Responsabilidade Social Corporativa: relação entre a Empresa e a Comunidade Local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Carolina Alexandra Bento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10846
Resumo: Os problemas sociais, sendo cada vez mais uma constante na nossa sociedade, fazem com que a comunidade se preocupe com as questões sociais que a envolvem. Assim, as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) começaram a ter grande relevo no pensamento das organizações. As empresas passaram a assumir-se como organizações cidadãs corporativas, adotando posturas que promovem o bem-estar, a qualidade de vida e beneficiam não só todos os stakeholders que as envolvem, como o meio ambiente. No âmbito da presente investigação foi realizado um estudo empírico com dois objetos de estudo diferentes: empresas e comunidade local, com vista a inferir acerca das práticas de RSC por parte das empresas e da perceção destas ações por parte da comunidade local. Os principais resultados indicam a importância da RSC, tanto para as empresas que a praticam como para a comunidade local que também beneficia das suas práticas. As empresas entrevistadas desenvolvem práticas de RSC e são motivadas e influenciadas pelos stakeholders, principalmente colaboradores e comunidade local. Além disso, cumprem a lei e procuram através das iniciativas que promovem, credibilizar a sua empresa. Por outro lado, a comunidade local espera que as empresas sejam agentes sociais e respondam com responsabilidade às necessidades da região, promovendo melhorias sociais e económicas, que contribuam não só para o desenvolvimento do Concelho, como para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Mais que uma estratégia de diferenciação no mercado, o conceito de RSC foca essencialmente uma conscientização importante no seio da sociedade, benéfica para todos os que a envolvem.
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