Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Clara Arruda de Lucena
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24787
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos de Carvalho
id RCAP_a96ef3b9f75cd8e6b67db038c0e1d484
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/24787
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBTComportamento do consumidorAtitudes face ao luxoIntenção de compra no mercado de luxoPúblico LGBTDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos de CarvalhoNum cenário económico e social em constante transformação, o comportamento do consumidor e as suas alterações representam uma temática de extrema importância entre os profissionais de Marketing. O mesmo deve-se ao fato de posicionarem os seus objetivos e estratégias empresariais de acordo com os desejos e vontades do consumidor, sendo este cada vez mais exigente e peça-chave no mercado contemporâneo. O presente estudo possui como propósito examinar o comportamento do consumidor face ao luxo e a sua intenção de compra no mercado de luxo. A partir de uma revisão bibliográfica da área e inquéritos realizados entre os consumidores público-alvo, pretende-se explorar os determinantes das atitudes face ao luxo, assim como a intenção de compra de bens no mercado de luxo. Segundo Knag (2012), a motivação que conduz os consumidores na compra de produtos de luxo é um campo pouco explorado em termos de realização de estudos. O público escolhido a presente investigação compreendeu o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros), uma vez que representa um nicho da sociedade atual em constante crescimento e com um alto poder de compra. Para a aquisição dos resultados almejados, a investigação foi realizada através de um estudo empírico, onde foi utilizada uma metodologia quantitativa e descritiva, de natureza não-probabilística. O resultado do questionário de investigação, aplicados a 308 homossexuais, residentes em Portugal e Brasil, apresentou algumas diferenças quanto à revisão bibliográfica realizada, sendo causada pela especificidade e características próprias da amostra. Foram, igualmente, distribuídos inquéritos para uma amostra de 270 heterossexuais com o objetivo de traçar uma com análise comparativa entre os dois públicos analisados, de modo a enfatizar a importância de estudo do público LGBT no mercado de luxo. Como análise finalconclui-se que o público LGBT é um consumidor que apresenta perceções diferenciadas face aos bens de luxo com um elevado poder de compra. Trata-se de um público exigente, com características específicas, o que faz com que seja necessário um estudo mais aprofundado em relação ao seu comportamento como consumidor no mercado de luxo, a fim de um melhor posicionamento das marcas e segmentação do mercado. Daí que a presente investigação apresente, igualmente, o propósito de contribuir academicamente para futuros estudos sobre a temática.FEUC2013-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24787http://hdl.handle.net/10316/24787TID:201477289porRodrigues, Clara Arruda de Lucena - Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT. Coimbra, 2013Rodrigues, Clara Arruda de Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:40.180376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT
title Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT
spellingShingle Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT
Rodrigues, Clara Arruda de Lucena
Comportamento do consumidor
Atitudes face ao luxo
Intenção de compra no mercado de luxo
Público LGBT
title_short Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT
title_full Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT
title_fullStr Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT
title_full_unstemmed Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT
title_sort Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT
author Rodrigues, Clara Arruda de Lucena
author_facet Rodrigues, Clara Arruda de Lucena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Clara Arruda de Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Atitudes face ao luxo
Intenção de compra no mercado de luxo
Público LGBT
topic Comportamento do consumidor
Atitudes face ao luxo
Intenção de compra no mercado de luxo
Público LGBT
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos de Carvalho
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/24787
http://hdl.handle.net/10316/24787
TID:201477289
url http://hdl.handle.net/10316/24787
identifier_str_mv TID:201477289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Clara Arruda de Lucena - Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT. Coimbra, 2013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133742615232512