RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS EXPORTADORAS CEARENSES DO SETOR CALÇADISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cals de Oliveira, Bruno
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: D’Arc de Oliveira, Joana, Oliveira, Leonel Gois Lima, Oliveira, Marcelle Colares, Costa de Andrade, Marlos, Marques, Monalisa Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextus (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32071
Resumo: Os conceitos e práticas de responsabilidade socialcorporativa vêm ganhando espaço crescente de discussãono meio acadêmico e profissional. Procurou-se responder,neste trabalho, aos seguintes questionamentos: quais osconceitos e práticas de responsabilidade social corporativaadotados pelas empresas exportadoras cearenses? Queobjetivos essas empresas aderem a tais conceitos e práticas?A escolha do setor justifica-se por sua representatividadena economia do Ceará. Trata-se de uma investigaçãoexploratória, com abordagem qualitativa, que se realizoupesquisa bibliográfica e documental e estudo de caso múltiplo,para trazer uma melhor compreensão sobre o assunto.As empresas estudadas foram Grendene S/A, DakotaNordeste S/A e Vulcabrás do Nordeste S/A. Foram colhidosdados nas suas Demonstrações Contábeis publicadasem meio impresso e nos seus sites. Concluiu-se que as empresascearenses do setor calçadista estudadas utilizamdiversas práticas de responsabilidade social corporativa e oenfoque de suas ações visa, principalmente, ao marketingsocial e à produtividade interna.
id UFC-12_52855e557b926a4af2b1bace1fc38027
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/32071
network_acronym_str UFC-12
network_name_str Contextus (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS EXPORTADORAS CEARENSES DO SETOR CALÇADISTAResponsabilidade Social Corporativa (RSC)Adoção dos Conceitos de RSCEstratégias CorporativasEmpresas ExportadorasSetor Calçadista.Os conceitos e práticas de responsabilidade socialcorporativa vêm ganhando espaço crescente de discussãono meio acadêmico e profissional. Procurou-se responder,neste trabalho, aos seguintes questionamentos: quais osconceitos e práticas de responsabilidade social corporativaadotados pelas empresas exportadoras cearenses? Queobjetivos essas empresas aderem a tais conceitos e práticas?A escolha do setor justifica-se por sua representatividadena economia do Ceará. Trata-se de uma investigaçãoexploratória, com abordagem qualitativa, que se realizoupesquisa bibliográfica e documental e estudo de caso múltiplo,para trazer uma melhor compreensão sobre o assunto.As empresas estudadas foram Grendene S/A, DakotaNordeste S/A e Vulcabrás do Nordeste S/A. Foram colhidosdados nas suas Demonstrações Contábeis publicadasem meio impresso e nos seus sites. Concluiu-se que as empresascearenses do setor calçadista estudadas utilizamdiversas práticas de responsabilidade social corporativa e oenfoque de suas ações visa, principalmente, ao marketingsocial e à produtividade interna.FEAAC/UFC2006-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3207110.19094/contextus.v4i1.32071Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 4 No 1: jan/jun 2006; 17-28Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 4 Núm. 1: jan/jun 2006; 17-28Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 4 n. 1: jan/jun 2006; 17-282178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32071/72372Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCals de Oliveira, BrunoD’Arc de Oliveira, JoanaOliveira, Leonel Gois LimaOliveira, Marcelle ColaresCosta de Andrade, MarlosMarques, Monalisa Viana2021-11-22T12:22:39Zoai:periodicos.ufc:article/32071Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:22:39Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS EXPORTADORAS CEARENSES DO SETOR CALÇADISTA
title RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS EXPORTADORAS CEARENSES DO SETOR CALÇADISTA
spellingShingle RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS EXPORTADORAS CEARENSES DO SETOR CALÇADISTA
Cals de Oliveira, Bruno
Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
Adoção dos Conceitos de RSC
Estratégias Corporativas
Empresas Exportadoras
Setor Calçadista.
title_short RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS EXPORTADORAS CEARENSES DO SETOR CALÇADISTA
title_full RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS EXPORTADORAS CEARENSES DO SETOR CALÇADISTA
title_fullStr RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS EXPORTADORAS CEARENSES DO SETOR CALÇADISTA
title_full_unstemmed RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS EXPORTADORAS CEARENSES DO SETOR CALÇADISTA
title_sort RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS EXPORTADORAS CEARENSES DO SETOR CALÇADISTA
author Cals de Oliveira, Bruno
author_facet Cals de Oliveira, Bruno
D’Arc de Oliveira, Joana
Oliveira, Leonel Gois Lima
Oliveira, Marcelle Colares
Costa de Andrade, Marlos
Marques, Monalisa Viana
author_role author
author2 D’Arc de Oliveira, Joana
Oliveira, Leonel Gois Lima
Oliveira, Marcelle Colares
Costa de Andrade, Marlos
Marques, Monalisa Viana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cals de Oliveira, Bruno
D’Arc de Oliveira, Joana
Oliveira, Leonel Gois Lima
Oliveira, Marcelle Colares
Costa de Andrade, Marlos
Marques, Monalisa Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
Adoção dos Conceitos de RSC
Estratégias Corporativas
Empresas Exportadoras
Setor Calçadista.
topic Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
Adoção dos Conceitos de RSC
Estratégias Corporativas
Empresas Exportadoras
Setor Calçadista.
description Os conceitos e práticas de responsabilidade socialcorporativa vêm ganhando espaço crescente de discussãono meio acadêmico e profissional. Procurou-se responder,neste trabalho, aos seguintes questionamentos: quais osconceitos e práticas de responsabilidade social corporativaadotados pelas empresas exportadoras cearenses? Queobjetivos essas empresas aderem a tais conceitos e práticas?A escolha do setor justifica-se por sua representatividadena economia do Ceará. Trata-se de uma investigaçãoexploratória, com abordagem qualitativa, que se realizoupesquisa bibliográfica e documental e estudo de caso múltiplo,para trazer uma melhor compreensão sobre o assunto.As empresas estudadas foram Grendene S/A, DakotaNordeste S/A e Vulcabrás do Nordeste S/A. Foram colhidosdados nas suas Demonstrações Contábeis publicadasem meio impresso e nos seus sites. Concluiu-se que as empresascearenses do setor calçadista estudadas utilizamdiversas práticas de responsabilidade social corporativa e oenfoque de suas ações visa, principalmente, ao marketingsocial e à produtividade interna.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32071
10.19094/contextus.v4i1.32071
url http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32071
identifier_str_mv 10.19094/contextus.v4i1.32071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32071/72372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
dc.source.none.fl_str_mv Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 4 No 1: jan/jun 2006; 17-28
Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 4 Núm. 1: jan/jun 2006; 17-28
Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 4 n. 1: jan/jun 2006; 17-28
2178-9258
1678-2089
reponame:Contextus (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Contextus (Fortaleza. Online)
collection Contextus (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revistacontextus@ufc.br
_version_ 1798045751036608512