Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Pedro Araújo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21559
Resumo: Este trabalho insere-se no âmbito da aplicação do sistema de produção da aliança Renault Nissan na fábrica da Renault CACIA. Este sistema advoga o conceito de Filme Firme que pode ser definido como um plano fixo e sem previsões, em que a hora de fabricação e sequência de produção são definidas para cada veículo ou para cada componente específico, e não para um volume total diário, e em que o seu fluxo de informação é contínuo e sustentado por um sistema que é suscetível de ser partilhado com todos os processos. O projeto proposto neste estágio curricular tinha como objetivo a criação de um método sistemático que possibilitasse aumentar o período de Filme Firme na linha de montagem de caixas de velocidades. Para isto ser possível sem eventos adversos, teriam de ser minimizadas as alterações às ordens de fabrico no horizonte firme. Com base no ciclo DMAIC, foi criado para o efeito um método sistemático de resolução estruturada de problemas que implicassem essas alterações, utilizando ferramentas como a análise dos 5 Porquê, o Diagrama de Pareto e o Plano de Ação. Devido à implementação deste processo, a Renault CACIA conseguiu aumentar o seu período de Filme Firme de 24 para 32 horas, assim como minimizar os problemas que provocavam alterações nas ordens de fabrico.
id RCAP_a935626c267f2515f5bfb61c7dab5aab
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAICEngenharia e gestão industrialIndústria automóvel -- Aveiro (Portugal)Engenharia de produçãoPlaneamento da produçãoEste trabalho insere-se no âmbito da aplicação do sistema de produção da aliança Renault Nissan na fábrica da Renault CACIA. Este sistema advoga o conceito de Filme Firme que pode ser definido como um plano fixo e sem previsões, em que a hora de fabricação e sequência de produção são definidas para cada veículo ou para cada componente específico, e não para um volume total diário, e em que o seu fluxo de informação é contínuo e sustentado por um sistema que é suscetível de ser partilhado com todos os processos. O projeto proposto neste estágio curricular tinha como objetivo a criação de um método sistemático que possibilitasse aumentar o período de Filme Firme na linha de montagem de caixas de velocidades. Para isto ser possível sem eventos adversos, teriam de ser minimizadas as alterações às ordens de fabrico no horizonte firme. Com base no ciclo DMAIC, foi criado para o efeito um método sistemático de resolução estruturada de problemas que implicassem essas alterações, utilizando ferramentas como a análise dos 5 Porquê, o Diagrama de Pareto e o Plano de Ação. Devido à implementação deste processo, a Renault CACIA conseguiu aumentar o seu período de Filme Firme de 24 para 32 horas, assim como minimizar os problemas que provocavam alterações nas ordens de fabrico.This work falls within the scope of application of the Renault Nissan production system at Renault CACIA. This system advocate the concept of “Filme Firme” that could be set as a fixed and unpredicted plan, wherein the time of manufacture and production sequence are defined for each vehicle or for each particular component and not to a total daily volume, and where its information flow is continuous and sustained by a system that is capable of being shared with all processes. The project proposed in this curricular internship aimed to create a systematic method that would allow the increasing of the “Filme Firme” period in gearbox assembly line. For this to be possible without adverse events, it would be necessary to minimize the changes to manufacturing orders in the firm horizon. Based on the DMAIC cycle, it was created for this purpose a systematic method of solving structured problems that would require these changes, using tools such as the 5 Whys analysis, the diagram of Pareto and the Action Plan. Due to the implementation of this process, Renault CACIA managed to increase its “Filme Firme” period from 24 to 32 hours, as well as minimize the problems that caused changes in manufacturing orders.Universidade de Aveiro2018-01-18T12:12:01Z2016-12-16T00:00:00Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21559TID:201932679porRebelo, Pedro Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:27Zoai:ria.ua.pt:10773/21559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:02.114763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC
title Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC
spellingShingle Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC
Rebelo, Pedro Araújo
Engenharia e gestão industrial
Indústria automóvel -- Aveiro (Portugal)
Engenharia de produção
Planeamento da produção
title_short Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC
title_full Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC
title_fullStr Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC
title_full_unstemmed Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC
title_sort Relatório de estágio na Renault CACIA : implementação do ciclo DMAIC
author Rebelo, Pedro Araújo
author_facet Rebelo, Pedro Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Pedro Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão industrial
Indústria automóvel -- Aveiro (Portugal)
Engenharia de produção
Planeamento da produção
topic Engenharia e gestão industrial
Indústria automóvel -- Aveiro (Portugal)
Engenharia de produção
Planeamento da produção
description Este trabalho insere-se no âmbito da aplicação do sistema de produção da aliança Renault Nissan na fábrica da Renault CACIA. Este sistema advoga o conceito de Filme Firme que pode ser definido como um plano fixo e sem previsões, em que a hora de fabricação e sequência de produção são definidas para cada veículo ou para cada componente específico, e não para um volume total diário, e em que o seu fluxo de informação é contínuo e sustentado por um sistema que é suscetível de ser partilhado com todos os processos. O projeto proposto neste estágio curricular tinha como objetivo a criação de um método sistemático que possibilitasse aumentar o período de Filme Firme na linha de montagem de caixas de velocidades. Para isto ser possível sem eventos adversos, teriam de ser minimizadas as alterações às ordens de fabrico no horizonte firme. Com base no ciclo DMAIC, foi criado para o efeito um método sistemático de resolução estruturada de problemas que implicassem essas alterações, utilizando ferramentas como a análise dos 5 Porquê, o Diagrama de Pareto e o Plano de Ação. Devido à implementação deste processo, a Renault CACIA conseguiu aumentar o seu período de Filme Firme de 24 para 32 horas, assim como minimizar os problemas que provocavam alterações nas ordens de fabrico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16T00:00:00Z
2016-12-16
2018-01-18T12:12:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21559
TID:201932679
url http://hdl.handle.net/10773/21559
identifier_str_mv TID:201932679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137613846675456