Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24787 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos de Carvalho |
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Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBTComportamento do consumidorAtitudes face ao luxoIntenção de compra no mercado de luxoPúblico LGBTDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos de CarvalhoNum cenário económico e social em constante transformação, o comportamento do consumidor e as suas alterações representam uma temática de extrema importância entre os profissionais de Marketing. O mesmo deve-se ao fato de posicionarem os seus objetivos e estratégias empresariais de acordo com os desejos e vontades do consumidor, sendo este cada vez mais exigente e peça-chave no mercado contemporâneo. O presente estudo possui como propósito examinar o comportamento do consumidor face ao luxo e a sua intenção de compra no mercado de luxo. A partir de uma revisão bibliográfica da área e inquéritos realizados entre os consumidores público-alvo, pretende-se explorar os determinantes das atitudes face ao luxo, assim como a intenção de compra de bens no mercado de luxo. Segundo Knag (2012), a motivação que conduz os consumidores na compra de produtos de luxo é um campo pouco explorado em termos de realização de estudos. O público escolhido a presente investigação compreendeu o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros), uma vez que representa um nicho da sociedade atual em constante crescimento e com um alto poder de compra. Para a aquisição dos resultados almejados, a investigação foi realizada através de um estudo empírico, onde foi utilizada uma metodologia quantitativa e descritiva, de natureza não-probabilística. O resultado do questionário de investigação, aplicados a 308 homossexuais, residentes em Portugal e Brasil, apresentou algumas diferenças quanto à revisão bibliográfica realizada, sendo causada pela especificidade e características próprias da amostra. Foram, igualmente, distribuídos inquéritos para uma amostra de 270 heterossexuais com o objetivo de traçar uma com análise comparativa entre os dois públicos analisados, de modo a enfatizar a importância de estudo do público LGBT no mercado de luxo. Como análise finalconclui-se que o público LGBT é um consumidor que apresenta perceções diferenciadas face aos bens de luxo com um elevado poder de compra. Trata-se de um público exigente, com características específicas, o que faz com que seja necessário um estudo mais aprofundado em relação ao seu comportamento como consumidor no mercado de luxo, a fim de um melhor posicionamento das marcas e segmentação do mercado. Daí que a presente investigação apresente, igualmente, o propósito de contribuir academicamente para futuros estudos sobre a temática.FEUC2013-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24787http://hdl.handle.net/10316/24787TID:201477289porRodrigues, Clara Arruda de Lucena - Os determinantes da atitude face aos bens de luxo : um estudo com o consumidor LGBT. Coimbra, 2013Rodrigues, Clara Arruda de Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:40.180376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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