de Filme Firme na linha de montagem de caixas de velocidades. Para isto ser possível sem eventos adversos, teriam de ser minimizadas as alterações às ordens de fabrico no horizonte firme. Com base no ciclo DMAIC, foi criado para o efeito um método sistemático de resolução estruturada de problemas que implicassem essas alterações, utilizando ferramentas como a análise dos 5 Porquê, o Diagrama de Pareto e o Plano de Ação. Devido à implementação deste processo, a Renault CACIA conseguiu aumentar o seu período de Filme Firme de 24 para 32 horas, assim como minimizar os problemas que provocavam alterações nas ordens de fabrico. |
id |
RCAP_a935626c267f2515f5bfb61c7dab5aab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21559 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAICEngenharia e gestão industrialIndústria automóvel -- Aveiro (Portugal)Engenharia de produçãoPlaneamento da produçãoEste trabalho insere-se no âmbito da aplicação do sistema de produção da aliança Renault Nissan na fábrica da Renault CACIA. Este sistema advoga o conceito de Filme Firme que pode ser definido como um plano fixo e sem previsões, em que a hora de fabricação e sequência de produção são definidas para cada veículo ou para cada componente específico, e não para um volume total diário, e em que o seu fluxo de informação é contínuo e sustentado por um sistema que é suscetível de ser partilhado com todos os processos. O projeto proposto neste estágio curricular tinha como objetivo a criação de um método sistemático que possibilitasse aumentar o período de Filme Firme na linha de montagem de caixas de velocidades. Para isto ser possível sem eventos adversos, teriam de ser minimizadas as alterações às ordens de fabrico no horizonte firme. Com base no ciclo DMAIC, foi criado para o efeito um método sistemático de resolução estruturada de problemas que implicassem essas alterações, utilizando ferramentas como a análise dos 5 Porquê, o Diagrama de Pareto e o Plano de Ação. Devido à implementação deste processo, a Renault CACIA conseguiu aumentar o seu período de Filme Firme de 24 para 32 horas, assim como minimizar os problemas que provocavam alterações nas ordens de fabrico.This work falls within the scope of application of the Renault Nissan production system at Renault CACIA. This system advocate the concept of “Filme Firme” that could be set as a fixed and unpredicted plan, wherein the time of manufacture and production sequence are defined for each vehicle or for each particular component and not to a total daily volume, and where its information flow is continuous and sustained by a system that is capable of being shared with all processes. The project proposed in this curricular internship aimed to create a systematic method that would allow the increasing of the “Filme Firme” period in gearbox assembly line. For this to be possible without adverse events, it would be necessary to minimize the changes to manufacturing orders in the firm horizon. Based on the DMAIC cycle, it was created for this purpose a systematic method of solving structured problems that would require these changes, using tools such as the 5 Whys analysis, the diagram of Pareto and the Action Plan. Due to the implementation of this process, Renault CACIA managed to increase its “Filme Firme” period from 24 to 32 hours, as well as minimize the problems that caused changes in manufacturing orders.Universidade de Aveiro2018-01-18T12:12:01Z2016-12-16T00:00:00Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21559TID:201932679porRebelo, Pedro Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:27Zoai:ria.ua.pt:10773/21559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:02.114763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC |
title |
Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC |
spellingShingle |
Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC Rebelo, Pedro Araújo Engenharia e gestão industrial Indústria automóvel -- Aveiro (Portugal) Engenharia de produção Planeamento da produção |
title_short |
Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC |
title_full |
Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC |
title_fullStr |
Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC |
title_sort |
Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC |
author |
Rebelo, Pedro Araújo |
author_facet |
Rebelo, Pedro Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Pedro Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão industrial Indústria automóvel -- Aveiro (Portugal) Engenharia de produção Planeamento da produção |
topic |
Engenharia e gestão industrial Indústria automóvel -- Aveiro (Portugal) Engenharia de produção Planeamento da produção |
description |
Este trabalho insere-se no âmbito da aplicação do sistema de produção da aliança Renault Nissan na fábrica da Renault CACIA. Este sistema advoga o conceito de Filme Firme que pode ser definido como um plano fixo e sem previsões, em que a hora de fabricação e sequência de produção são definidas para cada veículo ou para cada componente específico, e não para um volume total diário, e em que o seu fluxo de informação é contínuo e sustentado por um sistema que é suscetível de ser partilhado com todos os processos. O projeto proposto neste estágio curricular tinha como objetivo a criação de um método sistemático que possibilitasse aumentar o período de Filme Firme na linha de montagem de caixas de velocidades. Para isto ser possível sem eventos adversos, teriam de ser minimizadas as alterações às ordens de fabrico no horizonte firme. Com base no ciclo DMAIC, foi criado para o efeito um método sistemático de resolução estruturada de problemas que implicassem essas alterações, utilizando ferramentas como a análise dos 5 Porquê, o Diagrama de Pareto e o Plano de Ação. Devido à implementação deste processo, a Renault CACIA conseguiu aumentar o seu período de Filme Firme de 24 para 32 horas, assim como minimizar os problemas que provocavam alterações nas ordens de fabrico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16T00:00:00Z 2016-12-16 2018-01-18T12:12:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21559 TID:201932679 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21559 |
identifier_str_mv |
TID:201932679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137613846675456 |