A Matemática na Expressão Plástica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22788 |
Resumo: | Este artigo relata um estudo que tem como problema central estudar a forma como os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, estabelecem relações entre a Expressão Plástica e a Matemática, tendo como ponto de partida algumas técnicas seleccionadas de Expressão Plástica. Para o aprofundamento e contextualização da problemática, foram definidas algumas questões para investigação de forma a operacionalizar o estudo: a) Que conhecimentos matemáticos revelam os alunos quando falam sobre as suas produções plásticas? b) Que técnicas de Expressão Plástica potenciam um discurso rico em conhecimentos matemáticos? A abordagem metodológica escolhida foi do tipo qualitativo, com uma primeira fase exploratória, precedida de um estudo de caso múltiplo. Os dados foram recolhidos a partir das observações, elementos plásticos e testemunhos dos alunos ao longo das sessões de trabalho. Relativamente aos resultados obtidos é de salientar a diversidade de conceitos matemáticos identificados pelos próprios alunos. Em todos os casos, são apontadas as figuras geométricas e a existência de linhas rectas e curvas como elementos predominantes nas suas composições. |
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A Matemática na Expressão PlásticaA Matemática na Expressão PlásticaArtigosEste artigo relata um estudo que tem como problema central estudar a forma como os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, estabelecem relações entre a Expressão Plástica e a Matemática, tendo como ponto de partida algumas técnicas seleccionadas de Expressão Plástica. Para o aprofundamento e contextualização da problemática, foram definidas algumas questões para investigação de forma a operacionalizar o estudo: a) Que conhecimentos matemáticos revelam os alunos quando falam sobre as suas produções plásticas? b) Que técnicas de Expressão Plástica potenciam um discurso rico em conhecimentos matemáticos? A abordagem metodológica escolhida foi do tipo qualitativo, com uma primeira fase exploratória, precedida de um estudo de caso múltiplo. Os dados foram recolhidos a partir das observações, elementos plásticos e testemunhos dos alunos ao longo das sessões de trabalho. Relativamente aos resultados obtidos é de salientar a diversidade de conceitos matemáticos identificados pelos próprios alunos. Em todos os casos, são apontadas as figuras geométricas e a existência de linhas rectas e curvas como elementos predominantes nas suas composições.This paper reports a study which primary concern is to descript the way pupils from elementary school establish relations between Visual Arts and Mathematics, taking into account some selected techniques of Plastic Expression. To deepen and contextualize such matter, we have defined some issues for investigation as a way to carry out the study: a) What mathematical knowledge do pupils reveal when speaking of their plastic productions? b) Which techniques of Plastic Expression favor a rich discourse of mathematical knowledge? The methodological approach followed was of qualitative type, with an exploratory first phase, preceded by a study of multiple case. The data was gathered from observations, plastic elements and the testimony of pupils during work sessions. Concerning the obtained results, one must stress out the variety of mathematical concepts identified by the pupils. Whatever the case, geometrical shapes and the existence of straight and rounded lines are pointed out as predominant elements in the compositions.APM - Associação de Professores de Matemática2005-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22788por2183-28380872-3915Martins Félix, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:49Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:17.438205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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