As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Ana Sofia Marques do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2167
Resumo: O presente relatório de estágio é formado por duas partes diferenciadas. A primeira parte contempla a análise dos estágios realizados em Creche, Jardim-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico e dos projetos desenvolvidos na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo, assim como o meu percurso de desenvolvimento profissional. Na segunda parte é apresentado o trabalho de pesquisa, cujo objetivo é saber quais as potencialidades pedagógicas das histórias na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este exercício investigativo é de natureza qualitativa e desenvolveu-se na realização de entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de conhecer as conceções que educadoras e professoras têm sobre as potencialidades pedagógicas das histórias infantis nas suas práticas pedagógicas. Os resultados da pesquisa mostram que as histórias têm um papel importante na expansão do que as crianças podem conhecer sobre o mundo que as rodeia, apelando à criatividade e à imaginação, desenvolvem a atenção, o vocabulário, a clarificação de valores, a oralidade, a interpretação e conhecimento da língua.
id RCAP_a994052dd96e2379853e7e443722260c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoliteratura Infantilleiturapotencialidades pedagógicasprática pedagógicachildren's literaturereadingpedagogical potentialitiespedagogical practiceO presente relatório de estágio é formado por duas partes diferenciadas. A primeira parte contempla a análise dos estágios realizados em Creche, Jardim-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico e dos projetos desenvolvidos na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo, assim como o meu percurso de desenvolvimento profissional. Na segunda parte é apresentado o trabalho de pesquisa, cujo objetivo é saber quais as potencialidades pedagógicas das histórias na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este exercício investigativo é de natureza qualitativa e desenvolveu-se na realização de entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de conhecer as conceções que educadoras e professoras têm sobre as potencialidades pedagógicas das histórias infantis nas suas práticas pedagógicas. Os resultados da pesquisa mostram que as histórias têm um papel importante na expansão do que as crianças podem conhecer sobre o mundo que as rodeia, apelando à criatividade e à imaginação, desenvolvem a atenção, o vocabulário, a clarificação de valores, a oralidade, a interpretação e conhecimento da língua.This traineeship report is divided into two parts. The first part includes the analysis of the placements carried out in Kindergarten, Kindergarten and 1st Cycle of Basic Education and the projects developed in the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle Teaching, as well as my course Professional development. The second part presents the research work, whose objective is to know the pedagogical potential of stories in pre-school and primary education. This investigative exercise is of a qualitative nature and was developed in the conduct of semi-structured interviews, with the purpose of knowing the conceptions that educators have about the pedagogical potentialities of children's stories in their pedagogical practices. The research results show that stories play an important role in expanding what children can know about the world around them, appealing to creativity and imagination, developing attention, vocabulary, clarity of values, orality, Interpretation and knowledge of the language.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAmaral, Ana Sofia Marques do2018-04-01T21:19:25Z2018-03-132018-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2167TID:201890011por201890011info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:53Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:17.960573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Amaral, Ana Sofia Marques do
literatura Infantil
leitura
potencialidades pedagógicas
prática pedagógica
children's literature
reading
pedagogical potentialities
pedagogical practice
title_short As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
author Amaral, Ana Sofia Marques do
author_facet Amaral, Ana Sofia Marques do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Ana Sofia Marques do
dc.subject.por.fl_str_mv literatura Infantil
leitura
potencialidades pedagógicas
prática pedagógica
children's literature
reading
pedagogical potentialities
pedagogical practice
topic literatura Infantil
leitura
potencialidades pedagógicas
prática pedagógica
children's literature
reading
pedagogical potentialities
pedagogical practice
description O presente relatório de estágio é formado por duas partes diferenciadas. A primeira parte contempla a análise dos estágios realizados em Creche, Jardim-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico e dos projetos desenvolvidos na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo, assim como o meu percurso de desenvolvimento profissional. Na segunda parte é apresentado o trabalho de pesquisa, cujo objetivo é saber quais as potencialidades pedagógicas das histórias na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este exercício investigativo é de natureza qualitativa e desenvolveu-se na realização de entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de conhecer as conceções que educadoras e professoras têm sobre as potencialidades pedagógicas das histórias infantis nas suas práticas pedagógicas. Os resultados da pesquisa mostram que as histórias têm um papel importante na expansão do que as crianças podem conhecer sobre o mundo que as rodeia, apelando à criatividade e à imaginação, desenvolvem a atenção, o vocabulário, a clarificação de valores, a oralidade, a interpretação e conhecimento da língua.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01T21:19:25Z
2018-03-13
2018-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2167
TID:201890011
url http://hdl.handle.net/10400.15/2167
identifier_str_mv TID:201890011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201890011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032778285056