Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação: o olhar do Copywriter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Joana Rita Pinto da Cruz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/58022
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_a97e1b6686fa4e8fee991113ca8dfd16
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação: o olhar do CopywriterThe creative processes and dynamics in a communication agency: the Copywriter’s visionAgência de comunicaçãoCopywritingFluxos comunicacionaisProcessos criativosEstrutura organizacionalCommunication agencyCommunicational flowsCreative processesOrganizational structureCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)As agências de comunicação e de publicidade são locais onde a criatividade e a proatividade são colocadas à prova todos os dias, num ambiente conhecido pelos seus ritmos frenéticos. Num contexto desafiante, que faz com que não existam dias iguais uma vez que estão sempre a surgir novos e diferentes desafios, há muitos pedidos “para ontem” por parte das dezenas de clientes, sendo que os colaboradores têm de ser bastante rápidos sem nunca deixarem de ser profissionais, criativos e assertivos nos conteúdos que produzem. Mas como se alia a criatividade à rapidez que o cliente exige? Quais os processos delineados para que a troca de informação dentro da agência seja feita de forma célere e acertada? Como é que as trocas de conhecimentos e a interajuda contribuem para um melhor trabalho e para uma maior satisfação por parte dos clientes? Estas são algumas das questões intrínsecas à vida fervilhante de uma agência de comunicação moderna, onde as áreas de atuação são cada vez menos específicas e muito mais abrangentes, privilegiando a capacidade multitarefas como um dos ingredientes essenciais para confecionar uma boa estratégia de comunicação, que se distribua coerentemente nos mais diversos suportes. Tendo como referência a experiência de estágio curricular na agência de comunicação Bastarda, entre outubro e dezembro de 2017, o presente relatório visa assim analisar vários aspetos mencionados anteriormente, no dia a dia desta organização. Desta forma, a investigação pretende dar a conhecer o esquema organizacional da agência e as relações interpessoais e profissionais, claramente complexas e labirínticas, que se estabelecem entre os diferentes colaboradores, analisando como os diferentes backgrounds e as diversas experiências de cada um são essenciais para o desenrolar dos processos criativos, contribuindo para a criação de um resultado final original, apelativo e consistente. A observação dos fluxos e dos processos em agência é a base de todo o relatório, que pretende perceber de que forma é estimulada a criatividade e de que maneira a estratégia de comunicação de cada cliente se distribui nas tarefas de vários colaboradores, numa junção de visões, experiências e conhecimentos que se manifestam em ligações de complementaridade, de cooperação, de estímulo e de dependência, a partir do ponto de vista do Copywriter.The communication and advertising agencies are places where creativity and proactivity are tested every single day, in an atmosphere known by its frenetic rhythms. In this particularly defiant environment, every day is completely different from the previous and the next one, since there’s always new and distinct challenges and there’s also a lot of client’s requests to be done by "yesterday", which requires that all collaborators must be fast, yet creative, assertive and professional in each piece of content that they produce. But how is creativity allied with the quickness that clients demand? Which are the outlined processes that ensure the information exchange in a quick and right way? How does the knowledge exchange and the mutual aid contribute to a better work and a greater satisfaction of the clients? These are some of the questions that can be found in the bustling life of a modern communication agency, where the areas of operation are less and less specific and much broader, emphasizing the “multitask” skill as one of the most important ingredients to create a good communication strategy that consistently distributes itself through the means available. Taking the curricular internship in Bastarda as reference, which took place between October and December 2017, this paper analyzes the issues listed above on the agency’s day-to-day operations. In this way, the investigation intends to raise awareness of the agency’s complex organizational structure and also the labyrinthine interpersonal and professional relationships between the collaborators, analyzing how the different backgrounds and the personal experiences of each one are essential for the development of creative processes, contributing to the creation of an outcome that is more creative, appealing and steady. The observation of the flows and the processes in a communication agency is the basis of this report, which is intended to understand how the creativity is stimulated and how the communication strategy of each client is distributed through several collaborators, in a junction of visions, experiences and knowledge that manifest themselves in connections of complementarity, cooperation, stimulus and reliance, from the point of view of the Copywriter.Cabecinhas, RosaUniversidade do MinhoAbreu, Joana Rita Pinto da Cruz20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/58022por202134776info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:39.215199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação: o olhar do Copywriter
The creative processes and dynamics in a communication agency: the Copywriter’s vision
title Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação: o olhar do Copywriter
spellingShingle Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação: o olhar do Copywriter
Abreu, Joana Rita Pinto da Cruz
Agência de comunicação
Copywriting
Fluxos comunicacionais
Processos criativos
Estrutura organizacional
Communication agency
Communicational flows
Creative processes
Organizational structure
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação: o olhar do Copywriter
title_full Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação: o olhar do Copywriter
title_fullStr Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação: o olhar do Copywriter
title_full_unstemmed Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação: o olhar do Copywriter
title_sort Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação: o olhar do Copywriter
author Abreu, Joana Rita Pinto da Cruz
author_facet Abreu, Joana Rita Pinto da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabecinhas, Rosa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Joana Rita Pinto da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Agência de comunicação
Copywriting
Fluxos comunicacionais
Processos criativos
Estrutura organizacional
Communication agency
Communicational flows
Creative processes
Organizational structure
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Agência de comunicação
Copywriting
Fluxos comunicacionais
Processos criativos
Estrutura organizacional
Communication agency
Communicational flows
Creative processes
Organizational structure
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/58022
url https://hdl.handle.net/1822/58022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202134776
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132953222053888