A comunicação interna e a imagem organizacional: estudo de caso na FNAC Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Filipa Gomes de Carvalho e
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/9749
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialidade Relações Públicas e Publicidade)
id RCAP_a9970d32de26e0b0d7d3fcdaeba31ef6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação interna e a imagem organizacional: estudo de caso na FNAC Braga659Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialidade Relações Públicas e Publicidade)A comunicação interna é uma condição essencial para o bom funcionamento das organizações e um diferencial competitivo num mercado cada vez mais concorrencial. As organizações que possuem bons sistemas de comunicação interna são capazes de atingir melhores condições de planeamento estratégico, onde a informação flui com mais rapidez e facilidade. Para além disso, o processo produtivo é mais dinâmico, motivando os colaboradores a serem mais conscientes das suas responsabilidades e dando-lhes tempo de dar também as suas sugestões e opiniões. Assim, todos os colaboradores trabalham em conjunto, de forma a atingir um objectivo comum, procurando trazer notoriedade à empresa e criando uma imagem de confiança. Tendo a Fnac Braga como estudo de caso, este trabalho procura descobrir se, de facto, poderá existir alguma relação entre a comunicação interna e a imagem percebida pelo público. Abordando teorias sobre a comunicação interna e a imagem organizacional com autores como M. Kunsch (1986), Westphalen (1990), Teresa Ruão (1999), Villafañe (1998) entre outros, procurou-se encontrar as suas características e boas formas de conduta, ao mesmo tempo que um inquérito foi realizado de forma a complementar as informações obtidas durante o período de estágio. Chegando-se assim a perceber a relação entre comunicação interna e imagem organizacional.The internal communication is an essential condition for the good functioning of the organizations and a competitive differential, in a market growing in terms of competition. The organizations that possess good systems of internal communication are capable to reach better conditions of strategical planning, where the information flows with more rapidity and easiness. Furthermore, the productive process is more dynamic, motivating the collaborators to be more conscientious of its responsibilities and also giving them time to show their suggestions and opinions. Thus, all the collaborators work as a group, trying to reach a common objective, looking for bringing notoriety to the company and creating a reliable image. Having the Fnac Braga as case study, this work looks for to discover if there is, in fact, some relation between the internal communication and the image perceived by the public. Approaching theories on the internal communication and the organizational image using authors such as M. Kunsch (1986), Westphalen (1990), Teresa Ruão (1999), Villafañe (1998) between others, we tried to find its characteristics and good forms of performance, at the same time that an inquiry was carried through to complement the information I had collected during my internship.Coelho, Zara PintoUniversidade do MinhoSilva, Joana Filipa Gomes de Carvalho e2009-06-162009-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/9749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:15.357615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação interna e a imagem organizacional: estudo de caso na FNAC Braga
title A comunicação interna e a imagem organizacional: estudo de caso na FNAC Braga
spellingShingle A comunicação interna e a imagem organizacional: estudo de caso na FNAC Braga
Silva, Joana Filipa Gomes de Carvalho e
659
title_short A comunicação interna e a imagem organizacional: estudo de caso na FNAC Braga
title_full A comunicação interna e a imagem organizacional: estudo de caso na FNAC Braga
title_fullStr A comunicação interna e a imagem organizacional: estudo de caso na FNAC Braga
title_full_unstemmed A comunicação interna e a imagem organizacional: estudo de caso na FNAC Braga
title_sort A comunicação interna e a imagem organizacional: estudo de caso na FNAC Braga
author Silva, Joana Filipa Gomes de Carvalho e
author_facet Silva, Joana Filipa Gomes de Carvalho e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Zara Pinto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana Filipa Gomes de Carvalho e
dc.subject.por.fl_str_mv 659
topic 659
description Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialidade Relações Públicas e Publicidade)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-16
2009-06-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/9749
url https://hdl.handle.net/1822/9749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132257341931520