Treino e desenvolvimento da força muscular em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Danilo Miguel Lino da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6269
Resumo: Ao longo dos últimos anos, a metodologia do treino da capacidade motora força com crianças e jovens tem sido alvo de inúmeros contributos de natureza científica, clarificando alguns pressupostos que erradamente perpetuavam no âmbito do treino desta capacidade motora. A aplicação de metodologias da força, desde que bem orientadas, assumem particular importância ao nível da saúde, do bem-estar e da aquisição da aptidão física, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Nesse sentido, parece que a escola assume um papel muito importante no desenvolvimento desta capacidade. Tendo por base esta realidade foi desenvolvido um estudo descritivo e exploratório, em que se procurou perceber se os professores de educação física dos grupos de recrutamento 260 e 620, conheciam e aplicavam metodologias da força com crianças e jovens nas práticas letivas. Foram inquiridos 89 professores de educação física a lecionar em escolas públicas de Portugal Continental. Tendo por base os resultados obtidos, concluímos que a maioria dos professores de educação física, possui os conhecimentos basilares para a aplicação de programas de treino para o desenvolvimento da capacidade motora força com crianças e jovens. Constatamos, igualmente, que a maioria dos professores de educação física, afirma treinar a capacidade motora força com alunos, no entanto, cerca de metade, não o faz de forma sistemática mas sim ocasionalmente ao longo do ano letivo. Foi possível concluir ainda que não existem diferenças significativas no conhecimento e na aplicação de metodologias para o desenvolvimento da capacidade motora força com crianças e jovens em contexto escolar, quando comparados em função do grupo disciplinar. Termina-se apresentando um conjunto de sugestões a considerar em futuras investigações. Assim consideramos pertinente, a elaboração de outros estudos semelhantes no conteúdo, que visem determinar as reais necessidades dos professores ao nível da formação no âmbito das metodologias do treino da capacidade motora força em contexto educativo, bem como a replicação deste estudo com uma amostra verdadeiramente significativa do território nacional.
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Foram inquiridos 89 professores de educação física a lecionar em escolas públicas de Portugal Continental. Tendo por base os resultados obtidos, concluímos que a maioria dos professores de educação física, possui os conhecimentos basilares para a aplicação de programas de treino para o desenvolvimento da capacidade motora força com crianças e jovens. Constatamos, igualmente, que a maioria dos professores de educação física, afirma treinar a capacidade motora força com alunos, no entanto, cerca de metade, não o faz de forma sistemática mas sim ocasionalmente ao longo do ano letivo. Foi possível concluir ainda que não existem diferenças significativas no conhecimento e na aplicação de metodologias para o desenvolvimento da capacidade motora força com crianças e jovens em contexto escolar, quando comparados em função do grupo disciplinar. Termina-se apresentando um conjunto de sugestões a considerar em futuras investigações. Assim consideramos pertinente, a elaboração de outros estudos semelhantes no conteúdo, que visem determinar as reais necessidades dos professores ao nível da formação no âmbito das metodologias do treino da capacidade motora força em contexto educativo, bem como a replicação deste estudo com uma amostra verdadeiramente significativa do território nacional.Throughout the last years, the methodology of training the bodily ability of strength with children and youths has contributed a lot scientifically, clarifying many mistaken assumptions that have remained for a long time in the range of training this bodily ability. The implementation of strength methodology, when correctly guided, becomes particularly important to health, well-being and the acquisition of physical ability. In this sense, it seems that the school has an important role in the development of this skill. Bearing in mind this reality, a descriptive and analytical study was carried out in order to understand if physical education teachers from 260 and 620 groups know and apply strength methodologies with children and youths in their teaching practice. 89 physical education teachers, who are teaching in Portuguese public schools, were inquired. Having the results in mind, we have concluded that the majority of physical education teachers have the elementary knowledge to apply training programmes to develop children and youths’ bodily capacity of strength. We have also realized that the majority of physical education teachers states they train this bodily ability of strength with students, though about half of the inquired teachers don’t train it systematically, they do it occasionally throughout the year instead. It was also possible to arrive at the conclusion that there are no meaningful differences in the knowledge and in the use of methodologies to develop the bodily ability of strength with children and youths in school context, between the two teaching groups. Ultimately a group of suggestions is presented to consider in future surveys. Therefore we find quite important to have other studies similar in content which aim to determine the real needs for physical education teacher as far as lifelong learning is concerned specially in methodologies of training the bodily ability of strength in school context. We would also find relevant the replication of this study with a bigger sample in the national territory.2016-07-25T14:06:55Z2016-07-25T00:00:00Z2016-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6269porConceição, Danilo Miguel Lino dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:19Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:21.111606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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