O cinema submetido à representação do real: trajetória e formas de expressão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/90760 |
Resumo: | A motivação deste dissertação é a questão sobre como e porquê a representação do real afeta a arte cinematográfica. Fazemos um diálogo com a fotografia para chegarmos ao cinema, recorrendo à sua história e a vários movimentos artísticos, que colocam esta questão aparente e que contextualizam o objeto de estudo. Através dos meios técnicos e artísticos que um cineasta dispõe e reinventa discutimos como estes são usados para representar ou se afastar do real. Por último este estudo reflete sobre aspecto da percepção do espectador e sua expectativa como uma etapa final para o entendimento do real representado. Como entendimento final mas não conclusivo a representação do real no cinema está mais próxima de uma modulação do que estaria de uma reconstrução |
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O cinema submetido à representação do real: trajetória e formas de expressãoRealReproduçãoEpifaniaEpiphanyReproductionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA motivação deste dissertação é a questão sobre como e porquê a representação do real afeta a arte cinematográfica. Fazemos um diálogo com a fotografia para chegarmos ao cinema, recorrendo à sua história e a vários movimentos artísticos, que colocam esta questão aparente e que contextualizam o objeto de estudo. Através dos meios técnicos e artísticos que um cineasta dispõe e reinventa discutimos como estes são usados para representar ou se afastar do real. Por último este estudo reflete sobre aspecto da percepção do espectador e sua expectativa como uma etapa final para o entendimento do real representado. Como entendimento final mas não conclusivo a representação do real no cinema está mais próxima de uma modulação do que estaria de uma reconstruçãoThis dissertation is based on the question of how and why the real and its representation has affect the cinematic art. We make a dialogue with photography to arrive at the cinema using its history and various artistic movements that raise this apparent issue and contextualize the object of study. Through the technical and artistic means a filmmaker has and reinvents we discuss how these are used to represent or move away from the real. Finally this study reflects on aspect of the viewer's perception and expectation as a final step for understanding the represented reality. As a final but not conclusive understanding, the representation of the real in cinema is closer to a modulation than would be to a reconstruction.Aparício, Maria Irene ÂngeloRUNAlmeida, Fernando Luís Duarte Silva Serzedelo de2020-01-06T14:55:44Z2019-12-042020-01-062019-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/90760TID:202333388porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:40:16Zoai:run.unl.pt:10362/90760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:10.101096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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